terça-feira, 1 de maio de 2012

SEMA – Comissão vai rastrear contratações

        A propósito de denúncia feita no Blog do Barata, sobre um episódio de nepotismo, a Assessoria de Comunicação Social da SEMA, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, informa que foi constituída uma comissão com o objetivo de avaliar todos os contratos temporários, “tendo em vista o estrito cumprimento legal para a contratação neste órgão ambiental”. A denúncia, veiculada em postagem publicada terça-feira passada, 24, revelou a contratação, como servidora temporária da SEMA, de Verena Mariana Costa Santos, que vem a ser irmã da diretora de Recursos Hídricos da secretaria, Verônica Jussara Santos Bittencourt (foto, à dir., grávida, com a irmã, Verena Mariana Costa Santos).
        No e-mail enviado ao Blog do Barata a Assessoria de Comunicação Social da SEMA acentua que a Corregedoria Ambiental já investigava as eventuais irregularidades ocorridas na contratação da servidora temporária Verena Santos, lotada como contadora.
        A postagem, com a denúncia, pode ser acessada pelo endereço eletrônico abaixo:


32 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata, eu anuncio que seria necessario rever a grande maioria dos contratos de temporarios da SEMA (desde o gabinete ate o setor da faxina), pois a grande maioria dos contratados o foi por indicaçáo e náo por concurso ou edital, nao atendendo as fortes necessidades de qualificacao tecnica que a SEMA necessita para atuar de maneira efetiva na governanca ambiental do estado. Hoje a SEMA tem mais servidores nào qualificados contratados temporarios do que efetivos, por conta de evasáo dos servidores concursados que náo aguentaram os baixos salarios do orgáo. e o pior os temporarios que foram contratados quase todos por indicaçáo seja de técnicos, DAS e outros desaforntunadamente sáo tratados como funcionarios efetivos, tendo os mesmos direitos dos funcionarios que passaram por concurso público. muitos absurdos, faltas tecnicas sáo cometidas por pelos temporários que náo passaram por concurso e eles continuam no orgáo porque estao dentro de um sistema clientelista e nepotista, cujo familismo amoral é a prática cotidiana.
Este quadro de servidores tem porarios em sua maioria desqualificados para exercer a funçáo de tecnicos em gestáo ambiental dos estado é um dos gargalos que será necessario solucionar para proteger nosso patrimonio ambiental, gerando riquezas para nosso estado.
Este blog tem prestado um servico muito consequente e espero que possamos em breve ter consurso publico ou mesmo edital para contratacao de temporarios.

Anônimo disse...

essa foto é tudo! tudo que representa esse governo!

Anônimo disse...

Caro Barata, que tanto nos honra em prestar um inigualável serviço e em solidarizar com as denúncias feitas por servidores efetivos que não aguentam tanto escárnio na SEMA.
Esta infeliz e imoral situação relacionada aos contratados sem qualificação, tendo apenas como critério de seleção o famoso Quem Indica, é desastrosa e está se provando que é por demais prejudicial à normalidade da Sema. Em sua maioria esmagadora os temporários envolvem-se em articulações escusas, sem a menor responsabilidade e ética com o serviço público fazem tudo nas coxas, tudo por fazer.
Preciso deixar bem claro que essa situação não ocorre apenas aqui na sede, em Belém. Nas unidades regionalizadas a coisa é insustentável.
Por lá sabemos que existem parentes e aparentados de concursados, contratados desde estagiários a técnicos, aparentada contratada no terceiro mês de gravidez para receber o auxílio maternidade. Existe uma sra. contratada como Bióloga porém é apenas Licenciada em Ciências, que é filha do proprietário do imóvel que sedia a unidade, cujo contrato superfaturado foi renovado a pouco tempo, atuando livremente em licenciamentos de postos de combustíveis e empreendimentos industriais, como se não bastasse uma outra bióloga, apenas licenciada também, de atuação comparsa a esta, tem envolvimento em licenciamentos escusos, onde até mesmo um licenciamento seu já foi Cancelado aqui em Belém porque era totalmente ilegal, e mesmo assim, não sei como ela consegue se manter por lá...
Existem técnicos incompetentes que não sabem sequer manusear um GPS, não são qualificados a exercer a função de analista ambiental, como já foi denunciado aqui, apenas foram indicados a exercer cargos de analistas, o setor ambiental é estratégico e demanda muita responsabilidade, qualificação e ética. Clamamos por um processo seletivo de temporários mais eficiente, como também por concurso público pra crivar os irresponsáveis que neste momento trabalham conosco.
Tem unidade regionalizada, Caro Barata, que o motorista, que também é contratado, simplesmente tem o carro oficial desta SEMA como sendo de sua propriedade, utiliza o bem público para fins particulares, até mesmo para viagens do seu interesse já realizou, inúmeras vezes já foi visto nos finais de semana em balneários próximos, em festas noturnas, barzinhos e churrascarias, tudo para fins pessoais. O desmando nas unidades regionalizadas é insustentável.
A última que chegou semana passada até a ‘capitá’/Belém, é que um desses motoristas, de ‘affair’ com uma técnica, também contratada, circula livremente com carro oficial passeando e viajando em seus programas românticos – dizem que até mesmo no Maranhão já foram vistos ... hum fica fácil justificar ‘viagenzinhas’ para descansar à dois né. Acredito que só resta o PAD para averiguar esta situação de Marabá.
Porque se não onde isso vai parar?

Anônimo disse...

Crime de Peculato, de acordo com o Código Penal, dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral:

Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
Temos que Denunciar sempre, para não Prevaricar.

Anônimo disse...

Misericórdia Divina, isso não é uma secretaria é uma p....ria. Onde já se viu a prima da amante do guarda noturno que trabalha em Ourilãndia.... Peraí, já passou dos limites secretário.

Anônimo disse...

Não vai encontrar nada essa Comissão tal qual a constituída no Tribunal de Contas do Estado, comandada pelo corregedor Ivan Cunha. Advogou em causa própria e não encontrou nenhum filho do Lauro Sabbá, do Coutinho Jorge, do erlindo Braga, do Cipriano Sabino, da Lurdes lima. kkkkkkkkkkkk Comissão no Pará cai no esquecimento gente e nada é apurado. Papai Noel só em dezembro e olhe lá

Anônimo disse...

nepotismo é uma herança maldita dos portugueses. faz parte da cultura brasileira. Sai governo e entra governo e a situação é a mesma, não adiante mudar de partido a vergonha é a mesma, apesar de ser militante fiquei triste em ver recentemente a falta de cararter da ex-governadora Ana Julia. com sua parentela, seus cachorros e papagaios e nada diferente dos tucanos e PMDBistas. Por isso vamos reclamar para quem e quem não arasta um parente burro e incompetente para lhe assesorar

Anônimo disse...

Tem que haver ação da justiça federal no tribunal da corrupção estadual, a exemplo da que ocorreu no Amapá, sob pena desse órgão inútil continuar usando e abusando, e o pior, protegendo os corruptos deste Estado.

Anônimo disse...

so mais um informe. isto não vem acontecendo só neste governo. desde o governo passado varios contratos eleitoreiros dos contratados foram realizados, pois os petralhas pensavam que com isso iriam se dar bem. dai os psdebista não se incomdaram em investigar essa farra! isto é herança maldita!

Anônimo disse...

Barata, essa postura da SEMA não vai dar em nada, mesmo porque a corregedora da SEMA é altamente protecionista e tendenciosa a defender os servidores!
Isso é pouco diante dos outros absurdos que ocorre nesse órgão...principalmente no que se refere a da ditadura que se estabeleceu na DGFLOR e GESFLORA, o que nos remontam muito a um certo governo passado...onde está sendo dificultada de todas as formas a subida de pessoas a esses dois setores, como forma de se criar entraves para que as maracutaias aconteçam e rolem soltas, ainda mais quando se sabe que quem manda (como mãos de ferro) nesses setores é a secretária do diretor da DGFLOR(pasmem!),que assim como ele, não possui formação adequada para assumir tais lugares!No GESFLORA simplesmente não atendem o telefone e só agendando com hora marcada para ser atendido, e ainda quem atende é um servidora despreparada e que não entende nada do assunto!Um absurdo sem tamanho...Procure investigar Barata, pq onde há fumaça, há fogo.

Anônimo disse...

Tem um bando de temporário na SEMA que representam bem essa herança maldita descrita acima.

Anônimo disse...

Hum quem fala em herança maldita quer desviar o foco e colocar a culpa no PT, e outra essa comissão não vai dar em nada quanto a Verônica bem ela era ComPTente!

Anônimo disse...

A inerte SEMA
Foram muitas as matérias, principalmente nos noticiários de TV e no blog do Barata, denunciando e expondo a corrupção na SEMA na gestão do então Secretário de Meio Ambiente Aníbal Picanço. Inclusive com direito a prisões, buscas e apreensões pela PF nas casas de muitos envolvidos.
Sabemos que Picanço não atuava sozinho, pois, utilizava-se de pessoas de confiança em pontos estratégicos para fazer a maquina de o propinoduto funcionar. Entre essas pessoas, e todo mundo que freqüenta a sema sabe, estava o Sr Paulo DJ como gerente da GEPAF atendendo aos pedidos de Aníbal para acelerar e aprovar PMFS.
Mas, quando Picanço estava indo com a panela, DJ já estava voltando com a comida. DJ montou, paralelamente aos pedidos do chefe, seu próprio esquema, a fim de buscar seus próprios interesses. Juntou amigos de faculdade de dentro e de fora da SEMA e formou o grupo dos amigos que se titulam também de BROTHERS. O objetivo era vender facilidades na aprovação dos PMFS na SEMA, especificamente na GEPAF. Funcionava assim: facilidades para os amigos e dificuldades para o resto.
Apesar da atuação dissimulada, com pinta de bom moço, de bons costumes, defensor da ética, da moral e do meio ambiente. Não teve jeito. Começaram surgir denuncias de corrupção contra DJ. Já sem apoio e não usufruindo mais da confiança do atual diretor da DGFLOR, pediu desligamento do cargo de gerente antes que a casa caísse para ele, e foi tirar férias para esperar a “poeira sentar”.
A nomeação da nova gerente
A nomeação de Fernanda Aleixo ao cargo de gerente da GEPAF veio junto à esperança de um novo momento para SEMA (bem diferente dos tempos de Aníbal). No entanto, infelizmente, com base em informações de pessoas que atuam junto a SEMA, o grupo dos amigos continua em plena atividade atuando no oculto, quem estaria operando o esquema e os processos dos amigos para os amigos é o técnico Robertinho, assessor de Aleixo.
Gestores da SEMA
O que me deixa perplexo é a posição de inércia dos gestores da SEMA. Vou dar um exemplo: se realmente quisessem acabar com a atuação do grupo dos amigos, é só fazer uma auditoria nos processos que foram e que são analisados pelos integrantes do grupo. Iriam perceber que as tramitações são sempre viciadas, ou seja, os processos de tais engenheiros e empresas sempre vão pras mesmas equipes de técnicos.
Apesar da posição do órgão, que fecha os olhos e tapa os ouvidos diante dessa situação, Continuaremos firmes por uma SEMA moral e ética.

Anônimo disse...

Oh! Que lindinhas... E nós aqui caindo com a grana. Viva o Pará!

Anônimo disse...

Quem é inocente Fernanda Aleixo?Hum é tão ou mais esperta que o Dj!!

Anônimo disse...

MP, está na mais do que na hora de agir! Punir quem faz da secretaria de cabide de emprego dos próximos e ajudam a mesma não funcionar, e boa parte deles ja foram citados nas postagens anteriores.

Essa tal Edielen, só serve para gerar aborrecimentos, pois ela descumpre as leis e faz tudo como está na sua cabeça e ao seu desejo. Está na hora de mostrar que existem Leis nesse país e que elas são para todos.

Só rua é pouco para esses que não tem carater e compromisso com o serviço público, eles tem que responder penalmente também por esses atos. E os que protegem esses personagens são tão iguais quanto, merecendo punição também.

Quremos seriedade e agilidade no serviço público, pois ainda existem pessoas boa, honestas e desestimuladas (devido a toda situação) trabalhando alí.

Anônimo disse...

Temos muito o que agradecer ao conceituado blog que nos permite apresetar os fatos e denunciar essa quadrilha acima que a muito tempo deveria ter sido desarticulada.

Anônimo disse...

Faltou claro o 'suporte' do Geo: como os srs. e sras: Joao ricardo, Alexandre, Paula monteiro, Cinthia coelho, Carlos eduardo, Sandra, a que já saiu com medo da batata esquentar demais mas se envolveu até o pescoço a sra. Andreza, não esqueçam tudo com aval do sr Vicente (que coleciona desafetos entre os gestores em função da gana e interesse demasiado em maximizar atribuição ao Geotec) e lógico, sr. Flavio macedo (outro colecionador).

Anônimo disse...

Que "equipe" esta ... puts

Anônimo disse...

Temos que parar de chorar sobre o leite derramado e prevenir o verdadeiro pequinique que está se anunciando para a Rio+20. Até a mulher do secretário da Sema, Albertinho Colares, vai para a lua de mel no Rio de janeiro com o dinheirinho público, o hotel também é pago com a nossa grana. Ô tetas boas. Os preparativos para a festa já comecaram por Santarém, Altamira e marabá sob pretexto da producao da Carta da Amazônia, depois ainda tem Manaus. O grand finale da farra de 13 a 23 de junho será na cidade maravilhosa às custas da zorra pública já roteirizada. Vamos ficar de olho no Diário Oficial do Estado para as diárias distribuídas para a claque do governador. Aves de rapina do gabinete do governador, Casa Civil, programa Municípios verdes, Ideflor, Sema e outras simãozetes estão de olhos bem abertos para esta nova boquinha. Vamos abrir a berreiro e gritar antes de pagarmos essa conta.

Anônimo disse...

Nesse governo foi cunhada a palavra da moda "meritocracia" que nada mais é do que favorecer os apaninguados puxa sacos da tucanalha. É só esperar a comitiva que vai lamber e aplaudir o governador jatene nos 15 minutos de fama na Conferência das Nacões Unidas no Rio de Janeiro (Rio+20) em junho. A quadrilha junina está de malas e bagagens prontas para se esbaldar com nosso dinheirinho. É só quem tem mérito para as diárias e lazer.

Anônimo disse...

Nessas "caravanas de turismo" se esbaldam o articulado sr. Flávio macedo do NTI, sempre acompanhado de Vicente, Guilherme e Sandro para Cuiabá, Brasília e São Paulo, a FARRA já conta de longa data.
E ninguém move uma palha contra.

Anônimo disse...

A repercussão conferida ao (des)Caso acima descrito, entre os Setores, pelos corredores e entre todos na Sema, retoma inopinadamente à Portaria 808/2012-GAB/SEMA (20/04/2012), na qual a ex-gerente, Sra. Márcia Bem Bom responderá um PAD, porque enquanto Gerente de Controle de Transportes deixou de manter controle da frota de veículos desta SEMA. Nesse sentido repugnamos qualquer situação similar ao que ocorre em Marabá, onde esses servidores debocham da Secretaria em comportamento imoral, conduzindo e utilizando a estrutura pública em benefício próprio. Assim, esperamos a condução devida da apuração dos fatos, não só relacionado aos que passeavam com o veículo oficial para fins particulares, como também quem é responsável pelo controle de transportes.

Anônimo disse...

Não vamos longe, basta consultar o Simlam Público para saber que o favorecismo é demais. Na Autef 1565/2010 a então gerente de Altamira,
licencia em menos de 2 meses um plano de manejo florestal de sua família, vejam só menos de 2 meses, quem trabalha com manejo florestal na região e no estado sabe,
que é um prazo impossível para qualquer outro mortal.

Anônimo disse...

Neste momento o Setor Florestal da região de Carajás, está perplexo e revoltado com o “manditismo” que solapa esta unidade. Em breve consulta no Simlam Público, vemos que existe uma articulação implantada para favorecer os interesses de um grupo, onde de meados do ano passado até o momento, no mínimo, 8 Autefs foram emitidas, enquanto que nossos processos, como tantos outros, nem sinal de análise. E neste ano de 2012 apenas este grupo foi contemplado em autorizações.
Muito estranho que todas as Autefs foram timbradas pela mesma analista ambiental, a qual consegue se manter por lá em função da submissão aceita, até mesmo processo indeferido em Belém já foi aprovado por essa nefasta servidora. Por onde anda o mandachuva Rubens Sampaio que assiste a tudo lacônico.
Nada menos que 290.665,30 metros cúbicos foram liberados, em se fazendo uma relação rasteira, numa média de R$ 130,00, sequer falando em valores muito maiores como maçaranduba e ipê, daria nada menos que um afluxo de R$ 37.786.489,40 (trinta e sete milhões .. de reais). Grande cifra movimentada em prol desse grupo.

Anônimo disse...

MAS DESSE JEITO MANO ... FICA FÁCIL

Anônimo disse...

AS AVENTURAS DE PAULO ALTIERE!


Barata, na SEMA existe um moralista de primeira grandeza. Um verdadeiro arauto da honestidade no trato com a coisa pública. Que ataca com veemência todos os técnicos da SEMA que viajam em bando. Pois para ele é só para mama nas diárias de R$ 135,00 cada uma.
Pois é. Estou falando do Diretor de Áreas Protegidas da SEMA, Sr. PAULO ALTIERE.
Ééééééée...... pense num cara moralista!.... tudo pra ele é processo!!
“VOU TE PROCESSAR NA CORREGEDORIA!” afirma ele.
Agora de uma olhada na parte que compete a SEMA no DOE nº 32153 de 09/05/12.
Lá consta que o senhor moralidade (PAULO ALTIRE), fora designado para uma viajem a São Geraldo do Araguaia no Período de 05/05/2012 à 09/05/2012. Logo o mesmo recebeu da SEMA nada mais que 4,5 diárias, o que perfaz o valor de R$ 607,50.
Ocorre caro Barata que este senhor - Que se julga a maior expressão de honestidade do serviço público! – viajou para São Geraldo somente no dia 07/05/2012. E ainda por cima, para sacramentar sua carapuça de hipócrita e corrupto, ligou para São Geraldo (mais precisamente para o Parque Serra das Andorinhas) e orientou os técnicos de lá para que, caso alguém de Belém ligassem a sua procura, era para informar que ele (PAULO ALTIERE) se encontrava em São Geraldo, porém não estava por perto naquele momento.
Te manca essa Barata?! Esse cara é um farsante mesmo!
E tem mais!
Por ele ter viajado somente dois dias depois, deveria devolver aos cofres públicos os R$ 270,00 que recebeu mais, pois só teria direito a 2,5 diárias.
Esse tipo de corrupto que é perigoso. Pois se traveste de moralidade para assaltar os cofres públicos.
Pobre SEMA.


Assinado
Búfalo Doido

Anônimo disse...

Bando de travestis morais! Escrevendo textos quilométricos em pleno horário de trabalho! TRABALHEM antes de se satisfazerem com críticas anônimas covardes.

Anônimo disse...

Caro Barata, até agora nada foi feito a respeito desse e de outros casos de nepotismo. O tempo está passando, o povo esquecendo e a irregularidade aliada a incompetência continuando!
É difícil alguém apontar o dedo para o outro quando faz ou tem ciência da mesma coisa. Isso é mais conhecido como corporativismo, que não deixa de ser crime também!
Isso é Brasil, é Pará e ingerência na SEMA (infelismente)!

Anônimo disse...

Falando em diárias, é imoral você se deslocar para o interior do PA recebendo 135,00. Tem município que a diária mais barata de um hotel normal (cama, ar condicionado e banheiro dentro do quarto) custa isso, obrigando os servidores a dividirem apartamentos para poder ter dinheiro para comer, privando-se de sua privacidade.
E quando as diárias atrasam para sair, o carro acaba sendo uma boa opção para uma soneca a noite em algum posto de gasolina da vida. É uma vergonha os servidores saírem do conforto de suas casas e terem que passar por isso.

É preciso repensar os valores dessas diárias ou se vale a pena ir para esses lugares...

Anônimo disse...

OLá Barata, sou consultora ambiental e tenho acompanhado de perto oque acontece na DIREH, assim gostaria apenas de lembrar que o maior pecado do Sr.Paulo Altieri foi ter indicado o Sr.Veronica Santos como Diretora de Recursos Hídricos, pois a mesma insulta a memória que quem já ocupou essa cadeira, além de insultar literalmente seus comandados, exala antipatia até em outros setores da SEMA, já transferiu arbitrariamente vários servidores que lá trabalhavam por considerar que "atrapalhavam seu caminho", vários se salvaram passando em concurso em outros lugares, além de autoritária é incompetente pois trabalha a anos naquele lugar e desconhece completamente oque diz a lei de recursos hídricos que tenta aplicar, vou lhe exemplificar: a lei em seu artigo 14 diz que” Toda outorga estará condicionada às prioridades de uso estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos e respeitará a classe em que o corpo de água estiver enquadrado”. Obs: A DIREH existe desde 2007, lhe pergunto: onde está esse bendito Plano de Bacia? Até quando vai se distorcer o que diz a lei, se valendo da citação: ” § 1º Na inexistência de Planos de Recursos Hídricos, a outorga obedecerá a critérios e normas estabelecidos pelo órgão gestor dos recursos hídricos”, quantos funcionários trabalham da DIREH?, lhe garanto que é mais de 25 pessoas, será que com essa gente toda não daria pra fazer um Plano? Será que esses técnicos não sabem executar a função para a qual foram contratados? Francamente, o estado gasta mal seu dinheiro, isto é sério, insisto falta DIREÇÂO nesta Diretoria, seu Colares como ex-membro do CERH já devia ter percebido que os instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos devem ser sistematicamente aplicados em sequência, aquela seqüência não esta lá a toa senhor secretário, outro dia foi cobrado por não fazer a cobrança do uso da água, ora, como aplicar um instrumento completamente fora do contexto da lei, lhe pergunto. Outro absurdo que aconteceu recentemente atrelaram a bendita outorga aos processos de licenciamento, como puderam fazer isso? Todo mundo sabe que um processo de outorga demora até anos pra ser aprovado devido a falta de; pessoal, métodos e instrumentação naquele setor, como é que puderam fazer esse atrelamento? Lhe digo; falta de sensibilidade de enxergar que o Política de RH deveria avançar como um todo.

Dra.Fátima Ramos.

Anônimo disse...

Cara Fatima Ramos, ja foram elaboradas varias avaliaçoes ambientais de algumas bacias hidrográficas no estado, mas após todo o trabalho realizado, parece que as mesmas vão todas para as gavetas, pois não sai nada. Sempre dizem que depois do relatorio e todo levantamento feito a bacia deixa de ser prioridade, e elegem outra para a ser o foco... é dinheiro e tempo desperdiçados. Isso chama-se gestão! (indiGestão)