terça-feira, 10 de agosto de 2010

PT – Presidente do Sindetran deixa o partido

Com críticas contundentes ao governo Ana Júlia Carepa, por não respeitar o acordo celebrado com os servidores da autarquia, Elias Pereira Monteiro (foto), presidente do Sindetran, o Sindicato dos Servidores do Detran, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará, se desfiliou do PT nesta última segunda-feira, 9. Na carta enviada ao presidente regional do PT, João Batista, ele acusa o governo petista de tratar com “molecagem” as reivindicações dos trabalhadores.
Filiado ao partido desde 1988, Monteiro é o segundo presidente de sindicato a se desfiliar do PT, na esteira de divergências com o governo Ana Júlia Carepa. Antes dele, Charles Alcântara, ex-chefe da Casa Civil do atual governo e hoje presidente do Sinditaf, o Sindicato do Grupo Ocupacional, Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, também rompeu com o PT, na esteira de discordâncias abissais com o Palácio dos Despachos.
O desrespeito do governo Ana Júlia Carepa ao acordo celebrado com os servidores do Detran, através do Sindetran, foi o estopim para o término da desgastante relação de Monteiro com os petistas abrigados no Palácio dos Despachos e, por extensão, com o próprio PT. Na greve deflagrada em março deste ano pelos servidores do Detran, que se estendeu de 11 a 19 daquele mês, ele foi agredido, e teve inclusive sua camisa rasgada, em uma escaramuça envolvendo grevistas e PMS e seguranças acionados pela então diretora Administrativa e Financeira do Detran, Maria Denise da Silveira. A exemplo do diretor geral na época, Alberto Campos, Maria Denise da Silveira é também pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, a cujas lideranças coube o Detran, no loteamento político do governo, em troca do apoio à reeleição da governadora Ana Júlia Carepa.
Com o recrudescimento da surda hostilidade entre o Palácio dos Despachos e o PMDB, Alberto Campos acabou defenestrado do cargo e substituído por Rosemary Teixeira, avalizada pelo PDT, depois da adesão da legenda à campanha pela reeleição da governadora Ana Júlia Carepa. A maior credencial da nova diretora geral é ser mulher do ex-deputado pedetista Luís Cunha, eleito recentemente conselheiro do TCE, o Tribunal de Contas do Estado, com o apoio da governadora Ana Júlia Carepa.

7 comentários:

  1. O caso SESPA X UBS Pedreira

    Embora com pouca divulgação na imprensa, as manifestações na Pedreira por causa das más ações deste governo com servidores e a comunidade, continuaram ontem pela manhã, quando ao tentar "impôr ordem no galinheiro" a secretária Silvia Comarú viu-se cercada de dezenas de ruidosos líderes comunitários que invadiram a unidade, reclamando muito e exigiram o retorno da ex-diretora recentemente exonerada, justamente por esta ter agido com franqueza e honestidade, resolvendo bater de frente com a diretoria da SESPA pela manutenção (e melhorias) dos serviços da unidade em prol do público usuário.

    Novamente foram renovadas aos servidores as promessas de que a unidade não vai mais ser municipalizada, que vai virar uma URE disto ou daquilo, etc. Ninguém acreditou uma palavra do que a Comarú voltou a prometer, pois sabem que na surdina dos baginetes, estão só deixando passar a eleição para cometerem mais esta traição.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma atitude que todos os militantes do PT deveriam tomar. Isso porque o atual governo do PT está desconstruindo a luta por melhorias dos trabalhadores e da própria sociedade. Acredito que a atitude do Presidente do Sindetran é de extrema importância para que o partido reveja o seu conceito de ÉTICA. O PT de hoje está longe do que fora outrora.

    ResponderExcluir
  3. O peteimso nunca negou que não importa quem seja, professor, sindcalista, etc, que não entender das necessidades do partido para ter poder, não vai livra a cara de ninguém de levar uma pauladas. Isso é por enquanto....

    ResponderExcluir
  4. O peteimso nunca negou que não importa quem seja, professor, sindcalista, etc, que não entender das necessidades do partido para ter poder, não vai livra a cara de ninguém de levar uma pauladas. Isso é por enquanto....

    ResponderExcluir
  5. esse monteiro é do psol, cabra macho que estar assumindo a campanha do deputadfo estadual edmilson rodrigues futuro prefeito de belém, é isso ai camaradas vamos romper com esses que só pensam em si mesmo!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O Charles Alcântara do SINDIFISCO e que foi Chefe da Casa Civil saiu do PT e agora foi o Monteiro do SINDETRAN, espero que todos os sindicalistas façam a mesma coisa porque o PT não cumpre promessas feitas aos trabalhadores. De Partido dos Trabalhadores, o PT virou Partido de Torturadores dos Trabalhadores (PTT)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo de 10/08 (05:32), quem manda na SESPA é o BETO CAREPA, a SILVIA CUMARÚ é apenas boneco de ventrículo

    ResponderExcluir