quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OPHIR LOYOLA – O duplo drama dos pacientes

Internauta, que em comentário anônimo denunciou maus-tratos aos pacientes que buscam abrigo no Hospital Ophir Loyola, retomou o tema, diante do duplo drama protagonizado pelas vítimas de câncer. Um relato pungente, que merece ser lido, que transcrevo abaixo, na íntegra.

“Gostaria de esclarecer que, quando comentei a indelicadeza das atendentes dos consultórios do HOL com os usuários daquela casa de saúde, não foi minha intenção gerar discussões a respeito dos bons e maus servidores públicos. Em nenhum momento citei outros profissionais, a não ser aquelas que recebem a primeira demanda do hospital - as atendentes”, assinala o autor da grave denúncia. “Quem não conhece, poderia passar no hospital pela manhã, de preferência às 7 horas, que é o horário marcado para a maioria dos pacientes que previamente marcaram consulta. A primeira impressão que se tem é que ali os pacientes estão em busca de um favor, não de um direito constitucionalmente assegurado. A segunda, é a de que as funcionárias que têm o controle das consultas nas mãos e que ficam sentadas à porta dos consultórios, levam para o ambiente de trabalho seus problemas pessoais (ou sua insatisfação profissional), disseminando seu mau humor em um ambiente tão marcado pelo sofrimento!”, acrescenta a fonte.
“Um dia, acompanhando meu irmão à uma consulta (que não aconteceu), ouvi de um senhor idoso, o dramático desabafo: ‘A gente sofre dessa doença e ainda somos tratados desse jeito. Elas (as atendentes) não dão nem um bom dia, nem um sorriso, é só patada. Melhor morrer logo’.
“Tentei dar uma palavra de consolo àquele homem que, em tom de desabafo, acabou demonstrando sua fragilidade diante de uma doença tão cruel como aquela”, relata a mesma fonte.”O comentário, feito em tom depressivo, mexeu com a minha capacidade de ver o outro como um reflexo de minha própria imagem, pois só nos colocando em seu lugar é que podemos ter uma vaga noção do sentimento que o atormenta diante das situações difíceis da vida”, acrescenta. “Quanto ao meu irmão, aquela era a segunda semana consecutiva que ele ia em busca de atendimento médico. Na primeira semana, o ‘doutor’ faltou, ninguém foi informado com antecedência (imagina, é querer muito, não?!). Por causa disso, as consultas foram remarcadas pra semana seguinte, coincidindo, portanto, com as consultas já marcadas. A sobrecarga na agenda médica elevou, naquele dia, o número de consultas pra 26 (imagina a qualidade do atendimento)! E o meu irmão? Bem, esse ficou pra semana seguinte!”

8 comentários:

  1. O descaso com o setor da saúde pública é muito grave, principalmente quando a população elege um governo, independente do coloração partidária. Mais uma vez, a população foi enganada. Muito triste, Até quando?

    Saúde Barata. Abraços.

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  2. É,isso é comum,servidores publicos despreparados e mal renumerados reproduzem esse ciclo cruel.No periode de férias vi uma cena inusitada num posto de saúde.Cheguei com um parente (filho)procurando emergência,o atendente mandou-me para sala aguardar se chamado pelo médico.Bom até ai tudo bem,mas que derrepente o médico saiu da sala como se fosse um cavalo foi tomar satisfações com o atendente,logo iniciou-se uma discussão entre o médico e o atendente e no clamor da discussão o atendente chamou o médico na frente daquelas pessoas e perguntou se ele não ia atende-los e como resposta ouviu o "não",pois o atendente não poderia saber se era emargência ou se o paciente estava mentindo.No mesmo momento o atendente disse que ele iria sim atender todas as pessoas que estavam lá pois eles estavam ganhando para isso.Embora a discussão tenha sido na frente de todos os pacientes,fiquei com uma boa impressão daquele atendente ele deve ter uma boa noção de cidadania,pois pediu desculpa para as pessoas que presenciaram o ato e em contra partida o médico num ato vingativo nos fez esperar por horas.O nome do atendente eu não sei mas o nome do médico é Marcelo e o posto é o de Cotijuba

    Pedro

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  3. Isso ocorreu com um amigo meu há três anos mais ou menos. Ele ameaçou chamar a policia e a atendente correu para se esconder junto a chefia dela. Meu amigo investigou e descobriu que a grossa estava alí havia uma semana e era apadrinhada de um político.

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  4. Há três anos meu pai encontrava-se com câncer e quando me dirigi ao HOL para marcar uma consulta, as atendentes informaram que não havia consulta, mas que se eu conhecesse alguém lá dentro, eles conseguiriam uma consulta pra mim.
    Numa outra vez, uma estagiária amiga de uma sobrinha minha que estava com uma inflamação no pé levou-a ao hospital e fiquei abismado com a facilidade com que ela conseguia os remédios e os atendimentos naquele hospital. O HOL é uma vergonha!!

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  5. Há três anos meu pai encontrava-se com câncer e quando me dirigi ao HOL para marcar uma consulta, as atendentes informaram que não havia consulta, mas que se eu conhecesse alguém lá dentro, eles conseguiriam uma consulta pra mim.
    Numa outra vez, uma estagiária amiga de uma sobrinha minha que estava com uma inflamação no pé levou-a ao hospital e fiquei abismado com a facilidade com que ela conseguia os remédios e os atendimentos naquele hospital. O HOL é uma vergonha!!

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  6. Barata sabias que o governo comprou o Hospital Clinica do BEBE em valores que se fala a boca pequena girou em torno de R$
    45.000.000,00; não se ve nenhuma nota sobre essa compra, o hospital é novo e fica na Jeronimo Pimentel, não tem estacionamento, e sera ligado ao Hospital Ophyr Loiola para doenças benignas, não seria mais facil construir uma torre atras do HOL? e como foi realizada essa compra? Porque os Jornalões não falam nada? Barata será que esta tudo certinho? Lembra quando o DUDU comprou o Sirio Libanes? Voce lembra o que aconteceu?....

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  7. Gostaria que a Diretoria deste HOL, vestisse uma camisa bem grande para a saúde publica, pois os funcionarios devem todos serem recauchutados comecando pelo ambulatorio e triagem, vamos 7 da manhã e todos os técnicos de enfermagem estão na 14 de abril no lanche, ou estão se vestindo como que? Não usam roupas brancas e limpas, sapatos? nem pensar são sandalias rasteiras : cadê as tocas viram as unhas delas? será que issso não é má administração de institu~ções, um dia la na portaria eu vi algumas funcionaris adentrarem parece miss, cada uma mais bem vestida do que a outra mini saia, short, e as enfermeiras nem parece exercer tal função. vamos modificar essa imagem? Ou refomular o quadro de funcionários principalmente do pronto atendimento.
    Parabéns para a Clínica CCPO onde estive internada muitos longos diass e a equipe é 10...

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  8. HOL, oferece péssimo espaço de trabalho para os funcionários no dia da passagem da Santa Nossa Senhora de Nazaré foi um tremendo desaforo com os pacientes e funcionários se tem alguém que merece nota zero é a comissão de eventos deste hospital, pois só servem para aparecerem na frente da mídia, pois são todos uma corja de parentesco e panelinha furada de nepotismo só falta lá o filho diretor ou filha. HOL impera o Nepostismo no governo e ainda tem mais são todos ums imcopetentes só pensam em posição e status.Parabéns para os outros setores principalmente para a assistencia do hol porque o resto.

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