quarta-feira, 7 de abril de 2010

DESGOVERNO – O caos na Escola de Governo

Caótica e desoladora. Assim é descrita, pelos servidores de carreira nela lotados, a situação sob a qual se encontra a Escola de Governo, transformada em um feudo do PRB, o Partido Republicano Brasileiro, uma legenda de aluguel, que no Pará é o braço político da Igreja Universal. Esta vem a ser a igreja comandada pelo autonomeado bispo Edir Macedo, acusado de formação de quadrilha pelo Ministério Público de São Paulo.
Transformada em moeda de troca, a Escola de Governo foi tomada de assalto pelos pastores da Igreja Universal, como contrapartida pelo apoio do PRB à campanha de reeleição da governadora Ana Júlia Carepa. Até recentemente a escola teve como diretor geral Divino dos Santos (foto), pastor da Igreja Universal, cuja escolaridade não ultrapassa o ensino fundamental. Pré-candidato a deputado federal, por exigência da lei eleitoral Divino foi exonerado, a pedido, sendo substituído por Walter Vieira da Silva, um obscuro personagem, sobre o qual nada se sabe, presumindo-se que seja também pastor da Igreja Universal. A respeito do novo diretor geral sabe-se, apenas, que nas eleições de 2006 doou R$ 2 mil para a campanha de Francisco Carlos Ribeiro, do PRB do Pará.

29 comentários:

  1. este novo pastor fez um discurso bastante politico na sua posse, tao politico que se matou a charada logo: de EGPA ele nada entende.

    ResponderExcluir
  2. “De asilo a hospício, é no que prédio Dom Macedo Costa se transformou”

    Um local que começou abrigando idosos, hoje em dia encontra-se pessoas numa total crise de identidade, tudo por conta de um Governo esquizofrênico, que é esta gestão petista.

    Entregar um órgão voltado para educação nas mãos de quem se quer tem qualificação técnica pra isso é no mínimo um descaso, pra não dizer algo mais estarrecedor, de um Governo que se diz preocupar com “todos”.

    Fazer “vista grossa” para o que vem acontecendo na EGPA é no mínimo uma irresponsabilidade muito grande da matriarca do Executivo, afinal, fatalmente tal desatino servirá de um grande golpe na campanha eleitoral que bate as portas, pois este descalabro será apenas mais um fato para voltar o servidor público contra este Governo de malucos, pois senhora Governadora, a EGPA é de TODOS os servidores públicos estaduais, tratando-a bem, automaticamente a Senhora estaria tratando bem os servidores, pelo visto não é, nem nunca foi este seu objetivo, tratar bem quem faz esse Governo “andar” não faz parte dos seus planos.

    Pra vcs que nunca viram um hospício, lá na Almirante Barroso existe um, a cada dia chega um maluco (obreiro) novo, com uma nova anomalia mental, chegam lá em estado catatônico e assim permanecem, pra quem não sabe o que é isso, é alternância entre passividade( ficar parado sem fazer nada) ou excitação repentina (zanzar pelos corredores) não servem pra nada, quer dizer, não servem em nada para melhoria da gestão pública, só servem para aumentar os cofrinhos da Universal. Apelar pra quem?

    ResponderExcluir
  3. É Barata os poucos cursos que estão acontecendo está tudo na base do fiado, os instrutores sabem-se lá quando vão ver a cor do dinheiro; está cheirando a calote!

    ResponderExcluir
  4. A pergunta que nao quer calar...QUEM É Walter Vieira da Silva??? Da onde saiu este senhor? Será que alguém pode responder?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo das 22:47 sabe-se lá de onde veio esse senhor, mas parece com aquelas figuras saída das treevvvaasss.

    ResponderExcluir
  6. "este novo pastor fez um discurso bastante politico na sua posse, tao politico que se matou a charada logo: de EGPA ele nada entende."

    Qual de vocês, efetivos ou temporários, entendia alguma coisa de EGPA até ingressarem no serviço público? Não queiram me dizer que aprenderam tudo estudando o Regimento Interno ou A lei de criação da Escola de Governo. Aprender é um processo, logo, existem etapas. O que vocês sabem hoje sobre serviço público construiu-se por meio da prática diária. Vamos esperar que pelo menos o atual gestor procure aprender a dinâmica de funcionamento da Escola. Em outras palavras, que ele procure fazer como todos -os compormissados com suas funções- fizeram ao assumirem uma função pública.

    ResponderExcluir
  7. Caro Henrique, na estoria de Alice no pais das maravilhas, tinha um personagem coelho que dizia ser muito tarde, muito tarde!Alice ficava nervosa! posso ve-lo correndo nos corredores da egpa dizendo ao gestor que não ha mais tempo de aprender como funciona a egpa, é tarde, é muito tarde!quanto àqueles que nao entendiam da egpa ao entrarem, entendiam da politica educacional (que nao é politica partidaria e nao confunda, por favor),entendiam das tecnicas e estrategias para que o trabalho evoluisse`. Para se por em pratica a eficiencia técnica é preciso conhecimento técnico.Simples, não existe misterio. Agora com um gestor é diferente: ele precisa confiar na equipe, precisa entender de pessoas e ter a humildade de reconhecer que precisa disso para demandar e delegar,mas sao duas coisas que os gestores desse governo trocam dor mandar e desconhecer.Mas como dizia o coelho de Alice, não há mais tempo, é tarde, é muito tarde.Cortem-lhe a cabeça! diria a rainha de copas(figurado, por favor, ta gente?)
    Lucia

    ResponderExcluir
  8. Lily, pelo menos como asilo foi mais util à população, claro, ate o trabalho dos tecnicos serem tratados como nada.

    ResponderExcluir
  9. "um aviso chegou por email para alguns: por motivo de contenção de despesas nao foi possivel enviar correspondencia a tempo" .por email!

    ResponderExcluir
  10. peraí, quem foi uma considerada senhora que passou um tempao na egpa? gastou os tubos com uma publicação carissima e um coquetel tambem caro na estação para comemorar os grandes feitos da egpa? cade os grandes feitos?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo 10:16 essa senhora não seria a cumadre da governadora que usou a EGPA para fins eleitoreiros, aliás, é essa a prática desse governinho só pensar em reeleição, e o povo que se lixe.

    ResponderExcluir
  12. Foi bom esse seu texto, quero denunciar que há mais de 20 dias não consigo acessar o site da EGPA.
    Alguém pode informar o que houve?

    ResponderExcluir
  13. Caro Henrique,
    Como dói ler “VAMOS ESPERAR” falaram a mesma coisa do Divino, entrou e saiu e não disse a que veio, só fez gastar, gastar, aquele gabinete megalomaníaco, carros, uso do bem público em prol de interesses particulares.

    Eu vou esperar o que? Durante 4 anos esperamos MUITO deste Governo e nada aconteceu. Quer dizer não aconteceu nada de BOM.

    Este é o 4º diretor que a EGPA tem em menos de 4 anos, quem consegue desenvolver um trabalho que preste em tão pouco tempo? Como você mesmo disse aprender é um processo longo, a EGPA NÃO PODE SER COBAIA PARA QUE O SEU DIRETOR APRENDA ALGO, ele tem no mínimo a obrigação de já chegar sabendo sim e dizer com clareza e coerência “a que veio”, no máximo ganhar experiência na EGPA, e afinal, o que ele sabe? Numa empresa SÉRIA ninguém ganha um cargo de direção “do nada” sem ter competência profissional para tal, não é mesmo? Assim deveria ser, entendeu ou quer que eu desenhe?

    ResponderExcluir
  14. A ESCOLA DE GOVERNO DEVE PARGAR URGENTEMENTE OS PROFESSORES QUE MINISTRAM OS CURSOS E CONTRIBUEM PARA QUE O CAOS INSTALADO NÃO SEJA MAIOR, AO LADO DOS TÉCNICOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DE CARREIRA DA EGPA, TAMBÉM LUTADORES. OS PROFESSORES NÃO RECEBEM SEUS SALÁRIOS POR CURSOS REALIZADOS AINDA EM 2008!!!

    ResponderExcluir
  15. ex.servidora da SEDUC10 de abril de 2010 às 07:06

    Já que essa escola não serve pra nada melhor seria devolver o asilo aos idosos~.

    ResponderExcluir
  16. Como diria a Maroca do BBB...ele é a cara da riqueza...ahahahahah

    ResponderExcluir
  17. “Anônimo disse...
    Caro Henrique,
    Como dói ler “VAMOS ESPERAR” falaram a mesma coisa do Divino, entrou e saiu e não disse a que veio, só fez gastar, gastar, aquele gabinete megalomaníaco, carros, uso do bem público em prol de interesses particulares.
    Eu vou esperar o que? Durante 4 anos esperamos MUITO deste Governo e nada aconteceu. Quer dizer não aconteceu nada de BOM.
    Este é o 4º diretor que a EGPA tem em menos de 4 anos, quem consegue desenvolver um trabalho que preste em tão pouco tempo? Como você mesmo disse aprender é um processo longo, a EGPA NÃO PODE SER COBAIA PARA QUE O SEU DIRETOR APRENDA ALGO, ele tem no mínimo a obrigação de já chegar sabendo sim e dizer com clareza e coerência “a que veio”, no máximo ganhar experiência na EGPA, e afinal, o que ele sabe? Numa empresa SÉRIA ninguém ganha um cargo de direção “do nada” sem ter competência profissional para tal, não é mesmo? Assim deveria ser, entendeu ou quer que eu desenhe?”

    Esse teu cumprimento no começo foi somente para ser cordial? Apresentaste-te como “Anônimo”. Qual o motivo? O que temes? Eu tenho um nome, por isso posto sem medo. O tal gestor não é “meu diretor”. Acaso comprei-o? Tu deves conhecê-lo para dizer que ele não tem “competência profissional”. Ou estou enganado? Quanto a querer que tu desenhes, não é necessário. O que parece é que nem tu mesmo entendes o que escreves. Deve ser por esse motivo que gostas tanto de desenhar. É mais simples, não? Discorde de modo sério. Não menospreze a quem tu não conheces. Não te remetas a mim da maneira como tu tratas aos outros. Saiba adequar tuas palavras. Aprenda um pouco com o Sr. Barata.

    ResponderExcluir
  18. "Agora com um gestor é diferente: ele precisa confiar na equipe, precisa entender de pessoas e ter a humildade de reconhecer que precisa disso para demandar e delegar"

    Cara Lúcia,
    Vamos pontuar a tua fala:
    1. "ele precisa confiar na equipe": confiar em alguém é um processo, entretanto, sabemos que, para quem acaba de assumir uma gestão, é preciso que este tenha confiança na equipe atual, mais ainda nesse caso, onde há servidores efetivos que não poderão se destituídos de seus cargos, ao contrário dos temporários;

    2. “precisa entender de pessoas”: naturalmente, essa é uma prerrogativa para qualquer cidadão, uma vez que devemos nos entender para que nosso convívio seja salutar, e isso em qualquer ambiente;

    3. “ter a humildade de reconhecer que precisa disso para demandar e delegar”: é exatamente a postura que toda a EGPA espera do novo diretor, principalmente porque será com essa atitude que poderá compreender a política educacional da Escola e, assim, prosseguir com o trabalho, já que seu antecessor, ao que pareceu, deixou isto a desejar;
    Nos três pontos acima, não é necessário que a pessoa tenha uma formação técnica, como certamente tu concordas. Na verdade, essas características podem estar presentes mesmo em um aluno de Ensino Fundamental. Não discordo de ti, percebeste? Apenas não estou fazendo inferências a esse novo diretor antes dele realizar qualquer ação na Escola.

    ResponderExcluir
  19. Criticando o anonimato? O que significa “Henrique”? Pode ser Pedro, Luis, Ana, Clara...pode ser qualquer nome...hipocrisia é colocar qualquer nome pra dizer que se identifica, não é mesmo?

    Mas isso é de se esperar desse povo que assalta o erário!
    Conhece-o, conheço muito bem o Diretor pra dizer que ele não serve, nem o antigo (o Divino), nem o novo Diretor (que é pau mandado do Divino), na verdade, nem precisa conhecer, basta analisar os fatos, ver o “resultado” do trabalho, pra saber que gestão não existe, vocês só estão ocupando um buraco, ocupando cargos pra ganhar dinheiro fácil, pois trabalhar 6h por dia pra ganhar o que vcs ganham sem sequer ter se esforçado num banco escolar pra isso é demais pra qualquer pessoa que rale pra caramba todos os dias pra não ganhar nem a metade do que vocês ganham, é revoltante!

    Quero que você Henrique conteste os fatos, me prove que ele não usa carro da EGPA em benefício próprio, pra que um Astra e um Corola a disposição da Diretoria? Corola este que foi contratado ilicitamente só para satisfazer as vontades “divinas”.

    Quero que você prove que a compra de toda aquela mobília luxuosa para o Gabinete, quando a EGPA já passava por uma crise, foi necessária, os móveis que lá estavam supriam plenamente as necessidades de qualquer diretor.

    Quero que você prove que a reprografia da EPGA não está sendo usada em prol da Universal, e do Raul Batista e outros interesses do PRB.

    Quero que você prove que o ônibus é combustível da EGPA não estão sendo usados todos os finais de semana pra carregar cabos eleitorais.

    Quero que você me responda o comentário “Numa empresa SÉRIA ninguém ganha um cargo de direção “do nada” sem ter competência profissional para tal, não é mesmo?”
    Tô pouco me lixando de como você queira ser tratado, não tenho intenção nenhuma de fazer cerimônia pra vocês!

    Eu quero que você prove o contrário de tudo que eu afirmei acima, pois eu tenho como provar que os fatos afirmados são verdadeiros, quer conferir? Creio que não precise pois você usufrui dessas irregularidades também, então você está “a par” de tudo.

    Lembre-se, é a corrupção que gera a miséria, a fome e todas as mazelas existentes nesse País. Xô corruPTos.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo disse...

    Criticando o anonimato? O que significa “Henrique”? Pode ser Pedro, Luis, Ana, Clara...pode ser qualquer nome...hipocrisia é colocar qualquer nome pra dizer que se identifica, não é mesmo?
    Queres que eu poste meu RG? Deves estar brincando.

    “Mas isso é de se esperar desse povo que assalta o erário!
    Conhece-o, conheço muito bem o Diretor pra dizer que ele não serve, nem o antigo (o Divino), nem o novo Diretor (que é pau mandado do Divino), na verdade, nem precisa conhecer, basta analisar os fatos, ver o “resultado” do trabalho, pra saber que gestão não existe, vocês só estão ocupando um buraco, ocupando cargos pra ganhar dinheiro fácil, pois trabalhar 6h por dia pra ganhar o que vcs ganham sem sequer ter se esforçado num banco escolar pra isso é demais pra qualquer pessoa que rale pra caramba todos os dias pra não ganhar nem a metade do que vocês ganham, é revoltante!” / “Creio que não precise pois você usufrui dessas irregularidades também, então você está “a par” de tudo.”

    Não sou funcionário da EGPA. Sou Coordenador de uma Faculdade particular. Também passei pelos bancos da escola fundamental, da escola de nível médio e da Universidade Federal do Pará também. Não possuo vínculo com o Estado, tampouco sou DAS; então, não posso, mesmo que quisesse, utilizar-me de alguma dessas “irregularidades”. Eu utilizo o blog do Sr. Barata para manter-me informado quanto às manobras políticas do Governo atual, e não para ficar dizendo que sei isto ou aquilo, afinal, se é que sabes de tantas coisas, por quê ainda não levaste nada a público, como faz o Sr. Barata? Tens amparo legal para isso, sabias?


    “Quero que você Henrique conteste os fatos, me prove que ele não usa carro da EGPA em benefício próprio, pra que um Astra e um Corola a disposição da Diretoria? Corola este que foi contratado ilicitamente só para satisfazer as vontades “divinas”. / Quero que você prove que a compra de toda aquela mobília luxuosa para o Gabinete, quando a EGPA já passava por uma crise, foi necessária, os móveis que lá estavam supriam plenamente as necessidades de qualquer diretor. / Quero que você prove que a reprografia da EPGA não está sendo usada em prol da Universal, e do Raul Batista e outros interesses do PRB. / Quero que você prove que o ônibus é combustível da EGPA não estão sendo usados todos os finais de semana pra carregar cabos eleitorais.”

    Não tenho nada a provar, mas se tu tens como, faça um favor ao Estado e ao povo paraense encaminhando uma denúncia formal. Posso te indicar a maneira correta para levares o caso a juízo.

    “Quero que você me responda o comentário “Numa empresa SÉRIA ninguém ganha um cargo de direção “do nada” sem ter competência profissional para tal, não é mesmo?”

    É lógico. O teu diretor foi escolhido para o cargo por alguma competência que tenha, nem que esta seja negativa. Afinal, se tratando de indicação política...

    “Tô pouco me lixando de como você queira ser tratado, não tenho intenção nenhuma de fazer cerimônia pra vocês!”

    Que cerimônia tu fazes a mim? Acaso me conheces? Estás nervoso com o quê? Volto a te recomendar aprender com o Sr. Barata.

    “Eu quero que você prove o contrário de tudo que eu afirmei acima, pois eu tenho como provar que os fatos afirmados são verdadeiros, quer conferir?”

    Digo-te dizer: encaminhe ao Ministério Público tuas “provas”, mas utiliza um texto bem escrito, com uma linguagem formal. Ou preferes desenhar?

    “Lembre-se, é a corrupção que gera a miséria, a fome e todas as mazelas existentes nesse País. Xô corruPTos.”

    Agora concordo contigo. Pelo menos alguma coisa aproveitável tu escreveste.

    ResponderExcluir
  21. ANÔNIMO DAS 08:56

    PERFEITA A TUA ANÁLISE É ISSO QUE CIRCULA NOS CORREDORES DA EGPA, O USO INDEVIDO DOS BENS PÚBLICOS E MATERIAIS ÀS VONTADES DIVINAS, ALGUÉM VAI CONTESTAR, CLARO QUE NÃO, POUCO ESTAMOS NOS LIXANDO, DEIXA O BARCO AFUNDAR PRA ANA JUDAS IR PRO RETO.

    ResponderExcluir
  22. Este Henrique imaginário é muito hilário!

    Para mim vc é um daqueles obreiros/ cabo eleitorais que fica voando pelos corredores da EGPA, esperando uma oportunidade para pousar. Tá fazendo esse discurso de defesa só porque é leitor do blog? Conta outra, irmão(ã)!

    ResponderExcluir
  23. Prezado Henrique,
    Se você estudou como diz que estudou, deveria valorizar mais os anos que se aplicou aos estudos ao invés de ficar defendendo esse tipo de gente, que não faz um menor esforço para evoluir na vida a não ser se aproveitando das benesses governamentais.

    Se você não é apaziguado político ou servidor da EGPA então CALE-SE, você não tem conhecimento de causa para falar seja lá o que for.

    Só um detalhe..lá no seu primeiro texto, você diz “vamos esperar” o que subentende-se que você também espera algo dessa gestão e provavelmente estará se beneficiando dela sim!

    ResponderExcluir
  24. MEU DEUS QUANDO EU VEJO UM TEXTO COM A CARA DESSE PASTOR QUE ESTEVE NO COMANDO DA ESCOLA DE GOVERNO ME DÁ UM CALAFRIO, JÁ SEI QUE NÃO VEM COISA BOA. NÃO DEU OUTRA, ESSE SENHOR ALÉM DE ACABAR COM O QUE EXISTIA DE DIGNO NO SERVIÇO PÚBLICO, UMA ESCOLA QUE CUIDA DA EDUCAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO, VEM DEIXAR OUTRO PASTOR NO SEU LUGAR SEM QUALIFICAÇÃO E COMHECIMENTO DE EDUCAÇÃO, PARA GERENCIAR UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO,DÁ UMA TRISTEZA VER COMO ERA A EGPA E COMO ELA ESTÁ HOJE. SÓ ME RESTA LAMENTAR E PEDIR A DEUS QUE ESSE GOVERNO PASSE LOGO E QUE POSSAMOS TER NOSSA ESCOLA LIVRE DESSES MALFEITORES.
    PERSONA NOM GRATA NÃO ACABAM BEM E DEUS NÃO DORME.

    ResponderExcluir
  25. Mano, não voto nunca mais no PT. Cheguei a conclusão que só uma revolução, estilo francesa com decapitação e exílio dessa escória, poderá mudar o quadro atual deste Estado. É vergonhoso ver como a política se resume em acordos com partidos que não possuem compromisso com a sociedade.Votava no PT porque fui conquistado por um projeto político que estava acordado com os meus ideais. Hoje, vejo o descaso com aqueles que tanto apoiaram suas lutas. Vocês não merecem representar o meu Estado. Em outubro vocês colherão tudo o que plantaram, seus PETRALHAS, PATETAS e PASTORES do poder

    ResponderExcluir
  26. "Se você não é apaziguado político ou servidor da EGPA então CALE-SE, você não tem conhecimento de causa para falar seja lá o que for."
    Então não posso me manifestar democraticamente em relação a uma atitude da governadora? Ou tu achas que só se pode comentar de política quem é servidor público ou alguém que esteja diretamente envolvido com essas causas? Só tem conhecimento de causa política quem trabalha para políticos ou para o Estado? Por essas e outras que o cidadão comum é enganado. O blog do Sr. Barata serve para esses esclarecimentos. Aliás, quem te deu a prerrogativa para mandar alguém aqui no blog se calar? Até onde sei, aqui é um espaço democrático, no qual devemos refletir as ações do governo. Agora se o Sr. Barata quiser que só poste aqui quem seja funcionário público, é só avisar. Mas, como podes perceber, não é a intenção do nosso nobre amigo.
    "Só um detalhe..lá no seu primeiro texto, você diz “vamos esperar” o que subentende-se que você também espera algo dessa gestão e provavelmente estará se beneficiando dela sim!"
    Assim como qualquer um de nós espera para ver no que vai resultar a eleição de um governante, eu me interesso igualmente, pois me diz respeito como cidadão. Essas observações feitas pelo Sr. Barata aqui no blog servirão - e muito - na hora de pesarmos nossas escolhas em outubro.

    ResponderExcluir
  27. "Se você não é apaziguado político ou servidor da EGPA então CALE-SE, você não tem conhecimento de causa para falar seja lá o que for."
    Então não posso me manifestar democraticamente em relação a uma atitude da governadora? Ou tu achas que só se pode comentar de política quem é servidor público ou alguém que esteja diretamente envolvido com essas causas? Só tem conhecimento de causa política quem trabalha para políticos ou para o Estado? Por essas e outras que o cidadão comum é enganado. O blog do Sr. Barata serve para esses esclarecimentos. Aliás, quem te deu a prerrogativa para mandar alguém aqui no blog se calar? Até onde sei, aqui é um espaço democrático, no qual devemos refletir as ações do governo. Agora se o Sr. Barata quiser que só poste aqui quem seja funcionário público, é só avisar. Mas, como podes perceber, não é a intenção do nosso nobre amigo.
    "Só um detalhe..lá no seu primeiro texto, você diz “vamos esperar” o que subentende-se que você também espera algo dessa gestão e provavelmente estará se beneficiando dela sim!"
    Assim como qualquer um de nós espera para ver no que vai resultar a eleição de um governante, eu me interesso igualmente, pois me diz respeito como cidadão. Essas observações feitas pelo Sr. Barata aqui no blog servirão - e muito - na hora de pesarmos nossas escolhas em outubro.

    Henrique

    ResponderExcluir
  28. A GOVERNADORA DO ESTADO RESOLVE:

    nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, DIVINO DOS SANTOS para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 1º de abril de 2010.

    PALÁCIO DO GOVERNO, 7 DE ABRIL DE 2010.

    ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA
    Governadora do Estado

    ResponderExcluir
  29. ANÔNIMO 22:08

    QUE VERGONHA GOVERNADORA ANA JUDAS.

    ResponderExcluir