quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PIRABAS – Naldo não recua e mantém denúncias

“Ao eleger-me, tornei-me vereador não apenas dos eleitores que votaram em mim, mas da sofrida população de São João de Pirabas, lamentavelmente penalizada por uma administração que se revela não apenas incompetente, mas também alheia aos princípios de moralidade pública, sob a omissão de uma Câmara Municipal contaminada pelo mais escancarado fisiologismo.”
A declaração é do vereador Edinaldo Oliveira Reis (PMN), o Naldo (foto), 44 anos, um dos autores das denúncias de improbidade administrativa contra o prefeito de São João de Pirabas, Cláudio Barroso, do PMDB, que é também suspeito de exibir uma súbita evolução patrimonial. Diante das críticas irrespondíveis, Barroso costuma reagir com truculência, valendo-se de capangas para calar seus críticos. A suspeita, nesse instante, é que, além das tentativas de intimidação mediante violência física, esteja em curso uma tramóia para cassar o mandato do vereador, a pretexto de supostos crimes de difamação e calúnia, nos quais ele teria incorrido, em um programa de rádio. A esse respeito, o vereador Naldo trata na entrevista abaixo, concedida ao Blog do Barata.
O senhor se notabilizou, até aqui, como um rigoroso fiscal da moralidade pública em São João de Pirabas, servindo de porta-voz das denúncias de supostas falcatruas da administração Cláudio Barroso, inclusive encaminhando-as a instâncias autorizadas, como o TCE, o Tribunal de Contas do Estado, TCM, Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, e Ministério Público Estadual. Qual o retorno que o senhor eventualmente já obteve, diante das denúncias já formalizadas?

Disponibilizei-me, depois de eleito, a fazer jus aos votos recebidos para defender os interesses do povo, inclusive colocando a minha vida e a de minha família em risc. Lamentavelmente, e até hoje não obtive dos órgãos competentes uma resposta convincente, compatível com o clima de terror disseminado pelo prefeito e seus cúmplices.

Depois do apedrejamento da sua casa, por um cunhado do prefeito conhecido por Jiboião, tendo como alvo imediato da violência física sua mulher e a sua jovem filha, o senhor não teme pela segurança da sua família e pela sua própria integridade física?

Temo, sim, pois desde algum tempo sou alvo de tentativas de intimidação, na forma de ameaças de violência física, dentro e fora da Câmara Municipal. Há inclusive registro dessas ameaças na Delegacia de Polícia, na forma de BOs, os boletins de ocorrências, porém os protagonistas dessas vilanias, ao que me consta, nunca foram incomodados. O porquê dessa inércia é a pergunta que não quer calar. Sequer obtive eco ao meu pedido de proteção policial, formulado ao Ministério Público Estadual.

Em que pé se encontram as investigações policiais sobre o apedrejamento da sua casa, as ameaças feitas à sua mulher e a agressão a sua jovem filha, além das ameaças contra o senhor, vociferadas pelo cunhado do prefeito?

Sei que a Superintendência da Policia Civil de Capanema substituiu o delegado Jacob Cunha e o escrivão Salomão. Minha expectativa é que eles sejam substituídos por policiais isentos, comprometidos apenas e tão-somente com suas atribuições. Quanto ao caso do Jiboião, aguardo o resultado da pericia, para instruir a denúncia formal. Mas de concreto, restam apenas as articulações para cassar o meu mandato, a pretexto de denúncias que fiz em um programa de uma rádio local.

Qual o paradeiro de Jiboião, depois da repulsiva e covarde agressão à sua família? Ele já foi chamado pela polícia, ou continua desaparecido, ou ainda circula livremente, sem ser incomodado?

Após o ato de inominável covardia que o cunhado do prefeito Cláudio Barroso perpetrou contra minha esposa e contra minha filha, Jiboião não chegou a ir à rádio, para agredir-me, conforme ameaçara fazer. Ele simplesmente tomou chá de sumiço, apresentando-se à polícia somente após escapar do flagrante. Ele hoje circula livremente por São João de Pirabas.

Qual a lição que o senhor tira de todo esse imbróglio e, em particular, da escalada de truculência patrocinada pelo prefeito Cláudio Barroso?

A lição absorvida é de que, seja como for, não posso e nem devo deixar-me intimidar. Mantenho-me intransigente na defesa da moralidade pública. Se assim não for, meu mandato não há de valer nada.

O senhor pretende sair candidato à reeleição nas eleições municipais de 2012, ou contempla a possibilidade da candidatura a prefeito?

Não tenho a pretensão de sair candidato a prefeito, mas desejo reeleger-me vereador, desde que possa defender os reais interesses da população de São João de Pirabas.


10 comentários :

Anônimo disse...

o que me deixa impressionado é que Pirabas é bem ali,tão perto e tão longe...imaginemos como deve ser a vida das pessoas onde nem estrada existe, onde nao chega um único instrumento de defesa e repressão.Se onde existe,as condições são essas...
É, estamos mesmo a anos luz da verdadeira democracia.

Anônimo disse...

o que me deixa impressionado é que Pirabas é bem ali,tão perto e tão longe...imaginemos como deve ser a vida das pessoas onde nem estrada existe, onde nao chega um único instrumento de defesa e repressão.Se onde existe,as condições são essas...
É, estamos mesmo a anos luz da verdadeira democracia.

Anônimo disse...

senhor vereador, sugiro que seja feito um projeto de lei que institua nas escolas o ensino da democracia e da politica.Nao a politica partidaria, mas a essencia desta.Pode ser que no futuro,os eleitores nao mais sejam manipulados.

Anônimo disse...

Não esqueçam da nossa tarefa diária. Ir ao blog do Mané Pioneiro e pedir pra ele devolver os tictks e os básicos que não são dele.

Boa noite!


http://manoelpioneiro.blogspot.com

Anônimo disse...

Jornalista Barata,

Os defensores da divisão do Pará aproveitam para de forma subliminar se manifestar. Estamos de OLHO!!!

Neste caso, o problema não é de esquecimento e sim de falta de ação e vergonha na cara.

Senhor Vereador, aconselho ante a inércia e/ou omissão do Poder Público em relação a sua integridade física e de sua família que formule denúncia ao Tribunal de Contas da União - TCU (caso esteja existindo desvios de verbas públicas da saúde, educação, convênios, etc) ao Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP, por falta de manifestação do Ministério Público, peça garantia de vida para o Senhor e sua família a Organismos Internacionais de Direitos Humanos, procure a Pastoral da Terra, a Irmã Henriqueta.

Continue sua luta pela moralidade, o grande problema dos municípios do Pará é a roubalheira perpetrada pelos Prefeitos, se não fosse isso os municípios estariam bem melhor estruturados.

Como se vê a solução dos problemas da população não está na divisão do Pará e sim no fim da corrupção, nas ações criminosas de quem desviam dinheiro público para o patrimônio particular dos LARÁPIOS QUE ESTÃO NO PODER!!!!

Anônimo disse...

O que se ve em Pirabas é que todos. TODOS MESMO, estão coniventes com as falcatras ali acontecidas. O Prefeito diz aos quatro ventos que tem costa larga em todas as esferas de poder e é bom não duvidar pois nem TCM, TCE, TCU, MPE, MPF, TJE, JF ninguem mesmo toma providencia. Imaginem que tem servidor que já perdeu a condição de sgeurado do INSS porque ele não repassa as contribuições descontadas e mesmo assim o Procurador Alan Mansur foi procurado e disse que isto é um mal de todos os municipios do Pará, sem esboçar qualquer providencia. E o Claudio Melo, procurador que eata dormindo na denunciA ENCAMINHADA PELOS VEREADORES. TEM UM VEREADOR QUE JÁ SE ARREPENDEU E ATRAVESSOU A RUA. ESTA DO LADO DO PREFEITO ONDE PELO MENOS TEM DINHEIRO FACIL, ASSIM ELE DIZ.

Anônimo disse...

OH CLAUDIO MELO. O QUE TU FAZES COM ESTE PROCESSO A MAIS DE UM ANO. SERA QUE ESTAS COM MEDO DO CLAUDIO QUE DEU PORRADA NO REPORTE DO LIBVERAL EDIVALDO MENDES OU DO CABELUDO QUE ENFIA REVOLVER NA BOCA DOS OUTROS. SE TE CAGAS DE MEDO PEDE APOSENTAGDORIA E DEIXA O CARGO PARA QUEM RTEM CORAGEM. DENUNCIAR CRIMINOSOS É PARA MACHO SEM EMDO.

Anônimo disse...

SE ACONTECER ALGUMA COISA A ESTE VEREADOR A CULPA SERA DO MP ESTADUAL; MP FEDERAL E TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS PELA CONIVENCIA COM A ROUBALHEIRA QUE SE INSTGALOU EM PIRABAS. SOCORRO GENTE. SALVEM A VIDA DESTE VEREADOR QUE ESTA EM PERIGO.

Anônimo disse...

EI PESSOAL NÃO ESQUEÇAM DO GOVERNADOR, POIS QUEM ESTA NESTES ÓRGÃOS TEM O AVAL DO MESMO, POIS A MAIORIA DOS FUNCIONARIOS SÃO INDICAÇÕES DE POLITICOS QUE BARGANHAM NOS ACORDOS, SÓ LAMENTO PELA FAMILIA DO VEREADOR SE ALGO LHE ACONTECER, MAS SE SERVIR DE ACALENTO, DIGO QUE OUTROS IRÃO SURGIR PARA ENFRENTAR E COMBATER A CORRUPÇÃO QUE HOJE STA FIRME E FORTE EM PIRABAS.

Anônimo disse...

Barata,

esperamos que as Denuncias surtam efeitos, pois mais de um Ano já se passou e a cada dia que passa mais Rico estam ficando,

E se acontecer de novo com o Vereador Naldo a Violência Imposta pelo Prefeito Claudio Barroso do PMDB, a culpa vai ser do TCM, MP, MPF, PC, TJE e o Governador