sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

RECEITA – A via-sacra de um contribuinte

Um respeitado jornalista, Carlos Mendes (foto) relata ao blog, por e-mail, a via-sacra que amargou ao tentar protocolar reclamação endereçada ao delegado da Receita Federal e à Procuradoria da Fazenda Nacional. “No andar térreo, onde fica o setor de atendimento ao público, ninguém queria receber a reclamação, que relata uma cobrança de dívida para o final deste mês com recurso ainda pendente de julgamento. Jogado de um lado para o outro e já no limite da irritação, ameacei subir ao gabinete do delegado, para lá entregar o documento em mãos”, conta. “Foi aí que apareceu um servidor atencioso, que rapidamente resolveu o problema”, acrescenta.
Indignado, em seu relato Mendes dispara, impiedoso, o comentário cáustico: “Saí de lá convencido de que a Receita Federal é veloz para cobrar, mas lenta, quase parando, para atender aquele que recorre contra suas decisões.”

10 comentários :

Anônimo disse...

fiz a mesma coisa na delegacia do trabalho.Não ameacei, subi ate o gabinete do delegado para que meu problema, pois nao conseguia ser atendida pela terceira que eu ia la, porque nao tinha mais senha! me recusei a aceitar e subi enfurecida.Ele nao estva, mas sua secretaria gentilmente me atendeu.O caso foi resolvido em poucos minutos.
As filas para atendimento na delegacia do trabalho sao obscenas, é essa palavra sim ,pois considero uma imoralidade obrigar um trabalhador a dormir numa rua deserta para conseguir uma senha.se naoi chega tres horas da manhã, nao é atendido.Cheguei 5:30,em todas as vezes.Nesta terceira vez, fiz o que todos deviam fazer: reclamar direto com quem tem poder de decisão e nao aceitar o nao do pessoal do guichê. Nós realmente precisamos aprender a nao baixar a cabeça.SOU EU, VOCE E TODO MUNDO QUEM PAGA OS SALRIOS DOS SERVIDORES? POR QUE ACEITAR O DESPREZO?

Anônimo disse...

Também já enfrentei o mesmo problema do jornalista Carlos Mendes na Receita Federal. Alí é uma bagunça completa. Tens uns funcionários e funcionárias mal amados e que tratam os outros a patadas. Eles perdem processos e não sabem onde enfiam. O contribuinte é quem paga, pois eles não assumem seus erros e os diretores não tomam providências.

Anônimo disse...

Peço desculpas por não concordar com o relato, pois precisei da Delegacia da Receita Federal em Belém e fui muito bem atendido. Em 3 minutos. Apenas fiz o agendamento no site da receita federal.

Anônimo disse...

Parabéns ao anônimo das 18:08 por se dizer bem atendido na Receita. Minha esposa foi resolver um problema de imposto de renda e permaneceu numa fila irritante só pra pegar a senha, depois ficou mais de duas horas para ser chamada. Após tanta espera, uma funcionária disse que não poderia resolver o problema e mandou que minha esposa voltasse outro dia e que antes fizesse o agendamento pela internet. Humilhação é o nome que dou a este procedimento da Receita. O jornalista ainda ameaçou ir ao gabiente do delegado da Receita, mas nem isso foi permitido à minha esposa. Na portaria tem uns leões de chácara que não deixam ninguém subir, só os peixinhos do delegado. Abuso, arrogância, é assim que nos tratam na Receita Federal em Belém. O Ministério da Fazenda precisa tomar providências contra esses boçais.

Anônimo disse...

tem que denunciar essas sacanagens que acontecem diariamente na Receita Federal de nossa capital. Os trabalhadores perdem manhã inteira só pra tentar solucionar problemas simples, mas que nem pela Internet eles resolvem. Pra arrecadar são velozes e furiosos, entretanto são mansos e solícitos com ladrões do erário e corruptos. Cadê a Corregedoria da Receita pra enquadrar esse pessoal e também da Fazenda Nacional, que é outra droga em Belém.

Anônimo disse...

Realmente o atendimento é péssimo, é um joga pra cá, joga pra lá, enquanto isso os políticos que enriquecem do dia pra noite comprando fazendas (latifundiários) vários apartamentos de luxo continuam intocáveis.

Anônimo disse...

Alguém deveria fazer alguma coisa contra o atendimento na Receita Federal, que é péssimo. A imprensa de Belém não publica nada pelo fato de seus donos estarem envolvidos até o pescoço com a sonegação de tributos. Como diria Bóris Casoy, é uma vergonha.

Anônimo disse...

Único órgão no Brasil a funcionar 12 horas (de 07 às 19), com 800 atendimentos diários. Com 90% de atendimentos considerados ótimos, do tipo comentado pelo único anônimo aqui que elogiou a Receita Federal. Restam então 10% ruins, que seriam 80 atendimentos diários ruins, mas ainda assim, ficaria uma nota ótima para a Receita Federal, um NOVE. Agora, sempre é assim, postam-se menos elogios do que críticas, menos bondades do que maldades nos noticiários e então parece que o mundo não presta, que este ou aquele órgão é ruim. A RFB é de longe superior a qualquer repartição pública e o comportamento do cidadão ali dentro é muito diferente do que em outros órgãos fiscais (SEFIN e SEFA) por exemplo,sem falar em DETRAN. Na RFB qualquer um se sente gente, e pode falar ao Delegado (maior autoridade), mas nos demais órgãos, putz, você não é NADA. 90% são bem atendidos ali e não são amiguinhos de ninguém. Agora, sei que 10% (80 pessoas/dia) encheria de reclamações esse blog aqui, com toda a certeza, mas seriam omitidos os 720 atendimentos excelentes e diários dali. Tudo se trata de ponto de vista e da pujança de um órgão voltado para o atendimento como nenhum outro, onde ainda se vive na idade das trevas, com atendimento apenas pela parte da manhã. Saudações a todos.

wfreire disse...

agora para declarar plano de saude do filho tem que botar o cpf do filho. Ja pensou recenascido ter que ter cpf para ter plano de saude, além de registro de nascimento. Quem foi o "doutor" do governo que elaborou isto?
As vezes olho pros animais na rua e vejo mais sensatez

Anônimo disse...

façam uma pesquisa de satisfação e vejam o percentual.....