domingo, 19 de julho de 2009

CIDS – A pergunta que não quer calar

O que pode levar um governo a inviabilizar uma importante instância de captação de recursos exatamente quando se ressente da queda da arrecadação, na esteira da crise econômica mundial? Esta é a pergunta que não quer calar e que aguarda por uma explicação convincente, diante do imbróglio que culminou com a exoneração coletiva dos integrantes da coordenadoria da CIDS, a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável do governo do Pará.
A pretexto da redução de gastos, que até aqui ficou em torno de 20% nas demais instâncias da máquina administrativa estadual, o governo Ana Júlia Carepa impôs um corte de 90% no caso da CIDS, cuja coordenadoria ficaria assim reduzida à sua secretária, professora Nazaré Imbiriba, e a um assessor, de um total de 16 cargos comissionados. À CIDS, criada a 24 de julho de 2007, cabe fazer a captação de recursos no exterior, com a finalidade de viabilizar projetos de desenvolvimento sustentável no Pará, cuja execução cabe às secretarias de Estado. Do que vazou, sabe-se que a professora Nazaré Imbiriba tentou negociar um corte na ordem de 50%, alternativa rejeitada pela governadora Ana Júlia Carepa (foto), o que levou à exoneração coletiva.

23 comentários:

  1. Certamente foi a falta de maracutaia, que fez o pessoal da CIDS cair. A nossa Governadora atualmente só gosta de gente com as qualidades dos irmãos Metralhas e dos PUTYS da vida.É por isto que este desGoverno vai muito bem, descendo a ladeira abaixo!

    ResponderExcluir
  2. Esta senhora esta rindo de que? Será que é da nossa cara com nariz de palhaço?

    ResponderExcluir
  3. deve ser mesmo, 7:42...o Pará ficou igual a risada da referida senhora: escancarado para o mundo da forma mais cruel, é rir , pra nao chorar

    ResponderExcluir
  4. impressionante, a tua amizade com a Nazaré fez gerar um monte de comentários para um assunto resolvido e sem volta

    ResponderExcluir
  5. EU NÃO ENTENDO TODA FORMA DE RAIVA
    PORQUE SÓ FOTOGRAFIAS DESMERECEDORA?
    ELA PODE NÃO SER UMA BOA GESTORA, MAS NÃO DEBOCHA DO POVO
    PRECISAVA DE AJUDA E INFELIZMENTE OS MINEIRINHOS SÓ PENSAM NELES MESMOS
    MARCILIO É FELIZ E ESTÁ CASADO COM A COPROPRIETARIA DO SPAZIO VERDE
    FREQUENTA O DAIME E ENRIQUECE NO PARÁ
    MAURILIO GANHOU UM DINHEIRÃO QUANDO ESTAVA CASADO COM A JOANA PESSOA COM A HOSTÓRIA DA MADEIRA SUMIDA DO PÁTIO DO IBAMA DE ALTAMIRA NA ÉPOCA DA CANDIDATURA DA DONANA PARA PREFEITO
    FALEIRO, ZÉ GERALDO, JOANA, MARCILIO ERAM OS CABEÇAS
    SÃO OS ATUAIS BAM BAM BAM DO GOVERNO
    O NÚCLEO É DURO?DURO DE QUE ?

    ResponderExcluir
  6. Baratinha, tu és um dos melhores jornalistas do Pará, tuas qualidades éticas são amplamente reconhecidas. Tu és um incansável defensor da verdade e da palavra em que te empenhas. Agora meu caro amigo, quando se te coloca uma coisa na cabeça tu és teimoso pa burro.
    Essa pergunta tua que não quer calar já foi respondida diversas vezes e por vários anônimos, -que são anônimos porque tu mesmo configuraste teu blog para receber opiniões e comentários de anônimos, agora não reclama porque recebes postagens anônimas. Ta ok?
    Algumas das razões pelas quais a Dra. Nazaré saiu da Coordenação da Cooperação Internacional:
    • Esse pessoal do POEMA estava utilizando uma secretaria do governo do estado para tratar de recuperar essa ONG que está quebrada e que por mais de 15 anos permanece sob a mesma direção, Thomas e Nazaré Imbiriba e claro a família toda. Um verdadeiro feudo particular dos Imbiribas e de Thomas, uma espécie de mistura entre empresas, ONG e outras instituições amparadas na UFPA que todas juntas formavam uma verdadeira estrutura de poder aparte da instituição que os acolhia aí se fazia de tudo (e ainda se faz). Privatizar recursos públicos, por meio da ONG, era a prática mais comum do POEMA.
    • Os recursos arrecadados para o desenvolvimento sustentável eram para o POEMA e não para as políticas de desenvolvimento do povo do Pará, assim eram para o desenvolvimento do Thomas e da Nazaré. Isso pode perguntar a quem queira na UFPA e a resposta será a mesma.
    • Só tem uma pergunta que para mim não quer calar Barata. Tu que sabes muita coisa da cozinha da política paraense. Porque a governadora indicou uma representante da base aliada do Almir Gabriel e do Jatene e a membros do governo tucano para ocupar um cargo tão importante?
    • Ana Julia não sabia que o POEMA foi base eleitoral dos governos tucanos no Pará?
    • Será que eram da cota do ex-reitor, também tucano, Alex Fiúza de Melo, como é a Bila? envolvida em escândalos na SEDUC.
    • Tu pensas barata que teus leitores são tão mal informados, que essa pergunta que tu faz já não está totalmente esclarecida?
    • Sugiro que tua pergunta também seja encaminhada aos diretores do POEMA, especialmente ao seu presidente o Sr. Thomas. Para conte um pouco a história do POEMA e sobre tudo saber se ele vai continuar por mais 15 anos ao frente da instituição, será que não tem mais ninguém que ele mesmo indique para dar uma cara nova a essa ONG, antes que quebre de vez.

    ResponderExcluir
  7. 07:41 é muito "scotch" 12 anos com caviar.

    Agora a pergunta do corte profundo no orça da cids já deve ser pro caixa da cmapanha ... não é?

    ResponderExcluir
  8. BARATA,
    POR FAVOR MUDA DE TEMA
    A NAZARÉ JÁ ERA
    DUROU MUITO
    AS FESTAS DO POEMA ERAM FANTÁSTICAS

    ResponderExcluir
  9. Toda situação que a Governadora Ana Júlia vem sentido na pele, é o resultado de uma má administração, de assessores que não possuem experiências na máquina administrativa do Estado. A governadora torrou dinheiro público principalmente com diárias e ajuda de custos onde gastou milhões de reais mandando para o interior do estado servidores para fazerem turísmo. O PTP foi o exemplo da decadência, esse projeto queimou muita grana para nada. Realmente um governo sem governo, onde os "doutores" da Ufpa deveriam voltar para suas atividade acadêmicas e não é só iiso que alguns deles querem, como o "todo-poderoso PUTY, esse cara é quem manda no governo junto com seus colegas de universidade, os irmão Monteiros, José Júlio, Iracy Gallo, Zé Raimundo Trindade e muitos outros. Governadora mande esses senhores secretários retornarem as salas de aula onde lá eles são doutores sim, mas para seus alunos, não para administrar um Estado com competência.

    ResponderExcluir
  10. A indicação da Nazare imbiriba tambeme atribuida ao Puty.

    ResponderExcluir
  11. Nem tudo que parece é caro Barata. Neste governo os movimentos não seguem a lógica da boa gestão e sim das manobras de verdadeiros mafiósos.

    ResponderExcluir
  12. Barata, não esqueça do caso Vereadora/ten cel x Empregada Doméstica. Em que pé está???Com certeza nas mãos dos pitzzaiolos.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo 17:13, concordo com vc, esses secretários são técnicos mas não tem autoridade nenhuma nas suas secretarias só sabem atender a governadora e esquecem que tem que administrar uma secretaria, viva a Segov que agora tem um gestor com autoridade sem humilhar seus funcionários, na Seduc quem manda são todos menos a Iracy,na Sefa quem manda é a chefe de gabinete, na Sepof quem manda e controla o Secretário e a secretaria é a diretora de planejamento que é uma TUCANA disfarçada de técnica; Donana abre o olho com os TUCANOS no seu governo!!!

    ResponderExcluir
  14. A CIDS nunca fez nada de concreto nesse Estado. Pelo contrário até esse PO Amazonia quem trouxe para o Pará foi a PARATUR. Eu trabalhei com o IGAMA quando a presidente falou sobre esse programa com a Guiana Francesa e sempre via a CIDS querendo se meter em tudo, encher de projetos do POEMA pra captar recursos através do P.O. Amazonia.

    Vi também em trabalho com a SEDECT a questão de contratação de empresas de consultoria que a CIDS sempre se metia e atrapalhava tudo, da cooperação da china, só interesse, ano da frança no brasil...

    Vai tarde essa corja da CIDS!

    ResponderExcluir
  15. Barata pergunta, Barata responde: http://novoblogdobarata.blogspot.com/2009/07/desgoverno-o-vale-tudo-eleitoral-da-ds.html

    ResponderExcluir
  16. Do que essa incompetente tá rindo???
    Ah, já sei... É desse bando de burro que votou nela.

    ResponderExcluir
  17. Barata,
    O papel do CIDS, além de promover o Pará no mundo e, era arrecadar recursos para projetos de desenvolvimento sustentável. A Nazaré Imbiriba não faz qualquer referência sobre a quantidade de recursos que tinham arrecadado nestes dois anos (não promessas ou protocolos de acordos que isso é fácil fazer). Só fez referência a recursos gastos na realização de reuniões, visitas e encontros (aproximadamente 300 mil reais).
    Se sua prestação de contas fosse transparente, apresentaria o relatório financeiro. As contas não fecham meu amigo Barata e parece que brinquedo estava saindo "caro" e não “barato” para um Estado que não conta com recursos para pagar a educação ou saúde do seu povo.

    Sem entrar em detalhes sobre o mérito técnico dos quase três anos de atuação do CIDS, ele é extremamente vago.

    Algumas opiniões são até arrogantes como essa de “Consolidamos o nome do Pará no contexto amazônico e latino-americano, tendo a governadora do Pará sido a primeira coordenadora do Fórum de Governadores do MERCOSUL”.

    Outro evento que me pareceu exagerado foi esse de “realizamos o primeiro Encontro de Governadores de toda a América do Sul”, sabido é que não foram todos nem o sucesso desse evento teve desdobramentos concretos.

    Muita generalidade no relatório. “Promovemos”, “intensificamos”, “abrimos diálogos produtivos”, “fomos o único governo amazônico”.

    É compreensível que a Dra. Imbiriba não queira alimentar a polêmica sobre suas atividades nem cuspir no prato que come, essas polêmicas podem abrir uma caixa preta da sua ONG, sempre encoberta pelos governos tucanos.

    Que eu saiba o prato onde ela como é a Universidade Federal do Pará, onde pouco aparece, tomara ela retorne a dar aulas, pelo menos umas duas turmas, para repassar todo o conhecimento já adquirido.

    Sobre o cargo público que ela assumiu ninguém está dizendo que seja privado. A Doutora cria outra discussão para distrair o foco das críticas, tanto a gestão no CIDS, como suas relações com o POEMA.

    Barata, tu não das o valor que merecem as postagens anônimas e achas que elas não têm o valor de serem testemunhas do que acontece no âmbito das ações do POEMA.
    Olha Barata o que tu falas: “embora essa suspeita não encontre amparo, até aqui, em provas documentais ou testemunhais”. Ora bolas, provas documentais existem, alguns processos sobre a atuação do POEMA e dos seus dirigentes criando empresas como POEMAR, POEMATEC, e outras variedades da mesma estrutura. O esquema era assim: udsando o POEMA recebiam recursos públicos e por meio das outras (as empresas) eles eles privatizavam e gastavam. Isso é privatizar recursos públicos Barata, aqui e na china!

    Nos anônimos que alimentam teu blog não são do Ministério Público para realizar as investigações que levem ao esclarecimento dos fatos. Como não existiu transparência na gestão, nossa obrigação é chamar a atenção sobre o assunto que por muitos anos permaneceu encoberto pelos governos tucanos. È verdade que quem denuncia deve mostrar as provas, só que isso é na lei, na política sabemos que é diferente. Ninguém é criança aqui para cair nessa conversa de que nós teremos que sair por aí procurando testemunhas para provar essa grande corrupção que permaneceu por anos sob a coordenação do casal.

    ResponderExcluir
  18. Essa mulher é mesmo louca de pedra. está afundando o Estado e rir da cara do povo.....escandalosamente.

    ResponderExcluir
  19. Égua do Bocão da Mulher, por que será, que ela só vive de boca aberta?
    Meu Deus do céu, isso é um escândalo!
    Tem noite que não durmo arrepentido do voto que dei pra essa bocuda, mais em 2010 vou dá o troco. O discurso dela realmente enganava as pessoas, mais de esquerda ela não tem nada, se junta com Deus e o Diabo, trai seus antigos aliados, mas não perca por esperar, em 2010 nem Lula vai dar jeito, é chicote na bocuda.

    ResponderExcluir
  20. Égua do Bocão da Mulher, por que será, que ela só vive de boca aberta?
    Meu Deus do céu, isso é um escândalo!
    Tem noite que não durmo arrepentido do voto que dei pra essa bocuda, mais em 2010 vou dá o troco. O discurso dela realmente enganava as pessoas, mais de esquerda ela não tem nada, se junta com Deus e o Diabo, trai seus antigos aliados, mas não perca por esperar, em 2010 nem Lula vai dar jeito, é chicote na bocuda.

    ResponderExcluir
  21. Égua do Bocão da Mulher, por que será, que ela só vive de boca aberta?
    Meu Deus do céu, isso é um escândalo!
    Tem noite que não durmo arrepentido do voto que dei pra essa bocuda, mais em 2010 vou dá o troco. O discurso dela realmente enganava as pessoas, mais de esquerda ela não tem nada, se junta com Deus e o Diabo, trai seus antigos aliados, mas não perca por esperar, em 2010 nem Lula vai dar jeito, é chicote na bocuda.

    ResponderExcluir
  22. Que bocão em meu! por que será que ela adora tar de boca aberta, essa aninha é de mais. não cohece é quem compra.

    ResponderExcluir
  23. Essa boca mole só tem que rir mesmo. Tá colocando o Pará na lama! Esse é o grande feito da sua passagem pelo governo paraense.

    ResponderExcluir