segunda-feira, 15 de março de 2010

DETRAN – O confronto, na versão dos grevistas

A invasão do gabinete do diretor geral do Detran, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará, que culminou com uma porta de vidro estilhaçada, foi provocada pela truculência do corregedor geral, Dino Calvet, presumivelmente com o aval da diretora geral em exercício, Maria Denise da Silveira. O estopim para a escaramuça foi a tentativa de Calvet em impedir, com recurso à violência física e o auxílio de PMs da USO (Unidade de Segurança Orgânica) e seguranças privados, o acesso de uma comissão de grevistas à diretora geral em exercício. No entrevero foram agredidos o presidente do Sindetran, o Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Elias Monteiro (foto), que teve inclusive sua camisa rasgada, e Eric Coelho Pereira, com um corte no braço esquerdo, e Josedeque Sousa Santos, conforme BO, boletim de ocorrência policial, feito na delegacia de polícia da Marambaia.
Esta é a versão dos grevistas do Detran, que reivindicam a viabilização de um Plano de Cargos e Salários e a reestruturação administrativa da autarquia. O relato dos bastidores do episódio, dos quais não foi informada a grande imprensa paraense, figura em uma nota de repúdio do Sindetran, entregue ao secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças do governo Ana Júlia Carepa (PT), José Júlio Ferreira Lima. A entrega do documento ocorreu durante uma reunião da intersindical com representantes do governo Ana Júlia Carepa.

14 comentários:

  1. ATENÇAO USUÁRIOS DA VISTORIA, ESSES LAUDOS OBTIDOS NO PERIODO DE GREVE NÃO TEM VALIDADE, POIS ESTÃO SENDO EMITIDOS POR PESSOAS SEM ATRIBUIÇÃO PARA ISSO.
    O MP ESTÁ DE OLHO!

    ResponderExcluir
  2. E também os de exame prático de transito...tudo feito por falsos examinadores.

    ResponderExcluir
  3. Olha MP, isso é grave colocar falsos examinadores e por consequência falsos motoristas no trânsito de Belém-Pa, que por sinal já é conplicado.

    ResponderExcluir
  4. Querem arrecadar $$$ a qualquer custo. A preocupação não e atender o usuário sim .

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ !!

    Sabem que seus dias estao contados !

    ResponderExcluir
  5. força amigos do detran.

    Parabéns para todos que estão firmes na luta para melhorias de salário e não foram persuadidos por falsos colegas de trabalho a não apoiarem o nosso movimento, lembrando a todos é democrático.

    ResponderExcluir
  6. DIREITO DE GREVE
    A greve é um dispositivo democrático assegurado pelo artigo 9º da Constituição federal Brasileira de 1988.
    “Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
    § 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
    § 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.”
    “Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais:
    I-tratamento e abastecimento de água, produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustível;
    II- assistência médica e hospitalar;
    III- distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
    IV- funerários;
    V- transporte coletivo;
    VI- captação e tratamento de esgoto e lixo;
    VII- telecomunicações;
    VIII- guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
    IX- processamento de dados ligados a serviços essenciais;
    X- controle de tráfego aéreo;
    XI- compensação bancária.”

    ResponderExcluir
  7. LEGITIMIDADE DO EXERCÍCIO DA GREVE
    Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.
    DIREITO DOS GREVISTAS
    São assegurados aos grevistas:
    - o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem a greve;
    - a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
    PROIBIÇÕES
    Os meios adotados por empregados e empregadores em nenhuma hipótese poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.
    A empresa não poderá adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.
    A manifestação e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.
    Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989 (Lei de Greve)

    ResponderExcluir
  8. Caros leitores do blog, nossas reivindicações também servirá para todos que vierem a fazer o concurso do Detran. Este salário base esta assombrando o detran a 30 anos. Como é que nossos servidores mais antigos irão se aposentar com este mínimo, depois de tanto ajudar o detran!

    ResponderExcluir
  9. Este pessoal do Sindetran, são todos petistas.Votaram na Ana Julia fizeram militância para tirar os tucanos do Detran e eles voltaram com mais forças.Dois exemplos exponenciais:Alberto Campos e Carlos Valente.E agora? a governadora vai ficar com vocês da Tavola Redonda, do Rei Artur ou com Josué Bengston da Igreja Quadrada?

    ResponderExcluir
  10. De que adiantou vocês prestarem concurso publico senhores grevistas(rs.rs.rs.rs.).Quem manda no Detran, são os Das.Alberto Campos, Carlos Valente, Dino Calvet entre outros.Querem a nossa vitória fundem uma igreja para ter prestigio junto ao governo do Estado.Aproveitem um anuncio do pastor Gilmar aí mesmo no blog do Barata.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns servidores do Detran, vocês sim são o corpo deste órgão. Com toda certeza eu digo vai entrar ano e sair ano e vocês estarão sempre fazendo parte do Detran, pois vocês são concursados e amparados por lei, não liguem se vocês ouvirem ou lerem frases que desmereçam suas pessoas e seus cargos, isso, seus cargos! Um DAs não e Detran e sim Esta Detran. Caros servidores do Detran lutem pelos seus direitos e sei que essa luta ira valer até pra aqueles que hoje zomba de vocês. mais, Lutem que darei a minha força não indo neste ambiente de descaso com os seus servidores. Só mais uma coisa lutem porque vejo que ai neste órgão vocês ainda são minoria pois ainda há muitos cedidos de outros órgão e também contratados de outras empresas.

    ResponderExcluir
  12. O Dr. Alberto Campos é um rato fujão, é só dizer que vai ter greve pra ele inventar uma dor na pontinha do dedo do pé, porque a corvardia dele é tanta que ele não tem coragem de enfrentar os servidores. E quanto a suspensão dos servidores, gostaria de saber se os policias envolvidos também não serão suspensos?

    ResponderExcluir
  13. Mas antes de ele ser diretor, vivia fazendo "trotoir" pelos corredores do Detran.O lobo mau, disfarçado de cordeiro, para pegar os chapeuzinhos vermelhos (PT).Só tem um jeito, chamar o caçador, antes que ele engula a vovozinha Ana.

    ResponderExcluir
  14. A colega Beth vai minha admiração mas uma vez pela sua coragem e não se deixa abater por pequenas coisas.Vai amada a luta, pq sua vitoria vai ter sabor de mel

    ResponderExcluir