terça-feira, 3 de maio de 2011

ALEPA – Falta ouvir Augusto Gambôa

Fonte fidedigna revela ao blog que, para o pleno êxito das investigações sobre as fraudes na Alepa, a Assembléia Legislativa do Estado do Pará, sobretudo diante dos vigorosos indícios de que as falcatruas tornaram-se sistêmicas, é indispensável ouvir o advogado Augusto Gambôa (foto), originário do quadro de procuradores do Palácio Cabanagem. Descrito como discreto senhor de grandes segredos, Gambôa já foi secretário legislativo e procurador geral da Alepa, na qual fez carreira, sendo consensualmente reconhecido como um profissional de inquestionável competência, com profundo conhecimento sobre a burocracia legislativa. Já este ano, ele desembarcou no Detran, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará, sendo inclusive apresentado aos servidores como o novo diretor Financeiro da autarquia. Posteriormente ele migrou, sem maiores explicações sobre o porquê disso, para o TCE, o Tribunal de Contas do Estado do Pará, do qual é o atual diretor de Administração.
A mesma fonte assegura que é impossível perscrutar a história recente da Alepa sem ouvir Gambôa, sobre o qual é dito ser uma pessoa de temperamento tranqüilo, habitualmente afável e de bom-tom, o que faz dele um homem sedutor, irresistivelmente cativante do ponto de vista de expressivo contingente do público feminino que transita no Palácio Cabanagem. Relato de fontes do próprio Palácio Cabanagem afirmam que ele começou a pontificar a partir dos anos 90 do século XX, tornando-se procurador geral na gestão, como presidente da Alepa, do deputado que é também pastor evangélico, na época abrigado no PSDB e que comandou a Assembléia Legislativa de 1999 a 2003. Na administração do ex-bicheiro e hoje senador tucano Mário Couto, na presidência da Alepa, de 2003 a 2007, Gambôa tornou-se secretário legislativo. Ele foi sucedido no cargo por Arthur Carepa, irmão da então governadora petista Ana Júlia Carepa, na administração do ex-deputado peemedebista Domingos Juvenil como presidente da Assembléia Legislativa, de 2007 a 2011.

25 comentários:

  1. é uma vergonha o que está acontecendo na ALEPA... Enquanto o povo padece de educação, saúde, cultura e emprego. Outros tiram vantagens absurdas!!! A juventude está indignada com tamanha situação. Tentamos lavar a escada da ALEPA, fomos impedidos. Mas amanhã, dia 04, estaremos lá!! Vestidos de fantasmas, nariz de palhaço, pizza na mão... vamos estigar a população se manisfestar contra este esquema de corrupção.

    ResponderExcluir
  2. De fato Aline, entre outros escabrosos escândalos, que envergonha e humilha a todos os paraenses, este da Assembleia é um exemplo sintomático de gravíssima lesão à sociedade e que deve-se, em grande parte, justamente à indiferença da maioria dos gestores públicos para com a honradez, a legalidade, a fome e a carência extrema resultante dos agudos problemas sociais e econômicos vividos pela expressiva maioria da nossa população, além da sentida ausência do Poder Público no desempenho das suas mais elementares funções de instância responsável pela ética, pela dignidade humana e pela moral pública.

    Diante deste voraz saqueamento ao erário e ao orçamento da Assembleia, a sociedade tem o direito e o dever de exigir um choque de moralidade que restaure a ética, a legalidade e a moral pública na gestão do dinheiro público, sob pena de ameaça à estabilidade social.

    Numa Região de tantas misérias como a nossa, um servidor público perceber rendimentos de R$ 52.000,00 (CINQUENTA E DOIS MIL REAIS) mensais, além de se constituir uma danosa sangria aos cofres públicos, caracteriza desumana e monstruosa aberração, desperta a avidez da cobiça e a voracidade da ambição, desonra o bem comum e humilha a justiça social.

    PARABÉNS JOVEM ALINE PELA SUA CONSCIÊNCIA CIDADÃ!

    ResponderExcluir
  3. WALDETE SEABRA sempre foi e continua sendo a voz e o braço forte de AUGUSTO GAMBÔA na Assembleia Legislativa. Relação marcada por um aguerrido corporativismo e inabalável compadrio.

    ResponderExcluir
  4. Perguntem a Monica sobre seu mentor e cara quase metade Marcio Magalhães , apenas isso e o mundo explode

    ResponderExcluir
  5. A Waldete é casada com o Cláudio Seabra que também é procurador da ALEPA e amissíssimo de Dom Gamboa. Eu não sei o que tanto esse pessoal procura que nunca vê nenhuma bandalheira.

    ResponderExcluir
  6. Esse povo agora anda com uma ideia fixa de fazer um tal de sindicato. Pense, os meeeeeeesmos safadinhos de sempre. Isso até parece piada pronta.

    ResponderExcluir
  7. Baratinha, este pessoal faz barbalhidade em nome de Deus, portanto eles serão perdoados se pagarem o dizimo ao pastor sobre estas barbalhidades!

    ResponderExcluir
  8. Aline, os grêmios estudantis e DCE's, que poderiam ser a ponta de lança na moblização e manifestações populares, estão quase todos imobilizados ou pelegos. Tornaram-se chapas brancas dos governos, principalmente do governo Lula quando a UNE e UBES foram atuar nos gabinetes. Saudades da época do Fora Collor e da luta pela meia passagem. Hoje em dia nas escolas são só tecnobrega e confrontos de galeras com faca e revolver.

    ResponderExcluir
  9. CALARAM O BLOG DO WOLGRAND, MAJOR DA POLÍCIA MILITAR QUE DENUNCIAVA DIUTURNAMENTE AS SACANAGENS NA PM E EM OUTRAS INSTITUIÇÕES, COMO IFPA.

    ResponderExcluir
  10. Esses Promotores de Justiça que estão à frente das investigações do escândalo da Assembleia Legislativa, segundo afirma fonte fidedigna do MP, são implacáveis com operadores do direito envolvidos em traquinagens lesivas ao erário.

    Neste contexto, dúvidas não há de que O Procurador daquela Casa, AUGUSTO GAMBÕA, será sim chamado a depor e explicar os penduricalhos remuneratórios que fabricaram os seus milionários rendimentos, que, inclusive, pasme-se, são superiores a MAIS QUE O DOBRO DO QUE PERCEBEM OS MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

    Nesta trilha, haverá de esclarecer por que quando Titular da Secretaria Legislativa (01 de fevereiro de 2003 a 31 de janeiro de 2007) não zelou pela aplicação do REDUTOR CONSTITUCIONAL, tendo em vista que todos os Departamentos daquela Casa lhe eram diretamente subordinados, inclusive o Departamento de Pessoal.

    As vultosas verbas que deveriam retornar ao tesouro, por força do redutor constitucional, foram desviadas e favoreceram os vorazes saqueadores do erário, que são privilegiados com milionárias remunerações.

    Ao PARQUET a implacabilidade da missão de pugnar por fazer retornar aos cofres públicos todas as verbas que lhe foram pilhadas, enfim, pugnar pela reparação do impactante dano ao erário causado pela não aplicação do redutor constitucional na gestão da Secretaria Legislativa da Assembleia relativa ao quatriênio compreendido entre 01 de fevereiro de 2003 a 31 de janeiro de 2007.

    A sociedade paraense confia no Ministério Público do Pará.

    ResponderExcluir
  11. Barata,

    Veja a sua postagem datada de segunda-feira, 26 de outubro de 2009.

    ResponderExcluir
  12. O MP não deve descuidar da possibilidade de se mascarar informação acerca da aplicação do redutor constitucional, no período de 01/02/2003 a 31/01/2007, que efetivamente não foi aplicado com observância ao comando insculpido no art. 37, XI, da CF, in verbis:

    "Art. 37. (...)

    XI - XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)."

    ResponderExcluir
  13. Grandioso Barata,
    O que pode-se esperar de um povo que elge um Ademir Andrade( 12 processos), Cássio Andrade ( 6 processos), Jader Barbalho ( ....processos) e essa cambada de vereadores e deputados comprometidos com a ilegalidade. Cada povo tem o governo que merece.

    ResponderExcluir
  14. "quarta-feira, 23 de junho de 2010

    IBGE – Fome atinge 50% no Norte e Nordeste

    O drama da fome atinge cerca de 50% das famílias do Norte e Nordeste do país, segundo revela a POF 2008/2009, a Pesquisa de Orçamento Familiares, divulgada nesta quarta-feira, 23, pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A informação é do UOL, em matéria assinada pelo editor de Economia, Armando Pereira Filho, de acordo com a qual mais de um terço dos brasileiros declara que não come o suficiente “às vezes” ou “normalmente”. No total, 35,5% das pessoas se classificam nessa situação de fome, acrescenta a notícia.
    A notícia revela ainda que, pela POF 2008/2009, a situação mais grave (os que “normalmente” não comem o suficiente) afeta 9,2% dos brasileiros. Os que “às vezes” passam fome somam 26,3%. Os que “sempre” comem o suficiente são 64,5%. Entre a última pesquisa, de 2002/2003, e a apresentada agora, houve redução entre os que disseram ter fome "às vezes" ou "normalmente". Em 2002/03, eram 46,7% da população, caindo agora para 35,5%. “Mas ainda assim há muita gente nessa situação”, observa a notícia, ao sublinhar que cerca de 50% das famílias do Norte e Nordeste “se referiram a insuficiência na quantidade de alimentos consumidos”."

    Enquanto isto, elites vorazes saqueiam o orçamento público e aprofundam o fosso entre ricos e pobres, até mesmo com a fabricação de rendimentos milionários na administração pública, a exemplo desse Procurador da Assembleia Legislativa, que de acordo com o noticiário da imprensa local percebeu, no mês de janeiro de 2011, rendimentos de 85 mil reais.

    ResponderExcluir
  15. Se confirmada a noticia de que os deputados,sob o comando do pioneiro,decidiram hoje[04/05/11] que só haverá sessão ordinária nas quartas-feiras;cai por terra mais um ärgumento contra a instalação da CPI, ou seja , a desculpa esfarrapada de que a CPI atrasaria os "urgentes"trabalhos da Alepa em beneficio do povo. Se é assim, porque sessão só um dia na semana?
    Estão com medo das manifestações populares na porta do Palácio Sacanagem?

    ResponderExcluir
  16. "segunda-feira, 26 de outubro de 2009

    ALEPA – O ORGANOGRAMA DO MAL

    No chamado organograma do mal figura em primeiro plano,
    naturalmente, o deputado Domingos Juvenil, o Super Juju.

    A ele se sucede o Procurador Amigo, Augusto Gambôa.

    Mônica Pinto é a Cruela Cruel.

    Semel Charone vem a ser a Chefe do Mal.

    E Euzilene Maria Lima Araújo é a Euzinha do Mal.

    Tudo segundo a irônica concepção de internauta anônimo, enviada para este blog.

    Postado por Augusto Barata às 04:06."

    ResponderExcluir
  17. Mes passado para receber os ticktes foi feito um mini recadastramento onde os funcionários eram obrigados a mostrar sua identidade funcional. assim sendo o que foi feito das sobras dos ticktes; por que não foi divulgado pelo "colaborador"pioneiro o resultado das sobras? Em tempo:sobra havia dai a quantidade de ticktes na casa do Robgol.

    ResponderExcluir
  18. Das 14:20, do ORGANOGRAMA DO MAL (publicado no Blog do Barata, edição do dia 26 de outubro de 2009), transcrito no seu comentário, aqueles personagens do mal hoje são objeto das investigações do Ministério Público, senão vejamos:

    1 - DOMINGOS JUVENIL: ACUSADO;

    2 - AUGUSTO GAMBÔA: INVESTIGADO;

    3 - MÔNICA PINTO: ACUSADA (COLABORANDO COM O MP E COM A JUSTIÇA);

    4 - SEMEL CHARONE: PRESA E ACUSADA (COLABORANDO COM O MP E COM A JUSTIÇA);

    5 - EUZILENE MARIA LIMA ARAÚJO: PRESA E ACUSADA (NÃO CONSTA QUE ESTEJA COLABORANDO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO E COM A JUSTIÇA).

    Como se vê, assistia razão àquela postagem de 2009, vez que todos os que integraram o ORGANOGRAMA DO MAL são investigados no esquema fraudulento que depenou os cofres da Assembleia e culminou num escândalo sem precedentes na história do Legislativo Paraense, que está sob a apuração do Ministério Público do Estado.

    ResponderExcluir
  19. Cara ALINE SANTANA, como aluna do Curso de Letras da UFPA sugiro-lhe que retorne ao Curso de Biologia da UEPA. O verbo é INSTIGAR e não "ESTIGAR". Quanto ao coletivo "Romper o Dia" a qual a distinta militante tanto se orgulha em pertencer, a única coisa que os mesmos costumam romper, são os porres do final de semana após uma longa jornada noturna nos forros do Vadião.

    ResponderExcluir
  20. Também acho que calaram o blog da perereca. Já o do bacana continua a puxação de saco da granfinada e dos salafrários. O do Parsifal parece que vive num país rico parecendo que a bronca não é com ele.

    ResponderExcluir
  21. Cara aline santana que encabeça esta coluna, sou funcionário da casa e me sinto como vc e o resto da população paraense e brasileira porque não vai demorar muito para sair esta lambança em todas as revistas de circulação nacional , acontece aline que apenas poucos e os mais chegados aos deputados faziam e fazem parte desta roubalheira aos cofres da alepa. havia mais de 20 anos que não tinha aumento para funcionários efetivos naquela casa, onde desde 90 nosso salário estava congelado, e eu como a grande maioria do bem nos sentimos também lesados por essa corja onde chefias como de licitação, finaceiro e a de obras foram as que mais enriqueceram estes sanguesugas do dinheiro publico e o pior é que eles ainda continuam em seus cargos de chefes aline, e como é uma casa politica não podemos fazer greve ou algo parecido , nem mesmo a asalp que é uma associação que deveria lutar contra essas injustiças simplesmente se vendem para todo presidente que assume , outrosim é o inacreditavel 41 deputados apenas 10 assinaram a CPI, os restantes estão com medo pois pegaram rios de dinheiro em outras administrações. então a coisa é mais complexa do que parece mais estamos juntos para tentar moralizar aquela casa do povo através desta ferramenta importantissima que é o BLOG DO BARATA e boa sorte para todos nós!!!!

    ResponderExcluir
  22. Barata , hoje na alepa estava o guto coutinho irmão do "honestissimo" zenaldo, procurando documentos da administração do brother, HHHUUUMMM!!!!!

    ResponderExcluir
  23. corre nos bastidores da alepa que a revista veja e a globo estarão esta semana para aprofundar sua materia, vai dar cagada, eu choro, kkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. caro barata vou fazer um comentario sobre o internauta que fez ou inumerou ornograma do mal grande jornalista voce le uma besteira dessa que da nojo sem aquela gostozura que e o humor com palavras apimentadas que faz muita gente rir sem aquele apetite de quem so escreve besteira como e o caso deste senhor que deve esta a beira dos cola tudo perdir ate a vontade de escrever desculpe quanta xxx no ventilador sem saber da onde vem este vento podre temos que ao menos respeitar esta casa parlamentar que e do nosso para amigo isso existe a mil anos corrupçao e cultura no nosso brasil ou nunca xxxxxxxxx triste

    ResponderExcluir
  25. Das 20:37, vou pedir pra Turma da Mônica e Cia dar um prêmio pra quem entender e traduzir seu texto. Tá bebendo na quarta-feira? PQP!!!

    ResponderExcluir