quarta-feira, 11 de novembro de 2009

INTERVENÇÃO – O imperativo da coragem moral

Se não deriva de uma torpe represália, como denunciam os parlamentares governistas, o inusitado rigor do TJ parece florescer de algo muito mais pernicioso, que é a ausência de coragem moral. As chocantes imagens da truculência do MST inspiram uma justa repulsa e merecem o mais veemente repúdio. Mas decidir, levando em consideração unicamente a ira popular é fraqueza moral, é ir na contramão da coragem moral.
Tanto quanto os demais poderes, cuja independência sedimenta o ordenamento jurídico democrático, o Judiciário também precisa ficar atento às vozes das ruas, mas não delas ficar refém e se deixar ir a reboque do passionalismo, da ira popular. O Judiciário tem compromisso, particularmente, ou pelo menos deveria ter, com as leis, com o equilíbrio, com a coragem moral, com o senso de justiça, enfim. Lamentavelmente, isso não parece ocorrer, nesse episódio de súbito fervor legalista.

10 comentários:

  1. O judiciário insatifeito mais uma vez e só pensando no orçamento para engordar seus bolsos, vota em massa pela intervenção para pressionar o executivo. Isso não pode acontecer! Magistradura Estadual tiraram a venda dos olhos da Deusa da Justiça?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo das 17:54, pelo visto vc acredita que só o judiciário está pensando no orçamento para engordar seus bolsos. E a quadrilha do executivo não está pensando em enriquecer nesse governo incompetente de Ana Julia Kit Carepa? Pelo visto vc acredita em Papai Noel, mula sem cabeça,...Ora faça-me o favor, ninguem mais engole esse proselitismo barato.

    ResponderExcluir
  3. 17:54, eu pensava que os nossos guardiãs das leis fossem diferentes dos politiqueiros, mas pelo visto, vc garante que são piores. É por essa e por outras que eu sou contra a pena de morte, já pensou o que ocorreria se suas excelências se stressassem com o executivo? Jesus, apaga a luz!

    ResponderExcluir
  4. O poder legislativo deve com esse exemplo do judiciário, vetar o empréstimo milionário que Ana Julia está querendo. Será que ela também não está pensando nessa dinherama toda engordar o seu bolso e os bolsos dos amigos petralhas, deixando o Estado em estado de falência?

    ResponderExcluir
  5. Barata, cadê mesmo aquela notícia da exoneração da Paulina? hoje mesmo eu vi essa menina por lá, trabalhando.

    Será um fantasma?

    Manda alguém lá buscar essa fantasma. Ela tá lá todo dia, trabalhando como sempre.

    Ainda bem q vocês elogiaram ela e muito, né?

    ResponderExcluir
  6. Vocês estão aí, nesse momento, postando só as mensagens que são "convenientes"...

    CHAPAS BRANCAS!!!

    Dêem chance de resposta, ou serão piores do que os "ditadores" que gostam de apontar...

    PUBLIQUEM, SE QUEREM O RESPEITO DAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo das 19:26, até que enfim alguem se manifestou contra a censura existente neste blog. Vamos ser realmente isentos e publicar, também,posicionamentos "contrários".

    ResponderExcluir
  8. Afinal, queriam que o Tribunal de Justiça ficasse só vendo a banda passar? A bandalheira tanto no Judiciário, Executivo e Legislativo está correndo solta, ninguém segura. Porque faz parte da lógica desse modelo corrupto que aí está. Também queriam que essa decisão fosse diferente numa sociedade que pratica o tipo mais selvagem de capitalismo. Gente, parece que tem um bando de interessados no assunto que estão sofrendo de amnésia ou, o que parece ser verdadeiro, não têm a mínima informação política sobre o tipo que sociedade sócio-econômica que vem sendo operada, aliás, com muita competência pelos detentores dos poderes da República. Vale a pena sugerir: alguns precisam ler mais sobre a importância política da SUPERESTRUTURA, sua organização e funcionamento, no Modo de Produção Capitalista.Gente vamos elevar este debate que é bastante auspicioso em função do que ainda vem por aí. E, não precisa ser nenhum cientísta político para valorizar os sinais se sintomas que já se manifestavam, só os petralhas do Palácio dos DEspachos, é que não souberam ler,muito menos interpretar, o que já estava sendo maquinado.Talvez o éx-núcelo duro do governo estejam entoldados pela arrogância e pela falsa compreensão que podem tudo.

    ResponderExcluir
  9. Barata, a ira popular é estimulada pelas imagens mostradas na mídia. As fazendas gravaram as imagens... não podemos saber o que, de fato, ocorreu, já que os próprios fazendeiros, podem ter armado, piorado e muito a situação, no intuito de criminalizar o MST. O ódio dos grileiros contra a pobreza que se insurge é capaz de tudo... eu, que já morei no sul do Pará, não duvido... a ira é do agronegócio, é do latifúndio, é da grilagem, poderosa e endinheirada, que compra a peso de ouro a imprensa elitizada... sim, temos que a considerar a classe média, dominada e cega, ilusoriamente escondida atrás de suas grades e portões de condomínios, no ar condicionado de seus carros modelos econômicos, sendo vilipendiada em seus mais sagrados direitos, mas se achando muito """"cidadã"""... essa tragicômica classe média...

    ResponderExcluir
  10. É BARATA, TUA GOVERNADORA ANA KITS CAREPA BARATA VAI TER RESPONDER PELA PETRALHADAS DO TEU DESGOVERNO......

    ResponderExcluir