sábado, 10 de outubro de 2009

CÍRIO – Espaço privilegiado no Jornal da Globo

Em sua edição de sexta-feira, 9, que na verdade foi ao ar já no início da madrugada deste sábado, 10, o Jornal da Globo abriu um espaço nobre para registrar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, apresentado como uma das maiores manifestações religiosas do mundo. A matéria foi de autoria do jornalista Roberto Paiva e sua edição mereceu recursos habitualmente reservados para reportagens de destaque, como o uso de infográficos.
A reportagem abaixo transcrita, está no site da Globo, o globo.com, no link do Jornal da Globo, e pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico:
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1336741-16021,00-DOIS+MILHOES+SAO+ESPERADOS+NO+CIRIO+DE+NAZARE.html

Dois milhões são esperados no Círio de Nazaré

Começaram nesta sexta-feira, em Belém, as procissões do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo

De acordo com cálculos oficiais, dois milhões de pessoas deverão sair às ruas de Belém neste domingo, dia do Círio de Nazaré. Para se ter uma ideia, o Maracanã comporta oficialmente 87 mil torcedores. Juntos, portanto, os devotos lotariam 23 maracanãs.
A multidão vai acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará. Uma tradição mantida há mais de 200 anos. "O Círio é a festa mais importante do povo do Pará", afirma o administrador arquidiocesano de Belém, Mons. Raimundo Possidônio.
Para uma parte dos devotos da Santa, o Círio é dia de pagar promessas e para isso vão agarrados a uma corda num trajeto de três quilômetros e meio.
A procissão começa na Catedral, também chamada de igreja da Sé, no centro histórico de Belém, passa pelo mercado do Ver-o-Peso, pela Docas, vira em direção a Praça da República e entra finalmente na Avenida Nazaré até o ponto final: a praça em frente a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.
É a maneira paraense de agradecer a Nossa Senhora pelas graças alcançadas. "Você tem que estar aqui, sentindo a alma do paraense que é realmente a fé em Nossa Senhora de Nazaré". Durante as festas, os fiéis seguirão a imagem por onze romarias, uma delas na água. Ao todo, a santa vai percorrer 127 quilômetros, mais do que a distância entre Recife e João Pessoa.
As igrejas de Belém estão iluminadas para as celebrações que vão ocorrer durante o Círio de Nazaré e onze mil pessoas foram convocadas para trabalhar na segurança da festa. São policiais, bombeiros e até homens das forças armadas. O Círio também é chamado de Natal dos paraenses e movimenta a economia no estado.
A festa religiosa mobiliza a indústria, o comércio e principalmente o setor de serviços. Os hotéis estão lotados. "O impacto na economia com toda a movimentação econômica e financeira, nós estamos avaliando em quase R$ 700 milhões", afirma o Diretor do Dieese, Roberto Sena.
É o caso deste casal que veio do Recife. Entre despesas com passagens, hospedagem, passeios e compras os dois acreditam que vão gastar R$ 8 mil. "Nós estamos ansiosos para chegar o domingo para participar e eu farei de tudo para pegar na corda que tem lá", diz o turista, Joel Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário