sábado, 7 de fevereiro de 2009

URBANISMO – Em defesa da 25 de Setembro

A pretensão do prefeito reeleito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, em redesenhar o traçado serpenteado da avenida 25 de Setembro, é o tema de um comentário que, pela relevância do assunto, optei por transformar em postagem. A alteração defendida pela atual administração municipal tem como objetivo desafogar o trânsito de veículos na avenida Almirante Barroso e no entorno desta.
A 25 de Setembro, que começa na avenida José Bonifácio e desemboca na avenida Dr. Freitas, caracteriza-se pela sua farta arborização e também pelo seu traçado serpenteado, com as duas pistas separadas por um vasto canteiro central.
Segue o comentário em defesa do atual traçado da avenida.

O triste fim da 25:

As nossas autoridades executivas e judiciárias (apoiadas por grande parte da população) decretaram: seja extinto um dos raros projetos de urbanismo adequado ao clima de Belém, com moradias ao longo de rua arborizada, com baixo nível de poluição sonora, obras de arquitetura destinada a saudável prática de esportes, etc.
A retórica é a de sempre: "espaços ociosos, reunião de vagabundos, necessidade de desafogar o trânsito, etc". Na visão deste homúnculo chamado Duciomar Costa, é desnecessário que se tenha nesta cidade áreas arborizadas, capazes de arrefecer o forte calor e a alta concentração de radiação ultra-violeta do sol quase na linha do equador terrestre. Todos os espaços devem ser cedido às suas excelências os automóveis.
Enquanto o mundo civilizado discute e cobra de seus prefeitos a implantações de parques arborizados dentro das grandes cidades, como opção de saúde e lazer, Belém está entregue ao acanhadíssimo limite de visão de um prefeito que não o permite sequer vislumbrar os danos ambientais que a sua gestão irá trazer para nós.
Árvores absorvem energia do sol, absorvem o gás carbônico, liberam o precioso oxigênio, auxiliam a abafar ruídos, nos protegem de radiações potencialmente cancerígenas, etc. Espaços arborizados permitem que façamos nosso cooper diário, bom para o coração, sem inalar tanta fumaça, sem inalar partículas cancerígenas do freio dos automóveis, etc. Ciclovias são uma alternativa saudável e não-poluente. Aprenda isso prefeito!
Considerando que em seu mandato as áreas arborizadas de Belém foram destruídas em nome da insaciável necessidade de se construir ruas asfaltadas para os automóveis, que a saúde pública foi de mal a pior, que a vigilância sanitária não existe (funciona de fachada conforme denúncia postada aqui neste blog, por um veterinário sério), etc, eu lhe concedo o título de "INIMIGO Nº1 DA QUALIDADE DE VIDA EM BELÉM".

25 comentários:

  1. Barata, so uma correção, a defesa nao é pelo atual traçado, mas por sua mudança de modo consciente, sem descaracterizar a arborização e seu cenario bucolíco.

    ResponderExcluir
  2. Pois é caro editor,mais veja quantos na propria 25 de setembro defendero efusivamente a reeleição do FALSARIO,pois agora fação como a Marta Suplicy relagem e ....

    ResponderExcluir
  3. 18:o5 isso é pouco provável, pois além das pistas, haverão de fazer também estacionamentos de4 ambos os lados. Duas ou três plantinhas não substituem uma cobertura vegetal.

    ResponderExcluir
  4. Sou morador da 25. E o que vemos é um desperdício. Passem por lá para ver o canteiro da avenida transformado em reduto de lixo, desocupados, ladrões, estacionamento de caminhões (transporetes Taveira), bares de vala de rua, uma nojeira. E só em Belém do Pará para defender-se isso. Mil vezes uma Marquês de Herval, Uma Duque, E muitas outras. Minha casa vai valer muito mais. Mas a pobreza de visão é um fato!!!!!

    ResponderExcluir
  5. isso ocorre quando as decisoes sao tomadas de cima para baixo.a populaçao nao é ouvida. a 25 foi arborizada por causa do modo cuidadoso que os moradores sempre tiveram com o bairro.Pessoas que tentavam amenizar o desleixo do setor publico.Agora, emerge a especulação imobiliaria, ou voces acham que dudu ta preocupado em desafogar o transito? que nada! o barulho infernal que tomará conta do lugar,a presao de donos de imobiliarias para moradores vederem suas casas.Pessoas que moram lá a 50 anos.O impacto social nao foi previsto.Destruir as arvores é tambem destruir a historia do povo que mora lá.
    Um pouco de boa vontade e os impactos serma menos.bem menos.
    mais uma vez nosso MP e nossa secretaria de meio ambiente cruza os braços.
    insisto que seria possivel salvar arvores.

    ResponderExcluir
  6. Sou também morador da 25 de setembro há mais de 30 anos e nem por isso sou contra a mudança, que é necessária.
    O bem da coletividade deve prevalecer sobre o interesse individual e, tenho certeza, essa mudança determinada pela Justiça - não foi a prefeitura, sabiam? - vai ser pra melhor.

    ResponderExcluir
  7. 23:38

    Existem situações que são fabricadas de modo a conquistar o apoio de pessoas que não costumam vêr a coisa quanto ao fundo.

    A prefeitura abandonou a 25 de setembro justamente para chegar a esta circunstância. Seria impossível ter o apoio de parte dos moradores se esta rua tivesse sido conservada, bem tratada, bem policiada, etc. Você se sentiria orgulhoso de morar na 25 e milhares de pessoas desejariam estar no seu lugar. Leia Machiavel por favor. Sua vida vai melhorar.

    Lá fora deste "poço", existe um mundo, que é cheio de cidades com parques arborizados e prefeitos zelosos. Cidades limpas, onde as pessoas não jogam lixo na rua porque também existem coleta de lixo, fiscalização sanitária, etc.

    ResponderExcluir
  8. continuo defendendo o fim do serpenteamento da avenida mas que arvores sejam poupadas pelo menos as centrais.Agora, dizer que a reforma vai dimiur incidencia de criminosos e pontos de prostituição, aí já é ingenuidade! oque vai combater isso é a politica de segurança para o local,tem? a prça da republica ta aí pra provar que avenida movimentada nao é garantia de nda. A policia acabou de prender uma quadrilha que atuava em frente ao hotel hiltom.o que choca é que isso nao é de hoje, tem pelo menos 20 anos e naqo prenderam os grandalhoes.Na 25, se nao tiver um constante monitoramento, nada vai mudar.Alias, a duque nao é modelo pra outras avenidas.A tal faixa cida´dã nao deu certo, as pessoas nao confiam nos motoristas, os motoristas nao confiam nos pedestres.Faltou planejamento e policiamento.A 25, se nao continuar sendo uma das avenidas mais arborirazadas de belem, measmo depois da mudança, so será uma avenida como outra qualquer.Ou voces acham que nao se deveria ter mais arvores nas avenidas numa cidade que chega aos 40 graus na sombra? se for pra melhor...melhor pra quem? quem naqo morar em predio de apartamento, prepare-se, vão querer suas casas para os espigoes, mais uma praga que assola Belem ( e que os prefeito nao impoe limites) e que em 2020 será a cidade mais quente do Brasil.

    ResponderExcluir
  9. palntem as arvores novamente, assim que ficar pronta a avenida, se forem cuidadas, em 3 anos darão sombra.

    ResponderExcluir
  10. Se o nefasto Dudu conseuir fazer esse feito de urbanizar a 25 de setembro (em prol da população) sabe que eu vou até achar que ele é um caboclo cabra macho.
    Mudar de forma ecologicamente correta para desafogar o transito e melhorar o fluxo é também, e muito, qualidade de vida da população.
    Apoiado tem que mudar o traçado e melhorar aquela rua para que todos os cidadãos belenenses possam usufruir da passagem.

    ResponderExcluir
  11. 10:41

    Ecologicamente correto não!

    Pare, pense, tem coisas que não são conciliáveis. Quando se reduz canteiros e gramados, se está reduzindo também a área de absorção da água da chuva. Por que você acha que estas cidades lá do sul sofrem inundações catastróficas quando chove?

    Uma "tirinha de canteiro" não substitui um espaço mais amplo.

    ResponderExcluir
  12. é o que eu disse: vai ser uma avenida como outra qualquer: quando chover vai ficar alagada igual a almirante barros, sem arvores ,sem processo natural de drenagem, as aguas vao entrar nas casas.As arvors para quem nao sabe, absorve a poluiçao, o calor, drena o chao, limpa o oxigenio,emeniza o calor.A tal avenida urbanizada com qualidade, nao existe nenhuma, exceto a nazaré e magalhaes barata assim mesmo de vez em quando uma arvore vem abaixo.A 25, poderia ser ocomeço de como deveria ser uma avenida ecologica.remodelar sua circulação nao significa por abaixo as arvores, isso é coisa de gente que tem preguiça de pensar.Curitiba foi toda reformulada pelo prefeito adorado do brsil, justamente porque preocupou-se com a arborização das ruas.Desde quando asfalto quente a ceu aberto é sinonimo de boa qualidade de vida ?
    meus pêsames aos moradores da 25, suas principais fortalezas e protetoras de seus frescos telhados foram mortas.É o pseudo desenvolvimento.em breve, carros em alta velocidade darão lugar ao barulho dos passaros que fugirão de lá pra bem longe.Repito, sou a favor de extinção do traçado da avenida, nao das arvores.

    ResponderExcluir
  13. Todo mundo sabe que o DUDU é uma anta mas sou moradora e totalmente a favor de um novo traçado para a 25 e também para o Conjunto do Basa, sei também que isso não resolverá o problema do trânsito,pois a população e os veículos aumentaram muito,mas é mais uma opção, a cidade não tem para onde crescer, como sugestão poderíamos utilizar melhor nossos rios ou buscar recursos para um metro de superficie Icoaraci/Veropeso, isso sim resolveria o problema em definitivo mas com a mentalidade dos nossos políticos ......vai demorar

    ResponderExcluir
  14. 18:44, acredite, Belem tem ruas e avenidas que poderiam servir de desafogamento do transito, mas a popilacao nao sabe usar, nao sabe por onde vai, nao sabe nada...mesmo no centro, um turista por exemplo nas ruas de belem,o coitado ficadoido,pos as placas de direcionamento quase nao exsitem.Immagine na pedreira, no marco...

    ResponderExcluir
  15. 8:56, isso que to aqui tentando dizer, voce me ajudou.A 25 seria uma das avenidas mais belas se a reformassem de modo justo, isto é, o traçado seria mudado, as arvores preservadas, vao fazer pista pra caminhada, ciclovia...todos andando embaixo do sol...veja que irõnico, derrubam as arvores e as pessoas vao utilizar o concreto, sem qualquer proteção.
    Outra coisa,quem garante que os moradores continuarão lá, vao poe postos de gasolina, lojas enormes, predios de aprtementos carissimos e para isso irao "expulsar os moradores".A 25 de fato foi abandonada por decadas, se olham agora pra ela é porque ha algode estranho em tanto empenho.
    o bem individual nunca deve prevalecer ao bem coletivo e sim caminharem juntos, num mesmo processo de busca do melhor para se viver.Uma arborizaçao responsavel ate em consonancia com o vizinho bosque.Se de fato, transformarem a 25 numa especie de mangal das garças (ninguem consegru ficar la mais que 20 minutos), um lugar desertico em plena amazonia, seremos conhecidos como aquels que vao na contramao da nova proposta ecologica.quantas cidades nao gostariam de ter uma avenida assim, e nos deixaremos que ela tombe, sem luta.

    ResponderExcluir
  16. Caro Barata

    Quem quiser continuar morando em condominio fechado há várias opções em oferta.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Caro Barata!!

    Mantenha o esprito democrático!! Públique as criticas inclusive a você!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. 23: 56, mas ru é um pateta mesmo! quem ta falando em condominio fechado aqui? ô pai! da-me paciencia!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Acho que a urbanização da 25 de Setembro, inclusive botando fim ao ziguezague, foi a melhor notícia neste início de ano. É tão boa, tanto que as obras já começaram. O Ministério Público agiu acertadamente.

    ResponderExcluir
  20. Gente, tirar o serpenteamento não quer dizer acabar com as árvores, todo mundo tem é que ficar de olho e denunciar a derruba imoral da cobertura vegetal, agora do jeito que tá não dá prá ficar, esconderijo de ladrões, lixo e drogados.

    ResponderExcluir
  21. O coletividade deve prevalecer sobre os interesses individuais da minoria... trasnformar a 25 em opção de escoamento do transito caotico é tão viavel quanto um planejamento que possa permanecer algumas arvores.. agora so falta a rua do residencial BASA...

    ResponderExcluir
  22. Só acho que há um grande risco de ficar igual a marques de herval, que ficou inacabada e escura, uma obra tabajara como outras que ainda virão.

    ResponderExcluir
  23. 13:18, concordo com vc, mas lixo, ladroes e drogados tem na cidade inteira.eu mesma moro em nazará, todo mundo ve meninos diariamente cehirsndo cola e abordando as pessoas e nada é feito.Lixo? é so andar um pouco, a cidade é um lixão a ceu aberto.O que chama a atenção é uma coisa: se nao houvesse interesse da prefeitura em reformar a 25, o lixo, os drogados, os ladroes iruam continuar? a 25 nao fazia parte de Bele a 2 mandatos do prefeito.Acabar com árvores vai sim custar caro aos moradores,o imediatismo é uma forma burra de se realizar obras.Concordo que seja refeita a atual forma de acesso a avenida, mas transforma-la em um modelo de crime ambiental em plena amazonia, é nos envergonhar,derrubar um monte de arvores quando se poderia preserva-la, é fazer dos moradores de massa de manobra.Daqui a 5 anos teremos o resultado dessa irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  24. a polemica da 25 so nos mostra que estamos muito distantes de uma gestão ambientalista responsavel e consciente.O ministerio publico nao sabe conduzir questoes desse tipo, a justiça desconhece a imnportancia de se manter a longo prazo uma qualidade de vida em integração com a natureza e a população nao consegeu aliar o novo traçado com o verde existente.Principalmente porque moramos no Pará, isso soa estranho.Ainda nao sabemos fazer parte de um ambiente sustentavel e em desenvolvimento.É claro que a 25 precisa se expandir e fazer parte da cidade.Mas o que deveria servir de modelo de ambiente saudavel para outras avenidas, acabou se tranformando num defeito que precisa ser consertado: a retirada da arborização sem qualquer criterio.

    ResponderExcluir
  25. O DUDU tá certo!!!!! Chega de lorota!!!! Essa pelenga se estende desde que nossa rua foi inaugurada!!! Quando fizeram não nos consultaram. Ficou tudo por lá.. Sem projeto de continuidade. Agora que o nosso Prefeito assumiu a responsabilidade, todos estão metendo o pau! Meus vizinhos nunca fizeram nada!!!! Só quem frequenta a 25 são os clientes de bares, travestis, desocupados, drogados e ladrões. É só ver a quantidade de casas com grades de ferro!!!! Uma veradeira cadeia!!!! Não tenho coragem nem de fazer caminhada e por aí vai...

    ResponderExcluir