quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 – O desafio de Jader Barbalho

O resultado das urnas embutiu ainda uma advertência ao ex-governador Jader Barbalho (foto), o morubixaba do PMDB no Pará e candidato da legenda ao Senado. Na expectativa do julgamento do STF, o Supremo Tribunal Federal, sobre a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, na clara contramão de dispositivos constitucionais, ele ainda teve que amargar ver Fernando Flexa Ribeiro, até então um senador sem votos, retornar ao Senado como o candidato mais votado no Pará. Flexa Ribeiro teve 17 mil votos a mais que o próprio Jader Barbalho, o que sugere a extensão do aparente desgaste do ex-governador, diante da recorrente associação do seu nome a denúncias de corrupção.
Na eventualidade do STF ratificar a decisão do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, que cassou o registro da sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa, Jader Barbalho ficará diante de um colossal desafio, em termos de sobrevivência política. Se assim for, ele voltará a ficar sem mandato e, pelo menos em tese, sem maior poder de barganha, tenha sido significativo, ou não, o desempenho do deputado Domingos Juvenil, presidente da Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará, como o candidato do PMDB ao governo do Pará. Com o agravante de que seu filho e presumível herdeiro político, Helder Barbalho, concluirá em 2012 seu mandato como prefeito reeleito de Ananindeua.

10 comentários:

  1. Barata
    Voçe sabe que nos ultimos 50 anos, não surgiu nenhum lider politico melhor preparado e com ligação profunda aos anseios da população do Pará como Jader Barbalho.
    Veja a votação que teve ,cerca de 1800000 votos.
    Nenhum politico desta região e talvez do Brasil resistiria, nem a um décimo das denuncias e difamações que este homem ESTADISTA, sofreu, sempre mantendo a serenidade e sem acusar niguem.Todos, sempre no fim, vem lhe pedir apoio e proteção, veja Almir como exemplo, Helio e muitos outros.Então é bobagem e inveja quem duvida da sua condição de lider e ESTADISTA BRASILEIRO que mais construiu em sentido amplo, em todo o Pará .

    ResponderExcluir
  2. Tudo leva a crer que o PT deu um tiro no pé ao deliberar dar o segundo voto em Jader Barbalho. Se os militantes do partido realmente votaram em Jader, isso certamente contribuiu para que Jader obtivesse os 66.386 votos há mais que Paulo Rocha. Aliás, é bom lembrar que foi Jader quem bolou a estratégia de lançar apenas um candidato ao senado para viabilizar uma espécie de troca pelo segundo voto com as outras duas principais coligações que também adotaram a tática do PMDB, deixando a segunda vaga em aberto. Só esqueceram de combinar a artimanha com o eleitor. Com isso Jader se beneficiou de votos dos candidatos Paulo Rocha e Flexa Ribeiro. Jader, apesar de trombetear nos programa eleitoral e nos meios de comunicação dominado por ele que seria o senador mais votado do Pará, amargou o segundo lugar, atrás de Flexa Ribeiro, que no início da campanha era visto por muitos como senador sem votos.

    ResponderExcluir
  3. Gente
    O Jader mesmo com toda a divulgaçao pela ORM de que estava cassado obteve essa votação toda.
    Será que os anónimos não pensam?
    E Flecha que se cuide porque todo o Para viu ele ser preso ou não viu?
    Só se salva a Marinor.

    ResponderExcluir
  4. ao ler o primeiro comentário eu não sabia se ria ou se chorava...

    ResponderExcluir
  5. Tanto o Jáder quanto o Paulo Rocha ficaram no ficha limpa. Porém, esse flexa escapou, pois ainda não foi julgado o processo que responde por fraude em licitações, quando foi preso pela PF. Só escapa a dona Marinor.

    ResponderExcluir
  6. Ana Júlia,
    Quem mandou vender a alma para o diabo!!!
    Leia-se Diabos(Puty,Marcilio, Botelho e por fim Duciomar)este que NUNCA TE APOIOU.
    Vais perder nas urnas!
    O pior vais perder(se já não perdeu) o respeito da militância do PT se tiveres vergonha na cara deverias aproveitar o dia de hoje(Círio) e pedir perdão para todos que destes as costas.
    Por tua causa e dos PTtralhas teremos que aguentar mais 12 anos de Tucanos.
    A fascinação do poder te subiu pra cabeça e esquecestes que o PT têm muitos e muitos militantes que pra fazer campanha não precisam de DAS,
    fazem por amor porém querem ser ouvidos.
    Ora,
    se tinhas coligado com o PMDB(Jader Barbalho) deverias ter honrado o compromisso até o final.
    Perdeu.....
    Perdeu não só o Governo....
    Perdestes o respeito da grande maioria do povo do Pará.
    Espero que o Puty te chame pra ser assessora dele.
    Continuarei sendo petista pois entendo que o partido é muito maior do que esta DS.
    E me envergonho de vc e não do PT.

    ResponderExcluir
  7. Bacana, o anônimo das 21:13 hs., em suas colocações, tem razão. Voto Ana Julia mas acho difícil reverter a vantagem de Jatene. Aguardemos. Em 15.10.10, Marabá-PA.

    ResponderExcluir
  8. Ao soltar a infeliz frase - "eu não perdi, quem perdeu foi o povo" Ana Júlia ratificou, de maneira melancólica, a sua incompetência para gerenciar qualquer coisa - até mesmo sua carreira política. Transferir para o povo a sua derrocada nas urnas só faz crer que ela não respeita a soberania do voto (que emana do povo, princípio mor da democracia), portanto, não respeita também seus princípios e suas convicções... Seja lá quais forem!

    ResponderExcluir
  9. Jader Barbalho ainda tem índios para comandar por essas ocas. Mas depois dessa, o seu cocar e seu batoque (beição) perderam muito em seu poder de influenciar e impressionar.

    ResponderExcluir
  10. O Jader Barbalho, para mim, é o pior expoente da política paraense, pois foi ele quem começou a roubalheira generalizada nesse estado. Ele acabou sendo o professor dos modos de agir dos políticos que vieram após ele, que culminou com a sangria que assistimos.

    ResponderExcluir