quarta-feira, 11 de março de 2009

SAÚDE – Reflexão sobre o caos

Merece atenção um comentário anônimo feito a propósito da postagem intitulada “SESMA – As causas do colapso nos PSMs”, desta última terça-feira, 10. Nele, internauta aponta os fatores endógenos e exógenos que explicam, na sua leitura, o colapso da saúde pública em Belém.
Dentre os fatores endógenos, que se originam no interior do sistema, ou por causas internas, são elencados a falta de prioridade da saúde pública pelo prefeito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu; a inexistência de reorganização do sistema de saúde municipal pautada nos princípios filosóficos e operacionais do SUS, o Sistema Único de Saúde); e o aparelhamento da Sesma, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, loteada entre os partidos da base de sustentação do prefeito. Sobre as causas exógenas, ou seja, externas, são citados a desordem da saúde pública na maioria dos municípios paraenses, com a falta de prioridade na atenção básica de saúde; a omissão da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) com relação ao processo de coordenação constitucional de fato do sistema de saúde estadual; e a manipulação política patrocinada pela maioria dos prefeitos municipais (uns contra e outros poucos a favor do governo Ana Júlia Carepal).

18 comentários:

  1. cooncidencia ou nao, a partir das denuncias nesse blog, a camara de veradores esta se mexendo

    ResponderExcluir
  2. O que percebi é que os veradores não estão inclinados a subscrever a aprovação da CPI. Minha opinião é de que pela sua inutilidade os vereadores não querem conflitar os seus interesses. O prefeito falsário deveria era ser cassado.

    ResponderExcluir
  3. Barata:
    A Daniella do ICRPS da SESPA está por um triz das páginas policiais. Gritos, ofensas, palavrões, corre atrás, etc. Qualquer dia ela vai sair de lá numa ambulância, de tanto levar porrada dos servidores humilhados.

    ResponderExcluir
  4. Barata:
    A Daniella do ICRPS da SESPA está por um triz das páginas policiais. Gritos, ofensas, palavrões, corre atrás, etc. Qualquer dia ela vai sair de lá numa ambulância, de tanto levar porrada dos servidores humilhados.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Jornalista Barata

    Me esclareça por gentileza. Qual a necessidade de apelidar as pessoas ? Nefasto, Edoida, Pacheco, etc. Isso não é falta de respeito com as pessoas ? Qual a utlidade desta prática no ato de informar ? Se for possível, gostaria de obter resposta.

    Giovany Figueiredo ( giovany @ufpa.br)

    ResponderExcluir
  6. Ha muito a saúde deste estado não está em bom estado de saúde !

    ResponderExcluir
  7. Barata, o Dom Duque Duciomar, não está nem aí para a plebe e para a nossa METROPOLE. Ele só quer saber de sua candidatura para o senado. Até importou uma empresa para arrecadar dinheiro para sua campanha.A METROPOLE da Amazônia, está abandonada. E tem mais não tem para mais ninguem, ele constroi, poda, limpa, desinfeta, cozinha e lava, tudo pela nossa grande METROPOLE.
    O que vai sobrar? apenas o bagaço.

    ResponderExcluir
  8. Com relação a SAÚDE NO MUNICÍPIO digo; a equipe do Nefasto nesta área é muito ruim de política de saúde e boa de desvio de verbas. Com a CPI da Saúde vamos ter acesso ao verdadeiro caminho do caixa dois na Saúde. Já o Nefasto Duciomar se tem interesse em concorrer a eleição de 2010, não deveria ter cortado as verbas de publicidade com os maioranas, que era a sua única retaguarda política/financeira/rede de proteção, por conta disso todos devem direcionar suas miras para o FALSIOMAR DÁ AS COSTAS PRO POVO. Para que isso não aconteça, só tem uma saída, o prefeito reeleito deve declarar que não é candidato a nada em 2010, se quiser governar Belém sem ser persseguido. Por fim o NEFASTO está provando do seu próprio veneno. É mais ou menos assim que ele perssegue os servidores do Município, pensando que todos tem relação com partidos de esquerda.

    ResponderExcluir
  9. Convivendo com o HIV fico triste quando procuro a URE DIPE e tenho que depender de alguns "chefes" lá de dentro, como: Rosilena Trindade (Diretora)(irmã do Secretario de FAzenda), Augusto (vice-diretor), Fabiola (chefe de tudo). Essas pessoas não têm boa vontade com ninguém. OS funcionários reclamam demais da DIreção. Olha que sofremos por causa de uma greve, que nos disseram está ocorrendo por melhoria de atendimento? e agora? TIREM ESTA DIRETORA DAÍ, antes que os pacientes enloqueçam, é cada ordem sem pé nem cabeça. Dia desses fiquei esperando no CTA (setor desta UNidade) durante 3 horas por atendimento.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo, acho meio complicado acreditar no seu depoimento pois, se você realmente esteve na UREDIPE e se realmente esperou por 3 (três) horas para ser atendido, deve ter notado o serviço de OUVIDORIA que a gestão da Drª Rosilena implantou. Inclusive serviço este que você deveria ter se dirigido. Também deve ter notado a diferença no prédio da UREDIPE com maior espaço físico e maior conforto, no momento em que você foi atendido deve ter notado a cordialidade dos profissionais e o alto grau de capacitação que cada um possui. Visto que a Gestão atual preocupa-se constantemente com a atualização e capacitação dos profissionais. Sou paciente da Drª Carmen Andrea e sei que ela é uma profissional extremamente capacitada. Assim como outros profissionais que me atendem sempre que me dirijo até a Unidade.
    Neste meio tempo que esteve na UREDIPE acredito também que você notou o serviço de Radiologia, que já esta implantado e em funcionamento, serviço este que já utilizei e posso falar por minha conta que é de muita importância para pacientes como nos.
    Quanto às dependências do CTA que você comenta também, deve ter notado o serviço de Odontologia que é direcionado para o nosso atendimento e também um AUDITÒRIO onde recebemos informações sobre o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis através de palestras por todos os profissionais.
    Vale ressaltar que sei destas informações porque sempre me preocupei em ter informações dos locais em que sou atendido e quanto ao vice-diretor Augusto por diversas vezes me direcionei até sua sala e ele sempre me atendeu.
    Agora tenho uma duvida. Se você convive com o vírus HIV. Qual foi o serviço que você buscou ao procurar o CTA, visto que, pelo que sei este é um serviço de TESTAGEM e ACONSELHAMENTO? e o seu caso não se encaixa nem em TESTAGEM nem em ACONSELHAMENTO.
    ASSINADO: USUÁRIO SATISFEITO

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a todos do blog
    Sou mulher, vivo com o vírus HIV a 4 anos e 5 meses e 16 dias. Gostaria de colocar minha posição quanto a UREDIPE. Bom como falei convivo com o vírus HIV a pouco tempo mas já sofri bastante com esta doença, em algumas ocasiões fiquei realmente muito mal e precisei (e preciso) por diversas vezes dos serviços desta Unidade. Sou uma das pessoas que presenciaram a transformação da UREDIPE. Na primeira vez que fui atendida naquela Unidade no final de 2005 fui “internada” em um “hospital” que funcionava nos altos do que prédio antigo, sem a mínima condição de trabalho para os profissionais que me assistiam e para que eu pudesse me recuperar, para não me estender muito posso dizer que era um espaço de mais ou menos 2,5m por 4m em que ficavam duas camas coladas uma a outra um banheiro que estava entupido e paredes com mofo para todos os lados. Em um outro momento já realizando meu acompanhamento médico e terapêutico, percebi a desorganização que era aquela Unidade com pessoas que ainda iriam fazer o “teste” misturadas com quem já tinha recebido o resultado e estavam em tratamento como eu. Como podia se perceber a nossa privacidade estava totalmente comprometida, sem contar que os consultórios e equipamentos estavam todos em péssimo estado e notoriamente os funcionários estavam insatisfeitos com aquela situação.
    Hoje quando me dirijo a UREDIPE vejo o quanto esta nova Direção trabalhou e ainda trabalha, acho que esta Unidade é a única do Estado a ter todos os seus setores climatizados, agora não nos misturamos mais com pessoas que não são soropositivas visto que elas são atendidas em local diferente, os ambientes de atendimento estão todos novos, com novas pinturas e novos móveis, os equipamentos estão todos em perfeito estado, balanças, camas hospitalares, oxigênio em canos distribuídos em toda a Unidade, profissionais nos atendem com maior satisfação, a ambulância que antes era uma Kombi que cheirava gasolina, agora encontro um carro novo que não sei nem como é o nome.
    Me sinto muito mais respeitada como pessoa e me sinto com a minha dignidade de volta, esta que a sociedade rouba pelo preconceito. Gostaria de ressaltar também o serviço da farmácia que possue profissionais sempre muito atenciosas que sempre me orientam quanto a duvidas que vez por outra trago.
    Só peço que esta Direção continuem com o excelente trabalho e parabéns.
    Assinado: Ana Lucia * HIV

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, concordo com a Ana Lucia e só quem não quer ver não consegue enxergar as mudanças que a Uredipe passou e esta passando, é um ambiente novo e climatizado; médicos, enfermeiros e demais profissionais novos – muito bem capacitados; serviços novos, como fonoaudiologia, radiologia, a terapia ocupacional e fisioterapia.
    Não consigo ver onde esta uma administração ruim se em menos de 2 anos a Unidade mudou tanto. E quanto a Direção a Drª Rosilena me atendeu todas as vezes que a procurei e o Sr. Augusto também, inclusive nunca sai da sala deles sem uma solução para um problema que apresentei.
    E só mais um detalhe para finalizar, todos os funcionários que já fizeram parte do meu tratamento e ainda fazem me falam muito bem da Direção, dizem que é a melhor direção que a Uredipe já teve. Por isso agradeço a esta direção, torço para que continuem sempre buscando a melhora da unidade e não liguem para comentários que são apenas para desmerecer um trabalho maravilhoso realizado.

    ResponderExcluir
  13. Ex-senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), hoje Governadora do Estado do Pará, desde que assumiu não cuida da MULHER PARAENSE, muito menos da infância...

    São incontáveis notícias de óbitos na maternidade da Santa Casa, os hospitais tratam o contribuinte como "gado", vimos duas senhoras morrendo por falta de atendimento em hospital público, uma menor presa em carceragem masculina, onde foi exaustivamente abusada por marginais, assaltos nas cidades do interior com extrema violência aos cidadãos locais, uma política social inexistente, ou seja, UM CÁOS TOTAL E ABSOLUTO!
    Não temos visto declarações suas que pelo menos "expliquem", pois JAMAIS serão justificativas para tanta desídia e inépcia, de uma PARAENSE, eleita pelo POVO GUERREIRO DO GRÃO PARÁ!

    Que a Virgem de Nazaré proteja seu POVO e o Ministério Público tome as medidas cabíveis...

    Um Brasileiro que AMA o Pará e o Seu POVO

    ResponderExcluir
  14. A URe DIPE tem outra cara , realmente, melhores condições de trabalho,melhores instalações...
    Mas o perfil da atual direção nãocondiz com um governo democrático e popular, vai assistir uma reunião com a diretotr Rosilena Trindade, vc não consegue, pois ela só faz gritar, a ultima reuniãoela deu um grito tãoforte que estremeceu as paredes, calma diretora, tenha tranquilidade,equilibrio, ou preferimos que vc continue fazendo curso e se ausente o máximo que puder da unidade, como tá acostumada a fazer. Então não adianta melhores condições de trabalho ,tendo uma gestora como essa a frente da URE DIPE pede pra sair.

    ResponderExcluir
  15. caro usuário do dia 17 de Março de 2009 17:21. Não precisa acreditar em meu depoimento, mas respeite a milha colocação e abra os olhos para realidade. POi a saúde é feita de gente, pode ter o meljor equipamento, mas se as pessoas trabalharem contrariadas e os usuários forem mau atendidos, de nada adianta. Fiquei preocupado em ter procurado o serviço errado, pois foi a própria recepção quem me indicou tal ação e ouvidaria eu não encontrei, aliás é muito dificil encontrar alguma coisa em uma Unidade mal sinalizada. Esperei um dia desses para fazer raio-x desde a 7:30 h. até ás 10:00 h. pois o rapaz que do rao-x trabalha na URES DOCA e quebra um galho na URE DIPE. Vc é privilegiado por encontrar a DR. Rosilena, pois no pouco tempo que ela passa na URE, nunca anda pela UNidade. Os profissionais são excelentes, isso é verdade, a nova cara da Unidade foi conseguida pelos funcionários, é bom dizer que em alguns lugares houve uma maquiagem (pintura) e a infiltração já está brotando. Não vamos nos enganar com pouco coisa
    Rosilena Trindade (Diretora)(irmã do Secretario de FAzenda), Augusto (vice-diretor), Fabiola (chefe de tudo), a população necesita de tratamento digno e não de enganação. É muito difícil os trabalhadores estarem satisfeitos com uma gestão que tem um setor de RH inoperante Lago e Ana Hilda que não tem o que fazer e ficam perseguindo servidores. OUVIDORIA REAL é Diretora pessar pelo menos uma hora no CTA para ver de perto o9 que acontece. ANA LÚCIA parabenize mesmo são os funcionários desta Unidade que são verdadeiros hérois. Vc sabia que tem muitos funcionários discriminados dentro da Unidade (pela chefia) por ficarem doentes. Desafio qualquer um a chegar na URE DIPE as 12:00 no CTA e marcar a hora que vai sair. Queria saber qual aprofissão da FAbiola manda em tudo, pois ela faz cada pergunta como uma assistente social e ainda por cima decide quem vai ser atendido. ESSA UNIDADE merece uma direção melhor, se não vai voltar em pouco tempo ao que era antes. Deveria haver um conselho diretor, mas a Diretora não escuta nem os funcionários, imagine os usuários, desafio também Ana Lucio e o usuário a fazer uma crítica à Dra. Rosilena e não levar uns gritos, ela simplesmente surta quando é contrariada. ESTÁ NO CARGO POR SER IRMÃO DO SECRETÁRIO DE FAZENDA E NADA MAIS, CAIU DE PARA-QUEDA NA SAÚDE.

    ResponderExcluir
  16. Sou servidor e tenho que me pronuciar, estamos sendo tratados pior do que cachorro de rua, passei mal na URE e fiquei surpreso quando me disseram que deveria procurar outra Unidade para ser atendido, pois a diretoria e sua super administração não aceita Atestado expedido por médicos da UNidade, desqualificando totalmente a ética de servidores médicos ou não. O meu etágio probatório não está atualizado e a Sr.a Ana Hilda, que me parece bastante incopetente, refez o meu processo umas vinte vezes, sem contar o seu profundo desconhecimento do regime jurídico único ( lei 5810) estamos sem pai e nem mão, quem pode nos salvar: Conceição Vianna (não quer nem saber), DAniele Cavalcante e Laura Rosseti (pouco se importam), Ivete Vaz (vaquinha de presépio). Através deste blog, eu sobe que a Diretora é irmã do sec, de Estado de FAzenda, ele é tão poderoso, que em uma reunião quando foi criticada por servidores ela cometou que nenhuma dessas pessoas acima listadas consegue tirar ela do cargo. è governadora ANA JÙLIA, só a senhora para dá um corretivo e fazer esta seenhora trabalhar e tratar servidor como gente. A nova URE DIPE foi conquistada num processo em que servidores ficaram em uma situação de greve para forçar o governo a tirar a URE da situação caótica que se encontrava e digo mais, esta Direção não sabe nem formular um pedido para o 1º CRS e nem pra SESPA, muita coisa não andava na URE por incopetência da Dra. Rosilena. SOCOROOOOOOOOOO!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. A Drª Rosilene Trindade, realmente,tá precisando de esclarecimento jurídico,a ultima dela é contestar atestado medico, qdo um funcionário se ausenta da URE DIPE e apresenta atestado medico, ela manda investigar se ,realmente ,procede caso ela avalie que não é ela quem decide se vai justificar a falta ou não,isso é um absurdo,quem ela pensa que é,dona do mundo...
    Vai pedir pra sair,que nãoaguentamos mais seus surtos psicoticos.

    ResponderExcluir
  18. SOU USUARIA DA UREDIPE, E ESTOU INDIGNADA COM OS FUNCIONARIOS DO PERIODO DA TARDE. OS MESMOS VÃO EMBORAEM TORNO DE 17 E 18:00, QDO ERA PARA FECHAR SOMENTE ÀS 19:00. TRABALHO E NÃO POSSO CHEGAR ANTES PARA ME CONSULTAR E PEGAR MEDICAMENTOS NA FARMACIA. SEMPRE QUE VOU LA PELA TARDE, ENCONTRO A UNIDADE FECHADA.

    ResponderExcluir