quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CONCURSADOS – A palhaçada de Zenaldo

Mise-en-scène no tênue limite da palhaçada. Assim pode ser resumida a audiência na qual o chefe da Casa Civil do governador Simão Jatene, o deputado federal tucano Zenaldo Coutinho (foto), recebeu dirigentes e uma parcela dos integrantes da Asconpa, a Associação dos Concursados do Pará. De mais objetivo, a audiência resultou, apenas e tão-somente, na suposta simpatia da atual administração em relação a proposta de que seja constituída uma comissão, na qual a Asconpa estaria representada, para acompanhar os desdobramentos dos concursos públicos – tanto os já consumados, como os que venham a ser realizados.
A audiência foi realizada no Palácio dos Despachos, na tarde desta última terça-feira, 11, estendendo-se de cerca das 17 horas até por volta das 18h30, reunindo, além de dirigentes da Asconpa, aproximadamente 30 concursados. Nela, como é marca do atual governo, Zenaldo Coutinho não deixou de mencionar a “herança maldita” legada pela administração da ex-governadora petista Ana Júlia Carepa. O chefe da Casa Civil não acenou com nada mais concreto. Sequer se deu ao trabalho de agendar uma nova audiência, para o encaminhamento das reivindicações mais imediatas dos concursados.
De resto, no que inevitavelmente soa a uma torpe ameaça de retaliação política, Zenaldo Coutinho acenou com a possibilidade de redirecionar parcela dos recursos próprios gerados pela Defensoria Pública para viabilizar a realização de concursos públicos em outros setores da administração estadual. A Defensoria Pública, recorde-se, está sob o comando de Antônio Roberto Figueiredo Cardoso, defensor público de carreira, eleito pelo voto direto – com o apoio da deputada petista Regina Barata, que não conseguiu reeleger-se - defensor público geral, com o dobro da votação de Paulo César Martins de Araújo Bona. O candidato da tucanalha, que tinha também o aval da família da então governadora petista Ana Júlia Carepa, Bona ganhou, como compensação pela nomeação de Cardoso, o cargo de subdefensor público geral.

32 comentários:

  1. Aí a iniciativa de profissionalizar a administração pública vai para o beleléu... A máquina administrativa vinha se mantendo graças aos temporários que não tem nenhuma culpa em ocuparem cargos. Culpa tem as sucessivas administrações que não se preocuparam em planejar a legalização dos cargos e carreiras.

    ResponderExcluir
  2. Se o Zelado for uma pessoa com o mínimo de equilíbrio não fará isso em uma instituição que não está presente em mais de 80 municípios que sofre é o povo pobre deste grande Estado.

    ResponderExcluir
  3. A nomeação de novos defensores deve ser uma prioridade para este governo assim como o fortalecimento da instituição e não o seu desmantelamento a sociedade está de olho, não repitam o erro do governo que se foi.

    ResponderExcluir
  4. Bata. O povo pobre do Pará merece respeito nomeação imediata de novos defensores

    ResponderExcluir
  5. O Defensor Público Geral deve estar com a corda no pescoço, quando o Jatene souber que o mesmo subia no palanque da Governadora Ana Julia para falar mal do governo do PSDB sua cabeça irá rolar.

    ResponderExcluir
  6. Aí está mais uma associação, que serviu ao tucanato para sua volta ao poder, sendo desmoralizada. Virão outras, não é AFBEPA?

    ResponderExcluir
  7. Barata

    Esse Governo tem poucos dias de existência e já demonstrou preocupação com os concursados. Quanto a Defensoria Pública não acredito que o Zenaldo, bem como a Administração que ele faz parte venha a deixar de lado as diversas informações e reportagens falando do deficit de defensores no Estado do Pará.
    O que devemos nos preocupar e acredito que você como uma pessoa preocupada com a democracia e certamente com as questões que atingem o povo Paraense, é que o gestão anterior encaminhou projeto de lei que aumenta o salário dos defensores públicos ao apagar das luzes. Será que a população do Pará é novamente vai sair perdendo.
    Será que ao invés de tentar pressionar a atual gestão, que nem teve tempo de trabalhar, vão tentar melar todo o esforço que vem sendo empreendido para melhorar a situação do povo pobre do Pará.

    ResponderExcluir
  8. A nomeção de novos defensores deve ser uma prioridade. O Governo anterior cometeu diversos erros no que tange a nomeação dos concursados. Essa tentativa de diálogo com os concursados através da Associação dos COncursados é um início.
    Não vamos fingir que o Governo anterior deixou o Estado em uma situação caótica. Vejamos o que os jornais vem noticiando sobre a situação da Defensoria no Estado.

    ResponderExcluir
  9. Barata, sou paraense e moro em Brasilia e acompanho daqui as agruras enfrentadas por voces no Pará, através da leitura do seu BLOG.
    Quanto a essa matéria dos concursados, tenho a dizer que se essa associação de concursados paraense conseguir fazer o governo do PSDB compor uma comissão para acompanhar "os desdobramentos dos concursos públicos, tanto os já consumados, como os que venham a ser realizados", eu voto no presidente dessa associação pra presidente da república.
    Porque é inimaginável um cenário, onde Simão Jatene e seus asseclas permitam a fiscalização de qualquer entidade da sociedade civil, em qualquer coisa que eles façam.
    Mas já merece elogios a corajosa luta desses rapazes e moças concursados, porque bateram de frente com os petistas governistas sem temer as consequencias.
    Haroldo Senna-DF

    ResponderExcluir
  10. É, esse governo pelo menos reconhece que a situação da defensoria é caótica - que em várias dezenas de cidades não tem um defensor sequer.

    Isso já demonstra um bom sinal sobre a extrema necessidade desses servidores. Servidores que devem servir à população SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR.

    Aqui no Pará a população e a mídia em geral tem insistido muito por mais defensores públicos, por mais acesso à justiça.

    A nomeação de mais defensores tem que acontecer, não existe desculpa pra que isso não ocorra!

    ResponderExcluir
  11. Em dois anos de concurso os aprovados na defensoria nunca foram recebidos pelo chefe da casa civil do governo Ana Julia em 12 dias de governo do PSDB isso já aconteceu no mínimo já existe uma forma diferenciada no tratamento que foi respeitoso se as noticias não foram as melhores pelo menos foi um grande passo que nunca ocorreu na gestão passada

    ResponderExcluir
  12. Esse Defensor Público Geral tem compromisso é com seu bolso vejo todos os dias a luta de minha irmão para ser nomeada e esse grande gestor muito preocupado com o povo do Pará mande um projeto de lei para a Assembléia Legislativa com aumento de remuneração para os defensores, será que neste momento o interesse público está de que lado nomeação de novos defensores ou aumento de salário dos atuais

    ResponderExcluir
  13. anonimo 12 de janeiro de 2011 22:25, não fale mais isso esse tema é tabu se a gestão da defensoria pública souber que voçe está dando públicidade a esse projeto de lei eles não vão gostar.

    ResponderExcluir
  14. Barata. Será que isso é real em um Estado em que 80 municípios não possuem defensores públicos os concursados ainda tem que brigar por suas nomeações é coisa de outro mundo.

    ResponderExcluir
  15. Acorda Defensor Geral esqueça esse aumento de remuneração e use esse dinheiro para dar dignidade ao povo do Pará chamando novos defensores públicos.

    ResponderExcluir
  16. Vocês que sequer entraram na instituição deveriam lutar pela valorização da carreira, aumento salarial dignifica o profissional que passa horas atendendo aos mais necessitados isto é uma contrapartida pela dedicação dos Defensores.

    ResponderExcluir
  17. OI pessoal
    Não existe somente esse concurso.Vcs estão esquecendo o Renato Chaves que ainda não nomeou o perito classificado em primeiro lugar .
    Primeiro lugar é difícil não ser nomeado,vcs não acreditam?
    O individuo larga seu emprego e há um ano está desempregado.
    Muita falta de competência.

    ResponderExcluir
  18. A perícia cientifica toda sucateada imagina o 1º colocado não ter sido nomeado os criminosos devem estar adorando

    ResponderExcluir
  19. Eu gostaria que algm defensor disse aqui, quantos eles somavam antes do governo passado, e quantos foram chamados através de concurso público, e de quanto foi o aumento de vencimento de suas excelências? Eu sei as respostas e acho que, se ouve uma melhora considerável nesse estado em relação à Defensoria Pública Estadual, isso se deve ao reconhecimento do governo de Ana Júlia, gostem ou não.

    ResponderExcluir
  20. Caríssimo Barata,
    Leio este blog há 1(um) ano e sei do teu comprometimento com a verdade, por isso sobre a informação de que: "Zenaldo Coutinho acenou com a possibilidade de redirecionar parcela dos recursos próprios gerados pela Defensoria Pública para viabilizar a realização de concursos públicos em outros setores da administração estadual."

    Para quem esteve na reunião, e aqui todos podem confirmar, o Chefe da Casa Civil em momento algum disse a informação aqui postada, o q foi dito foi o seguinte: o Estado está em crise, oq é comum de ser dito em início de Governo e que poderá ser remanejada verba de qq órgão ou instituição ou secretaria caso o Estado precise, e nunca jamais de que seria remanejada verba da Defensoria para viabilizar a realização de outros concursos. Até pq ficou bem claro na reunião, q a preocupação do Governo é em resolver a situação dos atuais concursados que aguardam nomeação.
    Na reunião não foi conversado, em nenhum momento a realização de novos concurso públicos.
    Como todo o povo do Pará sabe, a situação da Defensoria Pública é bem complicada. Há 350 cargos de Defensor Público que nunca foram preenchidos, há 78 cargos vagos na instituição e 80 concursados aprovados aguardando nomeação desde agosto de 2009.

    ResponderExcluir
  21. E mais os concursados não são nomeados pq há um PL que foi para a ALEPA no último dia de Governo da Ana Júlia, que visa o aumento da remuneração dos Defensores na ativa.
    Este aumento, que ao meu ver, seria justo, caso a carreira estivesse preenchida e em cada comarca do Estado a população contasse com um Defensor titular efetivo e permanente, vem sob a justificativa de valorização da carreira, pois os Defensores trabalham demais, e isso é fato, e merecem salário mais justo; os Defensores não param na carreira pq trabalham muito, qndo na verdade os Defensores não param na carreira pela falta de estrutura física da Defensoria Pública.

    E sobre o tão famigerado e super necessário aumento de salário, segundo o III Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil , produzido pelo Ministério da Justiça em 2009: de 2005 a 2009, os Defensores Públicos do Estado do Pará tiveram aumento salarial na base de 601,78%.

    Pois bem, sobre a sobrecarga de trabalho, estão sobrecarregados devido ao déficit de Defensores, aí a Defensoria Pública publica no jornal O LIBERAL de hoje, 13.11.2011 a seguinte matéria: Defensoria já fez mais de 5 mil atendimentos no serviço de utilidade pública "Disk Defensoria-129", serviço este realizado por 14 estagiários de direito...
    Barata, o povo precisa de Defensores, atendimento corpo a corpo, o Defensor Público não é só um advogado de pobres, é sobre tudo um agente comprometido com o Estado Democrático de Direitos!!
    Nomeação de Defensores já!

    ResponderExcluir
  22. Chegamos ao ponto em que queríamos a defensoria contratando estagiário para atender a população por telefone isso é um engodo um farsa estagiário é pra ser supervisionado e não trabalhar autonomamente

    ResponderExcluir
  23. Os aprovados do Renato Chaves realizam academia abandonaram seus empregos não foram nomeados e hoje inclusive alguns estão passando por necessidade isto fere a dignidade da pessoa humana.

    ResponderExcluir
  24. O que será que vai ter que acontecer para o governo nomear os aprovados em concurso público uma guerra civil. Acordem governantes

    ResponderExcluir
  25. Na SEDES os temporários dominaram o órgão o MP sabe e finge não ver a quem se socorrer ?, estamos a deriva.

    ResponderExcluir
  26. Barata por favor gostaria que vc comentasse a situação do Sahid Xerfan, ele é considerado inabilitado para função pública conforme o Tribunal de contas da união. Como uma pessoa é condenado pelo tribunal que fiscaliza as contas públicas ser nomeado secretario de estado.

    ResponderExcluir
  27. Esse Zenaldo pensa que todo mundo é tolo. Ele só sabe fazer é proselitismo político, o resto é pura conversa pra boi durmir.

    ResponderExcluir
  28. Quero saber quantos defensores públicos atuavam no estado antes de Ana Júlia.

    ResponderExcluir
  29. Barata
    Os concursados fizeram inúmeros protestos no Governo Ana Júlia, que abriu sim diversos concursos, porém chegou ao cúmulo de não nomear diversos concursados em detrimento dos temporários. Se o Governo dela tivesse a aprovação da população, como o teve o Governo do Presidente Lula, que esse sim valorizou o funcionalismo, o povo teria optado pela continuidade do seu Governo.
    É inegável que a Ana Júlia melhorou a Defensoria, porém vejamos a quantidade de defensores que realizam itinerâncias e visitas de um dia a comarcas que não possuem defensores.
    Será que o defensor indo a uma comarca uma vez por semana, ou por mês ele consegue dar conta do serviço?
    Será que é justo que as nomeações de centenas de concursados, seja colocada de lado por conta do aumento de uma determinada classe, aumento este que foi encaminhado para a ALEPA no apagar das luzes, para que a população de nosso Estado não tivesse ciência deste ato.
    Barata, o povo paraense anceia por justiça social, e está só será feita quando nossos Governantes abrirem a porta de seus Gabinetes para nossas reinvindicações, como fez o Secretário Zenaldo Coutinho.
    Que essa ação traga bons frutos, ou seja a nomeação de mais defensores e de todos os concursados, bem como a IMEDIATA prorrogação dos concursos que estão prestes a vencerem.

    ResponderExcluir
  30. Barata

    Seria interessante que a Defensoria fizesse uma enquete, ou fizesse uma pesquisa de satisfação com a população que ela assiste, para ver se a população aprova os serviços prestados por ela.

    É legal trazer a baile dados, porém seria mais interessante ver se a população concorda com essas informações.

    Se o projeto de lei que reforma a lei da defensoria, realmente fosse gerar Autonomia para ela, se realmente fosse um projeto democrático ela submeteria o mesmo a discussão dos diversos movimentos sociais que estabelecem diálogo com ela. Será que o povo Paraense opta por mais defensores ou pelo aumento dos que já estão ai?

    O que é melhor para o povo que anceia por justiça, mais defensores ou o aumento de salário?

    A quem serve o Estado, a uma classe ou as pessoas mais pobres?

    Ainda bem que o GOvernador em seu discurso de posse, salientou a necessidade de se fazer um pacto social, contra a pobreza, etc, assim podemos garantir que certamente, como ele já demonstrou que irá cumprir com sua palavra.

    ResponderExcluir
  31. No governo anterior pelo menos teve concurso e foram muitos concursados chamados tenho como exemplo eu,isso pq o Jatene fez o favor de não assinar o decreto junto a ALEpa pra manter os temporários e o governo PT pagava multa por dia pra manter cada temporários.
    Agora sei, que tem secretaria nomeando cunhada e sobrinho com DAS 4 e 3, como é o caso do secretário da SEPOF, BACURY tá plantando uma arvore de parente na sepof,fora que ele ta trazendo vários aposentados pra ativa, tirando a oportunidade das pessoas novas que estão fora do mercado.Bacury te adimiro mas manda os aponsentados pra casa fazer crochê , lugar de aposentado é em casa cuidando dos netos, rsrs

    ResponderExcluir
  32. JA VI QUE O JATENE JA FEZ BESTEIRA DE COLOCAR ESSE DESPREPARADO NOSSA AGORA TA NOMEANDO SO OS ANTIGOS DO PSDB FREDERICO MONTEIRO,TELMA GUERREIRO E MAIS PAULO ELCIDIO PARA UM SETOR QUE NÃO EXISTE SO PRA DA CARGOS A ESSES SUGADORES

    ResponderExcluir