sábado, 6 de junho de 2009

BANPARÁ – Ato público na segunda-feira, no Postão

Em ato público previsto para as 9 horas desta segunda-feira, 8, em frente ao Postão da avenida Senador Lemos, os funcionários do Banpará deverão deflagrar uma campanha em defesa da implantação do PCS, o Plano de Cargos e Salários. Por força do acordo coletivo celebrado ano passado, após uma greve dos funcionários do banco, o PCS deveria ser implantado até o próximo dia 18 de maio, mas sua efetivação estaria ameaçada diante da perspectiva de incorporação do Banpará por outro banco, possivelmente o Banco do Brasil, segundo é especulado.
Segue, abaixo, a transcrição da convocação para a manifestação, publicado por solicitação da AFBEPA, a Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará.

FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ FARÃO ATO PARA INSTALAR A CAMPANHA PELO PCS.
“SERÁ DIA 8/9, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 9h. NA FRENTE DO POSTÃO SENADOR LEMOS.

“Nós, funcionários do BANPARÁ, sempre defendemos nossa empresa. Em 1998 chegamos a doar 20% de nosso salário mensal para salvar o banco. Nosso primeiro lema sempre é a DEFESA DO BANPARÁ.
“Somos o principal patrimônio do banco e temos enfrentado muitas dificuldades: baixos salários, sobrecarga de trabalho, adoecimentos, insegurança e a ausência de um Plano de Cargos e Salários e de um Plano de Saúde que realmente atenda às nossas necessidades.

SÃO 15 ANOS DE LUTA PELO NOSSO PCS...

“São 15 anos de congelamento. As perdas que acumulamos neste período impactam violentamente em nossa qualidade de vida. Ano passado, após uma greve vitoriosa, por reivindicação direta dos funcionários, nosso PCS foi garantido no Acordo Coletivo de Trabalho assinado pelo presidente do BANPARÁ. E com data marcada para ser implantado: 18 de maio de 2009. Certamente, a direção do banco se planejou para cumprir o acordado, no entanto, mesmo após o trabalho competente da comissão paritária - AFBEPA, Sindicato dos Bancários, Banco e DIEESE - que já concluiu o reenquadramento funcional, ainda não temos nosso PCS garantido e nem perspectiva alguma de implantação. Com as mudanças em curso no BANPARÁ, o que nos aguarda? Mais 15 anos de angustiante espera? A direção do banco argumenta queda de receita, no entanto, de acordo com entrevistas e outras informações públicas, o BANPARÁ registrou, no primeiro semestre de 2008, lucro líquido de mais de 15 milhões, o que equivale a 251% a mais que no mesmo período do ano anterior (http://www.banparanet.com.br/i_midia_not58.asp).

TRANSPARÊNCIA

“O prazo já expirou. Por que não implantar o PCS agora? Há seis meses atrás, quando acordo foi assinado, o banco provisinou os valores para cumprir a cláusula 12ª e implantar o PCS? Cadê os dados que justificam a posição do banco para adiar a implantação? O adiamento é para quando? A comissão paritária vai apresentar aos funcionários o que foi concluído? Por que estão acontecendo mudanças estratégicas no banco, exatamente no momento da implantação do PCS?

PCS OU PCS JÁ!

É hora de unidade, é hora de darmos as mãos em defesa de um direito garantido no Acordo Coletivo de Trabalho. Nosso PCS deve ser implantado já, para corrigir injustiças, valorizar e garantir perspectivas justas ao funcionalismo.

Queremos o cumprimento da cláusula 12ª do ACT!
Queremos nosso Plano de Cargos e Salários já!

ATO PELO PCS.
DIA 8/9, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 9h.
"POSTÃO DA SENADOR LEMOS.

Kátia Furtado
Presidenta AFBEPA
Associação dos Funcionários do BANPARÁ

5 comentários:

  1. BARATA, UMA PERGUNTINHA. QUAL A COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DO HANGAR?
    SÓ POR CURIOSIDADE.

    ResponderExcluir
  2. TODOS OS FUNCIARIOS DO BANPARÁ DEVEM COMPARECER A ESSE ATO DE REINVIDICAÇÃO...KATIA ESTAMOS COM VC NESTA LUTA...

    ResponderExcluir
  3. VALE APENAS RELEMBRAR QUE O SILVIO RONALDO,ADJUNTO DA SEAD,ERA DIRETOR ADMINISTRATIVO DO BANPARÁ NA GESTÃO DO EDILSON(EX-PRESIDENTE DO BANPARÁ)E QUE O SILVIO RONALDO SÓ ACEITOU IR PARA SEAD POR UM PEDIDO PESSOAL DA GOVERNADORA PARA TER ALGUEM DE CONFIANÇA DELA NA SEAD,E AGORA COM A IDA DO EDILSON PARA SEGOV, ELE QUER PASSAR A DEGOLA NO SILVIO E EMPLACAR O LUIZ GUILHERME QUE TAMBÉM É FUNCIONARIO DO BANPARÁ.
    COITADO DOS FUNCIONARIOS DA SEAD SE FOR CONFIRMADO O LUIZ GUILHERME COMO ADJUNTO DA SEAD,PENSE NUM POÇO DE FALTA DE EDUCAÇÃO,ARROGANCIA E DE BORÇALIDADE...
    É A ANTIPATIA EM PESSOA,HOJE ELE SÓ ESTA COMO ASSESSOR DE DIRETORIA DO BANPARÁ,PORQUE NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO ANDAVA COM SEU CARRO TODO ENFEITADO DE PT E ADENTRAVA NO ESTACIONAMENTO DO BANPARA EM PLENO GOVERNO TUCANO,TRABALHAVA NO ALMOXARIFADO DO BANPARÁ E HOJE É ASSESSOR DE DIRETORIA...PODENDO CHEGAR Á ADJUNTO DA SEAD...
    O SILVIO RONALDO PERTO DELE É MARAVILHOSO,MUITO BOM...SERÁ QUE OS FUNCIONARIOS DA SEAD JOGARAM PEDRA NA CRUZ?
    SE A GOVERNADORA QUERER ,EU ENFEITO TODO O MEU CARRO NA ELEIÇÃO COM BANDEIRINHA E CARTAZ DO PT E DELA,SE ELA ME DER POSTERIORMENTE UMA ASSESSORIA OU UMA SECRETARIA ADJUNTA.
    MEUS AMIGOS DA SEAD,SE O LUIZ GUILHERME FOR CONFIRMADO COMO ADJUNTO DA SEAD...MEUS PESAMES.

    ResponderExcluir
  4. O que esperar de uma diretoria que contrata uma cooperativa de taxi pagando uma fortuna,depois de o banpará possuir um quadro de motoristas efetivo do banco?
    alguém com certeza ta pegando uma ponta desse contrato...e não são os funcionarios do baixo escalão ,com certeza.
    de um presidente que tem um diretor administrativo que enche de elogios e depois que ele saiu para a sead se torna inimigo,ao ponto de exonera-lo da sead assim que assumiu a segov.
    uma diretoria de mentiras e de potocas,e com certeza esse PCS éra mais uma potoca dos nobres diretores com seu presidente.
    funcionarios do banpará vamos a luta,greve já...

    ResponderExcluir
  5. Katia, não é só os funcionários do Banpará, mas a grande maioria dos barnabés estaduais, que até hoje estão no aguardo de seus PCCR, que desde a campanha eleitoral foi objeto de promessas e de intermináveis debates e até agora, nada. Pelo acordo firmado entre intersindical o prazo para implementação será até setembro de 2009 ( o que duvido muito). Ano passado constituíram uma tal de comissão para rever os projetos, estabelecer diretrizes e outros caqueados... Praticamente nada foi feito e no meio desse cipoal de incertezas ainda tem a pesadíssima burocracia da SEAD e a SEPOF, que pouco resolvem e só fazem cair no descrédito. Até agora só migalhas de reposição inflacionária e penduricalhos de gratificações, numa enorme colcha de retalhos que é a (des)politica salarial do governo estado. Ainda paira o risco de culminar num estelionato político.
    Ah! Bem que vocês poderiam exigir que o banco reduzisse a usura escorchante cobrada dos lascados servidores.

    ResponderExcluir