terça-feira, 5 de outubro de 2010

PESQUISA – Urnas confirmam projeções do blog

Nem tudo que é legal é necessariamente ético. E nem sempre o que é ético é necessariamente legal.
Esta, em resumo, é a lição que fica do desfecho do primeiro turno da eleição para o governo do Pará, no qual as urnas acabaram por confirmar as projeções antecipadas por este blog, que sinalizavam a realização do segundo turno, com base em uma pesquisa encomendada ao Instituto Acertar, de Belém, mas não registrada na Justiça Eleitoral. Comandado por Américo Canto, um profissional de competência e probidade reconhecidas, o Instituto Acertar, cujo endereço eletrônico é http://www.acertarcoop.com.br/, se notabilizou, ao longo dos seus quase 20 anos, pela margem de acerto de suas projeções, como se pode constatar acessando o link http://www.acertarcoop.com.br/p_pesquisa19.asp . O que justificou a opção do blog, ainda que a pesquisa fosse originalmente destinada ao consumo interno de uma parcela de candidatos petistas a deputado, federal e estadual, politicamente discriminados pelo governo Ana Júlia Carepa.
Ao contrário das projeções trombeteadas pelos dois maiores grupos de comunicação do Pará, a pesquisa que balizou as projeções do blog não foi registrada no TRE, o Tribunal Regional Eleitoral, mas contém o condimento indispensável para servir de parâmetro – a credibilidade. Exatamente o que tem faltado ao Ibope, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, contratado pelas ORM, as Organizações Romulo Maiorana, que incluem o jornal O Liberal e a TV Liberal, esta afiliada da TV Globo. Credibilidade da qual também carece a pesquisa de intenção de voto do Instituto Veritate, em parceria com o Laboratório de Ciências Políticas da UFPA, a Universidade Federal do Pará, da qual lançou mão a RBA, a Rede Brasil Amazônia de Comunicação, o grupo de comunicação da família do ex-governador Jader Barbalho, do qual é carro-chefe o Diário do Pará, o jornal de maior vendagem no Estado.

20 comentários :

Anônimo disse...

Barata, esse Instituto Veritate não acertou nenhuma, prejudicando a imagem do Laboratório de Ciências Políticas da UFPA.

Anônimo disse...

Barata, mais uma vez você colocou ordem na casa. Alguém precisava escrever isso lembrando sempre que essas pesquisas viciadas são o forte aqui no estado. Eu quero ler agora os comentário aqui no blog. Essa galera esquece que você guarda material do fundo do poço. Parabéns!

Anônimo disse...

Pô, meu irmãozinho, vê se não some. A nossa sorte é que quando tu voltas, tu voltas com os ca..rambas. Valeu! Já ia esquecendo de te contar, sabe aqueles remedinhos que acalmam os nervozinhos? Pois é, já esgotaram nas duas redes fortes de farmácia da city.
Tem camarada cortando os pulsos.

Anônimo disse...

De fato, o laboratório (não o Edir, pois esse não tem jeito) tem muito a explicar nessa eleição. Desde a primeira pesquisa os votos da Ana Júlia nunca chegavam aos 30% que me parece é a marca histórica do PT por aqui. O problema não eram os números do Jatene pois nesse caso 0s 48% conseguidos estariam dentro da margem de erro do IBOPE que deu 50% ao mesmo. Ana Júlia e Juvenil é que sempre apareceram muito baixos,e no caso da Ana mais distante ainda da margem de erro. O Instituto Acertar só errou um pouco em Jatene e poderia até dar um desconto, pois quem sabe jatene não teria mesmo até 42% e teria sido inflado pela influência do IBOPE e do Veritate? O resultado das urnas mostrou que o Américo Canto se aproximou da verdade e colocou em xeque a péssima reputação do Wladimir e do Edir Veiga (conhecidos de décadas das esquerdas locais).

Anônimo disse...

Sabe o que interessa? é que o Jatene, sem Almir, sem Jader, sem a ´"máquina", colocou quase quinhentos mil votos de diferença na Ana. Que venha o 2º Turno!

Anônimo disse...

Na SEAD, a "múmia" do Gerson Peres não se elegeu, agora todos os DAS serão Obrigados a ir as ruas balançar bandeira, distribuir panfletos e fazer corpo a corpo. Quem não aceitar será exonerado. Não vai dar muito certo, já teve funcionário da folha de pagamento, efetivo que colocou o cargo à disposição.. é...

Anônimo disse...

Por curiosidade fui ao blog do senhor cientista político. Pela mãe do guarda, aquilo é uma vergonha. Prefiro mil vezes os comentaristas que enriquecem o blogdobarata que são bem informados e têm humor.
Nazica nos salve!

Anônimo disse...

Vcs esperavam outro resultado da pesquisa do Edir...kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Agora eu gostaria de ouvir aqueles que disseram que a pesquisa PPGCP/UFPA/Veritate errou. O que dirão? Nada! Dissimular-se-ão nas sombras cobertos com suas leviandades.

Anônimo disse...

O anônimo das 19:40 acredita em coelho da páscoa, papai noel e outros seres mitológicos.
Lógico que o "JARDE" já estava e está apoiando indiretamente o Jateve, assim como os prefeitos e os candidatos as eleições proposcionais do PMDB.
Ana Judas tem 42% de rejeição, ou seja, quem votou no Jateve a rejeita, porém, os outros 52% poderão ser negociados ainda com o PT e principalmente pelo PR e PSB.
Até porque as pesquisar inflaram o Jateve. bj me liga!

Anônimo disse...

calaram? dissimularâo-se nas sombras? RECOMENTO TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO! AFETAMINA AFETA PROFUNDAMENTE A PERCEPÇÃO E FAZ A PESSOA ALUCINAR

Anônimo disse...

Barata
Realmente o Edir não acertou a posição do Jader em sua pesquisa e sabem porque?Caso ele não colocasse Jader em primeiro lugar ,o resultado das pesquisas não seriam divulgadas.
Ele é um cientista e tantokkkkkkkk

Anônimo disse...

Sofre PTzada! Já foi um sufoco passar para o segundo turno, agora com essa vantagem estratosférica do Jatene a agonia vai ser maior! Sofre!

Anônimo disse...

Pesquisa UFPA/Veritate: imperícia metodológica ou fraude política?

O levantamento realizado pelo Veritate em conjunto com a UFPA sobre as intenções de voto para o governo do estado foi completamente desmoralizado pelo resultado das urnas, vários erros, que jamais poderiam ser cometidos a não ser por amadores inaptos, levam a crer que a “pesquisa” foi na verdade um instrumento de propaganda política dos tucanalhas.
A pretensa “pesquisa” estabeleceu um prognóstico amplamente favorável ao tucanalha Simão justificando seu triunfalismo charlatão, típico dos déspotas provincianos, algo lamentável para a gambiarra democrática das eleições estaduais.
Acreditar que o PT só conseguiria no máximo 22% dos votos é complicado, pois a média histórica do partido é entre 27% e 30% do eleitorado. Em 2006, o PT conseguiu 37,52% no 1º turno, em 2002 a até então desconhecida Maria do Carmo obteve 28,97% dos votos também no 1º turno, exatamente contra o tucano Simão que desfrutava de toda força da máquina pública administrada por Almir Gabriel, na eleição atual a média foi mantida com 37%
Outro grotesco palpite do levantamento foi apontar o candidato do PSOL como lanterna da disputa, algo absolutamente improvável diante da comparação entre a estrutura partidária do PSOL (base, nº de militantes, verba para campanha e figuras públicas) e do PSTU.
A manipulação é emblemática, pois demonstra o caráter fascista do PSDB, que mesmo sem estar no controle institucional do aparelho de estado manipula e fabrica informações com a única intenção de fraudar a disputa eleitoral.
O cenário de vitoria do PSDB representa a volta do que há de mais espúrio no âmbito das oligarquias regionais: manipulação midiática, intolerância política, precarização do serviço público, arrocho para os servidores públicos, plutocratização do aparelho de estado, criminalização dos movimentos sociais, mercantilização dos direitos sociais, privatização e muita corrupção.

Pela construção emergencial de uma frente antifascista contra os tucanalhas!

Defesa incondicional dos direitos dos servidores públicos estaduais!

Viva o socialismo!

Anônimo disse...

OH VERITATE, VÊ SE FALA A VERDADE... RSRSRSRS

Anônimo disse...

Barata
Sabes porque eu gosto do teu Blog?
A tua censura permite que falem mal de ti e tu publicas todas as ideias e teorias dos anônimos.No Blog do Edir Veiga só existem elogios pra ele.Que é estranho é.
Será que ele pensa que o povo é idiota?

Anônimo disse...

Barata
Sabes porque eu gosto do teu Blog?
A tua censura permite que falem mal de ti e tu publicas todas as ideias e teorias dos anônimos.No Blog do Edir Veiga só existem elogios pra ele.Que é estranho é.
Será que ele pensa que o povo é idiota?

Anônimo disse...

SÓ SEI QUE OS GRANDES DA MÍDIA PARAENSE JÁ ESTÃO APOIANDO O JATENE, BASTA VÊ, QUANDO FLEXA RIBEIRO GANHOU PARA O SENDAO, NO OUTRO DIA JÁ ESTAVA VISITANDO AS INSTALAÇÕES DA RBA, E A LIBERAL NÃO PARAVA DE NOTICIAR QUE FLEXA IRIA BUSCAR APOIO AO JETEVE.

Anônimo disse...

Oi anônimo das 22 53
Vai ter outra eleição pra Senador caso haja a anulação dos votos de Jader e Paulo Rocha .
A classe A deste Estado vai com o Flecha que já apareceu nessa mesma mídia injustamente preso pela Policia

Anônimo disse...

Injustamente? A Operação Pororoca foi uma mega missão da PF e prendeu sim o seu Flexa. A sorte dele é que os adversários não se preocuparam com ele e não o denunciaram por ficha suja. Ele fez horrores com dinheiro público aqui em Macapá. E o processo continua rolando, só que vai pra fórum privilegiado (senador). Isso é Brasil!