sábado, 5 de maio de 2012

GMB – Concurso pode acabar na Justiça

        Tudo leva a crer que acabará na Justiça o concurso da Guarda Municipal de Belém, diante da pretensão de reaplicar o exame de aptidão física para as candidatas nele reprovadas, a pretexto de que elas teriam sido prejudicadas com a retificação do edital. No total, das 54 candidatas inscritas, que disputavam 27 vagas, 10 foram aprovadas, passando no teste estático de barra, para o qual todas as participantes dispuseram de exatos 12 dias para se preparar. Se prevalecer a reaplicação do teste - prevista para dia 17 de junho, às 8 horas da manhã, na Faculdade de Educação Física da UEPA, Universidade do Estado do Pará – as 44 candidatas reprovadas deverão dispor de mais de um mês e meio para treinar, com grandes possibilidades de superar os índices das 10 aprovadas, que só dispuseram, como todas as demais, de 12 dias para treinar.
        A estultícia de reaplicar o teste de aptidão física para as 44 candidatas reprovadas foi de Hellen Souza (foto), inspetora-geral da Guarda Municipal de Belém, provocando a mais justa e legítima indignação das 10 candidatas aprovadas, que pretendem ir à Justiça, para garantir as vagas conquistadas ou, alternativamente, obter a anulação do concurso. De tão graciosa que é a pretensão patrocinada por Hellen Souza, inspetora-geral da Guarda Municipal de Belém, que sua decisão despertou a suspeita de que possa estar lançando mão de um ardil para garantir a aprovação de candidatas identificadas com a administração do prefeito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu. “Ou respeita-se o resultado final, ou anula-se o concurso, para repeti-lo posteriormente, porque, do contrário, estaremos atropelando os mais elementares princípios de equidade”, desabafa uma das candidatas aprovadas no concurso, antecipando a decisão de ir à Justiça, para assegurar a vaga, em uma disputa em pé de igualdade com as demais candidatas.

19 comentários:

  1. Caro Barata, o edital não determina que as canidatas que passaram sejam prejudicadas. Essas já foram aprovadas, estão portanto com suas aprovações garantidas.
    O que a Associação dos Concursados do Pará, quis e conseguiu, atraves de luta popular e não pela vontade da comandante da GM, foi que as candidatas que se sentiram prejudicadas, devido a retificação do edital, tenham uma nova chanche.
    Se isso não ocorrer, um total de 17 vagas restantes, serão ocupadas pelos candidatos homens, como está previsto no edital.
    José Emilio Almeida
    Presidente da Asconpa.

    ResponderExcluir
  2. Emílio, onde está escrito isso que você tenta explicar? Você garante então que as 44 prejudicadas irão disputar as 17 vagas que seriam preenchidas pelos homens, é isso? Se for essa estutícia precisa ser escrita. Não existe edital invalidando o anterior, certo? Espero uma explicação mais convincente da organização do concurso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, veja o item 13.2, do edital retificado e consoldado nº 02/2012, de 27/01/2012. Lá diz o seguinte: "Não havendo candidatos aprovados para as vagas destinadas ao sexo feminino, estas poderão ser preenchidas pelos demais candidatos do sexo masculino".
    Quanto a chamada das candidatas para refazerem o TAF feminino, foi publicado no dia 2 de maio, um edital específico de convocação para a 2ª fase do TAF das candidatas consideradas inaptas, cujos nomes estão relacionados no edital, conforme a seguir:

    "A Inspetora-Geral da Guarda Municipal de Belém, no uso de suas atribuições legais e em consonância
    com as legislações Federal, Estadual e Municipal, em razão da retificação da Prova “Teste Estático de Barra”,
    reaplicará a 2ª Fase: Teste de Aptidão Física - TAF para as candidatas INAPTAS no TAF aplicado em 30/04/2012, tornando público o presente Edital através do seguinte Anexo 01 – Relação de candidatas convocados para o Teste de Aptidão Física do Sexo Feminino por Ordem de Alfabética, as quais deverão comparecer nos seguintes Local, Data e Horário:
    Local: Escola Superior Educação Física da Universidade do Estado do Pará - UEPA (End.: Av. João Paulo II,
    n.° 817 - Marco - Belém - PA / entre Travessa Vileta e Travessa Timbó);
    Data: 17.06.2012;
    Horário: 08:00"

    José Emilio Almeida
    Presidente da Asconpa

    ResponderExcluir
  4. Vocês já viram como essa mulher "Hellen Souza", inspetora-geral da Guarda Municipal de Belém,é metida a besta. Ela se acha uma autoridade do mais alto escalão. A cara dela já diz tudo.

    ResponderExcluir
  5. Emílio, continuo sem saber onde está escrito que: as 10 que cumpriram o verdadeiro edital já estão classificadas e que, as 44 disputarão apenas as 17 vagas que seriam dos homens, como está o edital verdadeiro.
    Eu vou entrar com um recurso pedindo uma nova chance para a prova escrita. Tu me apoias?

    ResponderExcluir
  6. Emílio, peraí, não está dito que as 44 vão disputar as 17 vagas. Está?
    O povo erra e quem se esforçou e conseguiu realizar o teste que se ferre. Isso ainda vai dar pano para as mangas.

    ResponderExcluir
  7. Minha gente, leiam o edital de retificação. Tá tudo lá. Voces querem que o cara desenhe?

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que esse novo edital não está muito claro. Se eu tivesse feito a prova e tivesse passado no TAF tb estaria preocupada. Essa CETAP é complicada né? Custa esclarecer melhor as coisas?

    ResponderExcluir
  9. Barata, gostaria de te dizer que eu postei alguns comentários no blog ASCONPA e como discordei da colocação do titular, ele não baixou os meus comentários.
    Se o concurso está avacalhado não é problema de quem foi classificado. Essa história de considerar que todo mundo é safado e tem padrinho é papo furado. Tem um cara que reclama que a barra estva quente. Por favor, a barra estava quente para todos. Outro se queixa dos estagiários, mentira, eles estavam apenas servindo água e segurando prancheta. O Emílio deveria se informar antes de pegar carona nas reclamações que não procedem. Do jeito que a coisa vai e com o clima quente da cidade, as provas de esforço físico serão realizados no sul do país.

    ResponderExcluir
  10. O edital diz: "REAPLICARÁ A 2ª FASE... PARA AS CANDIDATAS INAPTAS no TAF aplicado..."

    ResponderExcluir
  11. Vou ter que desenhar, só sendo.
    Caraca, são 27 vagas, apenas 10 foram classificadas para a terceira fase (que é o treinamento, certo?). Então as 44 que não se classificaram vão brigar por 17 vagas, é isso? Mas está escrito em que lugar do 3º edital?

    ResponderExcluir
  12. Sim, o edital diz sim "reaplicará a 2ª fase", não diz nada sobre vagas, ou como elas ficarão dispostas. Esse edital não explica nada. A Cetap não publicou nada a respeito de como serão distribuídas essas vagas. Não adianta dizer que está esclarecido, porque não está!

    ResponderExcluir
  13. A Cetap é uma falacia. As questões sao feitas para induzir ao erro e nao para avaliar capacidade. Muita fraca.Bem longe de um cespe ou cesgranrio.Nem a fadesp é tao ruim!

    ResponderExcluir
  14. é pra anular tudo.Só assim pode ser feita a justiça.

    ResponderExcluir
  15. PARA O PRESIDENTE DA ASCONPA ( ASSOC. DOS CONCURSADOS DO PARÁ ) SR. EMILIO E TB PARA OS CANDIDATOS Q FICARAM REPROVADOS NO TAF DO CONCURSO DA GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM

    tive o mesmo tempo que todo mundo para trabalhar ( supermercado ) , estudar e treinar, naum sou nenhum atleta, fiz a barra às 11:00 o sol com a temperatura que todo paraense sabe, e garanto a todos que naum viram o taf a barra estava com a temperatura dentro do surpotavel nem quente e nem fria, fiz as quatros barras . se esse for o motivo, oq vem depois a denuncia de IRREGULARIDADE DA CORRIDA POR QUE O SOL ESTAVA MUITO FORTE E A PISTA ESTAVA TÃO QUENTE , QUE A TEMPERATURA ESTAVA QUASE QUEIMANDOS OS PÉS DE TAL FORMA Q OS SAPATOS E AS MEIAS NAUM CONSEGUIRAM CONTER O CALOR DOS CANDIDATOS , GENTE E SO COLOCAR A CABEÇA PRA PENSAR E NAUM SE DEIXAR LEVAR POR ESSE FALSO CONSOLO. EU PASSEI NO CONCURSO DE 2009 E FIQUEI REPROVADO NO TAF NA BARRA NEM POR ISSO FIQUEI LAMENTANDO E PROCURANDO FALSOS ARGUMENTOS PARA ME CONSOLAR E DISFARÇA A MINHA FALHA , SIMPLISMENTE CONTINUEI ESTUDANDO .

    ENTENDO O A DECPÇÃO Q VCS ESTÃO PQ ACONTECEU COMIGO MAIS VAMOS TER A MATURIDADE DE RECONHECER NOSSOS FRACASSOS . POXA EMILIO PEDE O VIDEO DO TAF PRA VC AVALIAR OU ENTÃO VAI LÁ NA UEPA O SENHOR NAUM VAI VER NENHUMA ANORMALIA . SE FUNDAMENTE DE TAIS IRREGULARIDADES PARA QUE NAUM ALIMENTE UMA INJUSTIÇA, PQ A ASCONPA CITA MUITO O PRINCIPIO DA ISONOMIA E DA LEGALIDADE E NÓS Q FOMOS APTOS NO TAF TB SOMOS CONCURSADOS QUAIS PROVIDENCIAS O SENHOR IRIA TER SE O TAF FOSSE ANULADO , PARA GARANTIR O DIREITO ADIQUIRIDO Q TODOS OS APTOS CONSEGUIMOS . FICA A PERGUNTA SR. EMILILIO FAÇA VALER ESSE TAL PRINCIPIO Q TANTO ASCONPA DEFENDE. NAUM SE ESQUEÇA DE UM DETALHE Q CITEI ANTES TB SOMOS CONCURSADOS .

    ResponderExcluir
  16. Fabiano Lira, se você quer provas suficientes das irregularidades, entre em contato com a comissão, nossos fundamentos não são somente esses que o Sr. está expondo, e sim muitos outros. Já disse e repito novamente, reclame com a CETAP que NÃO CUMPRIU O EDITAL conforme deveria. (tem um post mais abaixo desse, que cita outras irregularidades)

    ResponderExcluir
  17. vc que flw que existem outras irregularidades..pq vc não posta aqui em vez de ficar dizendo pra entrar em contato com vcs???aff...a verdade é que vcs não conseguiram fazer a barra fixa,a grande maioria,e ficam arrumando argumentos que não justifica a reprovação de vcs!!!vcs,inaptos,deveriam fazer o que o fabiano anteriormente disse,que é se prepararem para o proximo concurso,ao inves de ficarem arrumando argumentos sem fundamentos para tentar anular o taf!!!

    ResponderExcluir
  18. Galera Classificada para academia,

    SERÁ Q JÁ TEM DATA PARA CHAMAR PARA ACADEMIA DA GUARDA?
    VAMOS SE MOBILIZAR E COMEÇAR A COBRAR UMA DEFINIÇÃO DA DATA DE INICIO DA ACADEMIA.
    mc.contador1000@gmail.com
    Marcos.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se já tem data prevista para convocação dos candidatos aptos e classificados para o CURSO DE FORMAÇÃO...

    ResponderExcluir