sexta-feira, 17 de julho de 2009

CIDS – Renúncia coletiva

Segundo revela o jornalista Caco Ishak, em primeira mão, a equipe da CIDS, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável do governo do Pará, renunciou coletivamente nesta sexta-feira, 17. Os cortes de 85% propostos pelo governo Ana Júlia Carepa teriam inviabilizado o trabalho da CIDS, que lançou esta semana um informe sobre suas realizações em dois anos de existência.
Sem recursos humanos para dar continuidade ao projeto inicialmente idealizado e até aqui conduzido com êxito, segundo avalia a professora Nazaré Imbiriba, sua secretária-chefe, esta decidiu entregar seu cargo, sendo acompanhada por todos os demais integrantes da CIDS.

33 comentários :

Anônimo disse...

Realmente uma grande perda a extinção dos trabalhos da equipe tão competente da CIDS.

Anônimo disse...

Todos os órgãos estão sofrendo com os cortes. Os gestores estão trabalhando de forma pactuada para enfrentar o monetarismo xulo que se instalou no governo. O que acontece é que a equipe do cids via-se a parte dos problemas que os demais órgãos estavam enfrentando há anos e não se preparou por achar-se superior e muito competente para trabalhar ao lado das outras instituições. Trabalhou isoladamente e tenta deixar um relatório que ninguém reconhece. O melhor é deixar o cargo.

Anônimo disse...

Nem tanto, a chuca só sabia surfar nas ondas do poder. ela já foi tucana incondicional do Almir e do Jatene.
O que ela gostava muito era viajar

Anônimo disse...

Esse Governo é uma vergonha. Para decidir acabar com uma das poucas coisas que prestavam, só sendo muito topeira nossa Governadora Ana Julia...

caco ishak disse...

prezado anônimo,

ficou bem claro a discrepância entre os cortes na cids (85%) e nos demais órgãos do governo (20%). sofrer com cortes é uma coisa. sobreviver sem toda uma equipe é outra completamente diferente.

quanto ao que vossa excelência disse sobre "à parte dos problemas" e "superior e muito competente para trabalhar ao lado das outras instituições", ora, ora, tenha a santa paciência.. é patente e descarado o fato de que foram sempre órgãos hermanos a puxar o tapete da cids. arrumávamos a cama e outros ficavam com os louros da fama.

eu, mesmo, sofri constrangimento em manaus nesse sentido, durante reunião do fccr (mercosul). após passar dias preparando uma exposição sobre nossos trabalhos e possíveis acordos de cooperação, que seria apresentada na tal reunião, fui OBRIGADO a ficar calado e repassar tudo para o digníssimo secretário presente, que tomou para si a autoria dos projetos. ambos ali representassem um só governo, sim. mas que trabalho em equipe é esse em que uma secretaria busca o desenvolvimento às custas de outra? melhor desativar, mesmo, e ver a quantas andará a política internacional do pará sem a figura mundialmente prestigiada, a liderança e o preparo inquestionável de nazaré imbiriba - que, por sinal, recebeu recentemente, do Governo Lula, a missão de elaborar políticas fronteiriças para a Amazônia.

no mais, difícil contestar qualquer ponto apresentado no relatório, vez que todos os feitos estão devidamente documentados. tente. lanço o desafio.

caco ishak disse...

prezado anônimo dois,

realmente, chuca sempre esteve acima de ideologias político-partidárias, estando incondicionalmente comprometida com uma questão tão-somente: o desenvolvimento sustentável da amazônia.

e, ai ai ai, não diga tolices.. um debate pode ser levado adiante saudavelmente, sem que seja lançada mão da dialética erística.

Anônimo disse...

Barata:

Parece que tudo no governo Ana Júlia está virando uma questão de "lari-lari". Como diz o outro: tá pior que o Pinduca.

Pinduca? Huuuummmm! Será que o nosso carimbó vai virar papagaio-de-pirata de Donana?

Anônimo disse...

lembro do programa de banco de carro para a Mercedes com a fibra de coco no Marajó
um projeto de milhões que não deu em nada e quem comandava era Nazaré Imbiriba
no que deu?
COMPETÊNCIA....?

Anônimo disse...

A Nazaré Imbiriba é mundialmente famosa pelo nepotismo que, a propósito, é um hábito de família. Há inúmeros casos de favorecimento discreto da sua família com o dinheiro público. Empregou recursos alemão e brasileiro em projetos de desenvolvimento sustentável, como o Amazon Paper dentre outros, que resultou somente na compra do seu casarão da cidade velha. Veja quanto os seus projetos custaram aos cofres do estado, é só ir ao BASA, instituição que a financiou quando estava ao lado do tucanato. Lá existe uma dívida impagável. Taí a competência da ex.

caco ishak disse...

pelo que me consta, ela anda num gol modelo começo do século e mora em casa na mundurucus, distante da cidade velha e condizente com os anos como professora na ufpa.

mas o que podemos esperar de anônimos que preferem caluniar às escuras na tentativa desesperada de justificar as trapalhadas de um governo que se afunda mais e mais na lama a cada dia que passa (é só abrir os jornais), ao invés de dar a cara à tapa com argumentos válidos e uma explicação plausível pro corte escabroso que sofreria a cids (ponto primordial, aliás, da questão em debate)?

consigo até imaginar os próximos comentários,

Anônimo disse...

Vcs sabiam que a Nazaré Imbiriba gastou 300 mil dos cofres públicos sem licitação para promover recepções para as comitivas estrangeiras, por ocasião do FSM? O detalhe era que fechava os bares e ninguém podia entrar, a não ser quem ela determinasse. Simplemente ridículo e imoral!

caco ishak disse...

em tempo: não tenho conhecimento de nenhum parente de nazaré direta ou indiretamente envolvido nas atividades da cids, senão toda uma família que trabalhava com ela na cooperação internacional.

eu, mesmo, cheguei lá sem conhecer ninguém e, em quase dois anos, aprendi a respeitar e admirar tão COMPETENTE figura, ao tempo em que ia me frustrando com demais personagens do governo, que antes "admirava".

vou além: abrindo mão das ideologias petistas oportunistas de plantão, deixei de ser filho-da-puta pra me tornar filho-da-chuca.

nepotismo? não, senhor. vergonha na cara.

caco ishak disse...

por fim, quanto à mercedes, infelizmente, não se ganha todas - principalmente, quando nem o próprio governo em que se trabalha está a seu lado.

um exemplo: a cids conseguiu investimentos italianos de 130 milhões de euros. entre os projetos, está uma fábrica de chocolates finos, que será construída por uma das maiores indústrias do gênero da europa, a Drogheria & Alimentari. mandamos o projeto e amostras dos chocolates para nossa digníssima governadora. passaram-se semanas e nada de uma resposta, apesar de nossa insistência. quando, finalmente, conseguimos uma palavra de Jujura, foi a seguinte: "se recebi os chocolatinhos? é, tava lá em cima da mesa, comi". e nada mais.

Anônimo disse...

O casarão estava a venda ano passado, onde instalou o Amazon Paper. Recuperou com o orçamento que recebeu das instituições alemãs. Vc deveria dar sua cara a bater e ir ao BASA para coferir o rombo.

Anônimo disse...

Ihhh rapa! Coitado, vc precisa ler Freud.

caco ishak disse...

anônimo das 11:23, cai na real. dinheiro algum do governo foi gasto sem licitação. o governo, aliás, em muito pouco contribuiu pra realização do fala - fórum de autoridades locais da amazônia, nossa única participação no fsm. pelo contrário, os investimentos foram quase todos estrangeiros e tudo dentro da lei.

quanto ao bar, não sabes o que dizes.. no primeiro dia, devido ao grande número de prefeitos, governadores, ministros e demais autoridades locais, dentre estrangeiros e brasileiros, optamos por fechar as portas, por questão de segurança. nos quatro dias seguintes de programação cultural que promovemos, as portas estavam sempre abertas ao público. e não parava de entrar gente.



Vcs sabiam que a Nazaré Imbiriba gastou 300 mil dos cofres públicos sem licitação para promover recepções para as comitivas estrangeiras, por ocasião do FSM? O detalhe era que fechava os bares e ninguém podia entrar, a não ser quem ela determinasse. Simplemente ridículo e imoral!

caco ishak disse...

anônimo das 35: prefiro e recomendo schopenhauer - que tu deves bem conhecer..

no mais, não entendo o que as dívidas da chuca - que, aliás, nem dela são - têm a ver com o trabalho feito no governo..?

pelo contrário, o descaso com que tratas a Amazon Paper só mostra o despreparo e falta de competência pra comprender o que meio mundo entende: é de mais pessoas como nazaré imbiriba que o governo ana julia precisava e que, contrariando a lógica, fez questão de descartar por puro despeito e otras cositas más (em breve) dos irmãos metralha e da putyfaria.

Anônimo disse...

Ei puxa-saco de plantão, a CIDS não mostrou a que veio. Só para você e esse 'meio mundo'que tanto falas, que deve ser a neverland.

caco ishak disse...

puxa-saco seria se tivesse algum interesse. não tenho. só o que tenho, mesmo, é compromisso com a verdade. mal aê se a verdade agride tantas pessoas.

no mais, manda teu endereço, que eu te mando nosso informe - não precisa ficar com medo, vai sem bomba.

aliás, acabaste de me dar a excelente idéia de publicá-lo na íntegra, on-line. em breve.

Anônimo disse...

Quem fala mal de Nazaré Imbiriba, ou não a conhece, ou age de má fé.

Outro dado importante: o caso da fibra de coco - o Classe A da Mercedez saiu de linha, por decisão da própria Mercedez.

Anônimo disse...

A Nazaré Imbiriba, Chuca para muitos, tem no currículo o dom da criatividade em prol do Estado do Pará, sem nunca ter sido governo antes, muito menos tucano...

Acho que estão fazendo disso uma ladainha para desvirtuar o X da questão: o Governo Ana Júlia está perdido, fez um monte de tolice sob o comando dos "academiburrus" (espécie em abundância na conjuntura atual), e agora está tentando limpar caca e guardar dinheiro para as eleições, de baixo dos colchões, na cueca, ou mesmo no HANGAR.

Anônimo disse...

A Nazaré Imbiriba, Chuca para muitos, tem no currículo o dom da criatividade em prol do Estado do Pará, sem nunca ter sido do governo antes, muito menos tucano...

Acho que estão fazendo disso uma ladainha para desvirtuar o X da questão: o Governo Ana Júlia está perdido, fez um monte de tolice sob o comando dos "academiburrus" (espécie em abundância na conjuntura atual), e agora está tentando limpar caca e guardar dinheiro para as eleições, de baixo dos colchões, na cueca, ou mesmo no HANGAR.

Anônimo disse...

impressionante a fogueira de vaidades.Algo muito serio incomodou os plantonistas do poder.A equipe fez o certo, entregou.Mais uma pra aninha tentar explicar.

Anônimo disse...

Penso que houve uma discrepância enorme em relação ao corte que fora efetuado na CIDS em relação aos outros que passaram pelo mesmo. Como explica um corte de 90% isoladamente aplicado à Cooperativa? Evidente que há um interesse em prejudicá-la. E isso não é de hoje...
É inquestionável o trabalho realizado pela Nazaré Imbiribas e os demais que faziam parte da sua família (CIDS).
Fico abismado ao ler a maioria dos comentários aqui postados sem fundamento algum, ou, ainda, com base em informações falsas, especulações e até por má-fé.
Como justificar um corte de 90% ? Está claro que queriam extinguir a Cooperativa, haja vista que precisa-se de dinheiro para as eleições.
Agora pensemos um pouco: A CIDS era composta por 14 pessoas, e foi feito o corte nesta percentagem... devemos lembrar aqui, que o Governo da Ana Júlia Carepa, distribuiu 80 cargos para evangélicos! Que paradoxo! Agora imaginem o motivo disso? Talvez vocês, anônimos, deveriam pensar um pouco mais e ler um pouco mais a respeito do que fora realizado pelo trabalho competente da CIDS e o REAIS motivos pela sua extinção.
E não apenas tentar culpar a CIDS pelas porcarias feitas no Governo atual.

Anônimo disse...

Indubitavelmente, a questão aqui é: qual a justificativa que o governo dá para esse corte?
Alguém quer falar sério, pelo amor de Deus? Deixemos de lado as ofensas...Todo mundo sabe que o governo "anda mal das pernas" há muito tempo.
Só espero que a musa dos Los Hermanos não se reeleja.
Sem mais, para não baixar o nível mais ainda...

Anônimo disse...

Sr. Caco Ishak, como jornalista vc tem todo o direito de manisfestação. Agora você não acha que a própria Nazaré não concorda com forma com a qual vc está lidando com a situação? Quem a conhece sabe da elegância com que ela sempre trata questões delicadas.

Assim o feitiço pode acabar virando contra o feiticeiro...

Anônimo disse...

Onde se formou este jornalista? Cara ruim, não? Está expondo a Nazaré, uma figura honesta e digna, sem nenhuma necessidade. O cara confunde alhos com bugalhos, lança a Chuca contra o Puty, seu grande defensor no governo e está invertendo a lógica dos argumentos. Com um funcionário assim não tem jeito mesmo. Aliás, a unica coisa boa no fechamento da CIDS é que esse cara não vai mais trabalhar no governo.

Lia Mara disse...

Que houvesse corte, na atual conjuntura, imagino que todos já esperavam, mas de tamanha profundidade, desconhecendo o importante trabalho desempenhado pela Cooperação Internacional? Atitude estranha, desmedida e lamentável!
A criação da CIDS foi uma das poucas e inteligentes iniciativas do atual governo, é bom que saibam. Para quem já sabe, então que não esqueça!
E com papel fundamental dentro da política de abertura de mercados e captação de recursos no exterior.

Anônimo disse...

Por que o governo deve explicar o nada, que foi a CIDS? Esse bando de opinião orquestrada a favor da ex não encobre seu oportunismo e vontade de poder.

Claudiane Tavares disse...

O melhor do processo democrático é que podemos nos manifestar sempre. A internet coroa isso! Não entendo porque o incomodo com isso.
E falando em democracia, ainda bem que faltam somente 1 ano e meio para a finalização da vergonha nacional que está sendo o Governo Ana Júlia. Contrariando a boa atuação do presidente petista, ela escorrega em suas próprias trapalhadas, vulnerabiliza nossas famílias (com a o aumento galopante da violencia urbana e rural e arranca do povo paraense a esperança de ver, em médio prazo, um estado grande, forte e atuante na política nacional.

Anônimo disse...

Rssssss
Não esqueçam a Yedinha, lá no outro extremo do país.

Anônimo disse...

esse jornalista careca é um fenômeno...por isso talvez ele seja tão contestado e invejado pois uma pessoa que da a cara a tapa para expor somente uma das inumeras mazelas e trapalhadas deste governo imcompetente e caótico merece todo o meu respeito e consideração...e quanto a duvida do seu bom profissionalismo,se ele fosse ruim como disseram aqui ele não estaria na posiçao de confiança da chuca como ele estava.Sou estudante de jornalismo e esse careca é meu idolo e uma referencia pra mim pela honestidade e espotaneidade...

Pará Internacional disse...

Rafael Mileo
Sou funcionário da CIDS e, com o conhecimento do assunto, posso dizer que a Nazaré trabalha muito corretamente e não se beneficia de dinheiro público. Quanto aos demais Secretários do Governo, não os conheço. Não sei como trabalham. Então não posso opinar.
Acho que a cúpula do Governo Ana Júlia briga muito entre si, para aparecer mais para a Governadora e para a mídia em geral. Falta união. Os interesses do coletivo deveriam se sobrepor aos pessoais. O problema é dar poder àqueles que não estão preparados para recebê-lo. Enquanto a vaidade for maior do que a responsabilidade, o Governo do PT vai continuar fracassando...