terça-feira, 25 de agosto de 2009

SESPA – O escândalo do falso médico

A reportagem de Ingo Müller e Roberto Paiva, da TV Liberal, exibida no Jornal Nacional, nesta segunda-feira, 24, é ilustrativa do caos que se disseminou na saúde pública do Pará no governo do tucano Simão Jatene e que foi levado ao paroxismo na administração da petista Ana Júlia Carepa. A matéria flagrou Alan Kardec Mouta de Souza, estudante do quarto ano do curso de medicina da UEPA, a Universidade do Estado do Pará, atendendo, como se médico fosse, no Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci. Com o aval do diretor do hospital, o médico José Aldo de Oliveira Pinho (foto).
Alan Kardec Mouta de Souza cursa o quarto ano do curso de medicina da UEPA. “Ele não está ainda nas disciplinas de internato, de atividades em hospitais”, esclareceu Jorge Luís Andrade, o coordenador do curso de Medicina da UEPA, ouvido na reportagem.

24 comentários:

  1. BARATA,NÃO PERDE A DEIXA.
    AÇÃO METRÓPOLE
    PROCURA TE INFORMAR
    MARCILIO ESTÁ POR TRÁS DE TUDO
    O PUTY É O BOI DE PIRANHA
    AS CAGADAS SÕ SEMPRE CHAMADAS PELAS AÇÕES DO PUTY E NAS BEIRADAS OS MINEIRINHOS GANHAM TODAS SEM SE FAZER NOTAR
    A AÇÃO METROPOLE SÓ TINHA UMA INTENÇÃO SEPARAR O PROJETO QUE ERA UM SÓ EM MUNICIPAL
    MP INTERVIU E O DIRETOR DA SEMMA CLÁUDIO QUE ASSINOU A LICENÇA AGORA É DA SEMA
    TRETA?
    COM MUITO DINHEIRO

    ResponderExcluir
  2. BARATA:

    Sem essa da coordenação do curso de medicina se mostrar surprêsa e preocupada com a atuação do acadêmico no lugar do médico.

    o instituto de medicina na gestão do reitor Alex Fiúza só contratou professores médicos em regime de 20 hs semanais, que é para legalmente permitir acumulações.

    O que estava fazendo o médico do hospital na hora em que o seu "substituto" deu plantão no hospital de Icoaraci? Resposta: acumulando ganhos no mesmo horário e em lugares distantes.

    ResponderExcluir
  3. Barata: Essa questão de "ponto" no estado é uma coisa difícil de ser aplicada enquanto não valer para todas as categorias (principalmente para os médicos) e puder ser temperada com justiça. Quando o próprio médico e diretor do hospital vira as costas para o serviço deixa os pacientes nas mãos de um "acadêmico", que moral ele tem para punir os seus desafetos com o rigor do ponto?

    ResponderExcluir
  4. Baratão,
    No blog do Vic q esta estreiando, ja começa muito mal. Ele inicia o blog com uma pesquisa pra 2010?!?! Logo ele que nas ultimas eleiçoes para a prefeitura de Belem "encomendou" umas pesquisas para a mulher com numeros turbinados, que a colocava no segundo turno com folga e como todos sabem acabou em um mediocre quarto lugar, depois de derramar milhoes na campanha. E nao sei se eh coincidencia, mais a sua querida Valeiria nao sai do horario nobre de quase todas as emissoras de tv, sera que vem "IBOPE" de novo com o nome da nossa querida ex-gov?!?!?! Pode ter certeza que sim, e mais, com aqueles numeros que so o ibope consegue decifrar!!! MRC.

    ResponderExcluir
  5. Anôn. 7:33 quem foi demitido? Nesse caso, todos os chefões da SESPA também deveriam ser porque eles (elas) sabiam desse tipo de ocorência, da Silvia Cumaru à toda poderosa Danielle Truculenta. Na UEPA, os alunos do curso de medicina vem apontando para esse desrespeito aos pacientes - alunos usando carimbos de médicos e até de professores. O curso está complicado, sem rumo e sem direção. Lembram, no período de última campanha eleitoral para prefeito quando alunos de medicina da UEPA morreram em acidente rodoviário, em viatura da SESPA na 5a. Regional de Saúde, perto de São Miguel do Guamá? O famoso inquérito não deu em nada, botaram foi uma pedra em cima. O próprio Diretório Acadêmico parece estar comprometido porque se omite nas lutas em defesa dos alunos. É voz corrente nos corredores da UEPA que a própria diretoria do Centro Acadêmico "come na mão" da Reitora Marília. Ou seja, por desorganização do curso os alunos são inclusive estimulados a essa situação por deficiências nas disciplinas do Curso. Será que vai ser preciso que novos alunos morram ou sejam prejudicados em ações como essa, por descaso da direção do Curso? Esse já está prejudicado com processos em cima dele.Processos sim, porque já há um movimento de pacientes de Icoaraci para cobrar da SESPA na Justiça sobre essa violenta enganação.

    ResponderExcluir
  6. Barata, o anônino das 07:38 tem razão, o Claudio Cunha realmente esta na SEMA, como diretor de planejamento ambiental, indicado pelo Marcilio, logo após assinar a licncia do via metropole, e mais, ele acabou com um belo trabalho que o pessoal da diretoria dele estava fazendo, além de agora esta vendendo aos municpios consultoria da empresa particular dele, usando claramente o cargo pra isso, é uma pena.

    Digo isso porque sou secretario de meio ambiente de municipio, vou me manter anônimo, por conta das relações com a SEMA, e não quero que o municipio sofra consequencias por esse rapaz.

    ResponderExcluir
  7. Barata, visite a Santa Casa , o Betina e o Barros Barreto e verá que quem atende são os alunos .

    ResponderExcluir
  8. Barata,

    Acabei de ver no jornal liberal a entrevista da coordenadora de projetos da prefeitura do nefasto. Como o restante de sua equipe totalmente desqualificada. A entrevista foi sobre a falta de lixeiras nas ruas de Belém, o que e um fato, e você bem sabe, tem contribuído para a disseminação de doenças na cidade.
    Bem, sabe o que a cidadã falou e com a maior cara de pau? que não há lixeiras por culpa exclusiva da poplação,que quebra todas. Portanto, decidira nao gastar mais com isso e nem com educação pois (sic) já tentaram e nada funcionou. Quando o repórter perguntou qual era a alternativa, ela saiu com a pérola: "quem tiver consciência, ande com um saco na bolsa!!!"
    Ora, é essa mesma a noção de políticas públicas do Duciomar. Por essas e outras que eu desisti dessa cidade...vou embora o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  9. AO ANONIMO DAS 8 10
    MEU CARO
    ESTAS BEM POR FORA DO QUE O ALEX CONTRATATAVA OU NAO.
    O GOVERNO FEDERAL,ESTADUAL OU MUNICIPAL NESTE NOSSO BRASIL DESRESPEITA OS MEDICOS PAGANDO MENOS DO QUE DEVERIA.
    OS MEDICOS FINGEM QUE DAO EXPEDIENTE E O GOVERNO ?
    MEU DEUS,QUEM PRECISA DA SAUDE NESTE PAIS ESTA PERDIDO.
    E OLHEM SÓ ISTO SE REPETE EM QUALQUER PARTIDO POLITICO QUE ESTEJA NO COMANDO.

    ResponderExcluir
  10. Barata, se puxar o fio desse novelo tem muito mais coisa. Uma dessas é a conivência da poderosa Conceição Viana do RH da SESPA, sobre o pagamento dos plantões devidos aos servidores da ponta e são desviados apenas para um pequeno grupo.

    ResponderExcluir
  11. Pior foi o Dudu, que era secundarista na época e receitava e operava com diploma falso da UFPA. Por sinal, depois que descobriram o 171, ele fez vestibulinho na Unama com o diploma falso da federal. Pode?

    ResponderExcluir
  12. Nada mais do que o de sempre. Todos se formam assim de fato, pois se for para sala de aula é perder tempo, pois a maioria dos professores nem aparecem. Basta fazer um pequeno levantamento dos docentes DE da UFPA e uma pesquisa em consultórios particulares. Imagine onde vai ser mais fácil encontrá-los!!!!

    ResponderExcluir
  13. Lembro que não ser do regime de DE é legal acumular com qualquer coisa. O drama é que na UFPA não existe ponto oficialmente. O que existe, em alguns casos, é que diretor faz uma lista para ser assinada, a qual os seus podem assiná-la quando precisar, até o mês todo de uma só vez. Só os que não são da sua laia, diga-se voto na turma, é que podem ter falta.

    ResponderExcluir
  14. "Com o aval do diretor do hospital, o médico José Aldo de Oliveira Pinho (foto)."

    Só retificando... o homem da foto não é o médico José Aldo de O. Pinho!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Meu caro anônimo das 12:43, Sta Casa, Betina e Barros Barreto são hospitais-escolas oficiais dos alunos do internato de medicina tanto da UEPA quanto da UFPA e ainda da residência médica. Não fale asneiras!!!

    ResponderExcluir
  16. Os médicos estão sumidos (também) da sala de aula na UFPA.

    ResponderExcluir
  17. O Rapaz da foto não é o diretor do hospital. É o coordenador do curso de medicina da UEPA.

    ResponderExcluir
  18. E o pertal da transparência da AGE? Já está funcionando?

    ResponderExcluir
  19. Barata o Alan Kardek é quem substitui o Dr Aldo em seus plantões em todos os hospitais que ele trabalha, pois o Dr Aldo não teria como estar em dois ou três lugares ao mesmo tempo! Basta cruzar os horários e ver que o Dr Aldo faz a magica de estar em até 3 lugares ao no mesmo horário!

    ResponderExcluir
  20. O pior, é que além de tudo isso, com certeza o diretor do Abelardo Santos ainda ganhava pelos plantões que o estudante de medicina tirava para ele. É só procurar que vão encontrar. No Abelardo a farra de plantões continua, mesmo depois da alegação da governadora de que os cintos seriam apertados por conta da crise. A única mudança, foi a extinção dos plantões dos niveis médio e fundamental. Porque os plantões do nível superior continuam a ser divididos entre as chefias dos setores na maior cara de pau, com a anuência do diretor clínico do HRAS, o médico Marcos Andrade !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. gOSTARIA DE SABER ONDE ESTÁ A ÉTICA DO TAL JOSÉ ALDO AO COLOCAR UM ACADEMICO DE MEDICINA ATENDER EM SEU LUGAR. ONDE ESTÁ O DIREITO A VIDA, QUANTAS PESSOAS ESSA PESSOA JÁ MATOU, POIS ESTAMOS FALANDO DE UM HOSPITAL DE INTERNAÇÕES. QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA, POIS SE FOREM EXTERMINADOS ESSES QUE NÃO TEM NENHUM RESPITO PARA QUEM VAI A UM HOSPITAL, ASIIM ESTAMOS TODOS PERDIDOS. MEU DEUS, NOS AJUDE.

    ResponderExcluir
  22. ATÉ PARECE Q A MATÉRIA Q FOI AO AR PELO ROBERTO PAIVA É ALGUMA NOVIDADE. TÔ CANSADO DE VER ACADÊMICOS DE MEDICINA DANDO PLANTÕES COMO SE FOSSEM MÉDICOS JÁ FORMADOS, NÃO SÓ NOS HOSPITAIS PÚBLICOS E POSTOS DE SAÚDE, COMO NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS TAMBÉM!!

    ResponderExcluir
  23. RIDICULO ISSO ....
    TDS OS FUNCIONARIOS NO ABELARDO SABEM QUE ISSO FOI PURA ARMAÇAO NA SECRETARIA DO DR.ALDO E E UM MEDICO...[
    TDS SAFADOS E INSUSTO...
    ACABARAM COM A VIDA DO ESTUDANTE...
    SEUS FALSOS RIDICULOS...

    ResponderExcluir