domingo, 11 de outubro de 2009

CÍRIO – A intolerância religiosa da Record

Como é tradicional, as principais emissoras de TV aberta abriram espaço, na programação nacional, para a transmissão da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, não só uma manifestação religiosa, mas também da cultura amazônica e do folclore brasileiro. A exceção foi, mais uma vez, a Rede Record, aparentemente escrava da intolerância religiosa da Igreja Universal do Reino de Deus, aquela do autodenominado bispo Edir Macedo, seu virtual proprietário e um milionário que ostenta uma suspeita evolução patrimonial. Ele é acusado de formação de quadrilha, pelo Ministério Público de São Paulo.
A Igreja Universal do Reino de Deus vem ser aquela do pastor Sérgio Von Helder (foto), protagonista de um patético episódio de intolerância religiosa, ocorrido em 12 de outubro de 1995. Durante o programa Despertar da Fé, transmitido ao vivo pela Rede Record, Sérgio Von Helder disparou insultos verbais e chutou uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, a qual se dedica o feriado de 12 de outubro. O pretexto para a sandice foi acusar a Igreja Católica de lucrar com a veneração de santos e outras representações de sua liturgia.
Por coincidência, pertence também a Igreja Universal o pastor Divino dos Santos, atual diretor da Escola de Governo do Pará, apesar de exibir uma escolaridade que não ultrapassa o ensino fundamental. Nomeado em troca do suposto apoio da Universal para a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT), Divino promoveu uma razia, exonerando servidores de carreira dos cargos comissionados, hoje ocupados por obreiros da sua igreja, sem qualificação para as funções que lhes foram atribuídas. De resto, além de torrar dinheiro público com futilidades, como um novo mobiliário para o seu gabinete, Divino se notabilizou também por fazer turismo por conta do erário, em um vaivém frenético, a pretexto de viagens de serviço.

20 comentários:

  1. São com essas figuras que a governadora Ana Julia faz pactos políticos. E ainda vai para frente do povo dizer que é devota de Nossa Senhora de Nazaré.
    É tudo demagogia barata para enganar o povo, seu desespero de se reeleger é tão grande que a esta levando a acender uma vela para a Santa e outro para o Diabo.

    ResponderExcluir
  2. BARATA ESTOU COM NOJO DE VER MEU ESTADO SER COMANDADO POR ESSA GOVERNADORA INCOMPETENTE, OLHANDO O QUE VIA NO PASSADO EU SINTO EM DIZER "ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS".PODE PUBLICAR MEU DESABAFO.

    ResponderExcluir
  3. Divino dos Santos...Totalmente descomprometido com a Escola de Governo, e preocupado com sua candidatura à deputado "que merda" imagine isso como "representante do povo". E a escola de governo continua jogada ao descaso...sem gestão...sem planejamento de médio prazo...sem administrador de verdade...pois colocaram um contador FURRREQUINHO para administrar uma diretoria adm/finan (DAF)...Que pena EGPA. Precisamos de gestores que sejam servidores comprometidos com o estado, com os proprios colegas servidores...e não picaretas que vieram passar somente uma chuva na administração pública.

    ResponderExcluir
  4. Eis a política ! No afã de se reeleger, do que muito duvido, a (des)governadora não se peja em fazer alianças com essa gente que tratou a imagem de Nossa Senhora a pontapés. Está certo a anôn das 19:56. Quanto a TV Record, deveria agir com profissionalismo diante de um fato inconteste: o Círio de Nazaré é a maior procissão do mundo ! Doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  5. Divino dos Santos, o analfabeto funcional que veio para cá de uma cidadezinha inexpressiva de Minas Gerais, com "uma mão no tubo outra cano", representa bem, com a sua ignorância, uma igreja ignorante que não compreende o quão é importante para a paz entre os homens o ecumenismo sadio e pacífico.

    ResponderExcluir
  6. Barata, você está enganado! Não sei os jornais e programação de domingo, sábado e anteriores,porém hoje, no Fala Pará da Rede Record, foi transmitida ampla cobertura de todas as procissões com entrevistas de fiêis e imagens muito lindas da devoção do povo na Trasladação e no Círio. Sou católica praticante, devota de Nossa Senhora de Nazaré, e fiquei muito feliz com a cobertura da Record - muito bonita e sensível às nossas tradições culturais e religiosas.

    ResponderExcluir
  7. Ei Barata, então, por que as outras emissoras não abrem espaços a eventos dos evangélicos? É de guerra religiosa que estamos precisando? Esse seu texto é sensacionalista e tendencioso. Uma coisa é a emissora da Record e outra a pífia política paroara. Eu sou protestante e nem por isso desmereço os Católicos, tiro até o chapéu pela organização do Círio.

    ResponderExcluir
  8. Ei Ivan..lá na EGPA, na recepção do gabinete eles deixam a TV ligada o dia todinho na Record!

    ResponderExcluir
  9. AINDA BEM QUE TIVEMOS OPÇÃO DE CANAL PRA NÃO QERER VER TRANMISSAO DE CIRIO POIS AMO MARIA, POREM ACHO UM ABSURDO O QUE ESTÃO FAZENDO COM MARIA MAE DE JESUS.
    AINDA BEM QUE TIVEMOS A RECORD QUE NÃO TRANSMITIU O CIRIO. FORA OUTROS SEGUIMENTOS OU/E OS PROPRIOS CATOLICOS QUE COMIGO ESTAVAM E NÃO ACOMPANHAM O CIRIO.POIS MORO NA CIDADE VELHA E VEJO MUITOS NÃO PROFESSAREM A MESMA FÉ E NÃOFICAR OBRIGADA A ASSISTIR O QUE NÃO SE QUER VER.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que o maior sonho do Edir Macedo, era ver a população que acompanha o círio em uma de suas manifestações de ESTELIONATO, para arrecadar tudo em dinheiro.

    ResponderExcluir
  11. Tão ruim como agredir a imagem da santa é relacionar politica e religião foste infeliz Barata,
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  12. meu caro barata!!!!!!!!!!!!

    estou tão infelis; quando a este governo que fico com nojo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Barata, como faz falta um homem bomba por essas bandas......para explodir com essa corja safada da IURD........kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Anônimo das 18:04 já pensou o Edir Macedo numa manifestação de fé como o círio, o homem ia ficar doido não saberia nem por onde começar.
    Felizmente, nós, os católicos, estamos livres desses larápios que só pensam em usurpar o dinheiro dos menos favorecidos.

    ResponderExcluir
  15. Barata! que estes comentários te sirvam de exemplo. Para falar de intolerância é preciso ser tolerante, e isso ficou claro que não há em sua matéria. Quem gosta do círio que o acompanhe de fato e não sentado tomando cerveja,quem não gosta que pratique de forma democratica sua escolha.

    ResponderExcluir
  16. Taí, o Cláudio disse tudo!

    ResponderExcluir
  17. Só para ressaltar, que o cidadão da foto, que chutou a santa. Converteu-se, a religião católica, após presenciar a santa "materializada" aplicar-lhe curativos em sua perna, que estava quase para ser amputada, perna esta, que chutou por diversas vezes a Santa. Segundo relato, do próprio ex-pastor.

    ResponderExcluir
  18. Prefiro assisir os episodios repetidos do pica-pau ao ver os episodios repetidos da festa do cirio (sempre a mesma coisa)...

    ResponderExcluir
  19. ele é um infeliz msm mais um dia ele vai prestar conta com o filho de maria , jesus cristo

    ResponderExcluir