quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CDP – Fenaj protesta contra demissão

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) emitiu nota oficial protestando contra a demissão, sem justa causa, da jornalista Sheila Cristina Faro Reis, da Assessoria de Comunicação da CDP (Companhia das Docas do Pará). Sheila vem a ser a atual presidente do Sinjor/PA, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Pará. A nota foi enviada a este blog pelo jornalista Luiz Flávio Matta Costa, com a sugestão de publicação, devidamente acatada, em uma manifestação de solidariedade, que certamente merece qualquer jornalista que seja vítima de arbitrariedade.
A solidariedade que tem como destinatária Sheila lamentavelmente faltou, diga-se, ao jornalista Lúcio Flávio Pinto, ex-presidente do Sinjor/PA, quando foi covardemente agredido por Ronaldo Maiorana, o diretor editor corporativo de O Liberal, o jornal do grupo de comunicação da família Maiorana, que inclui a TV Liberal, afiliada da TV Globo no Pará. Na época, o sindicato emitiu uma nota em tom dúbio, eticamente repulsiva, que virtualmente minimizava a execrável violência da qual foi vítima Lúcio Flávio Pinto, o solitário e destemido editor do Jornal Pessoal, a mais longeva publicação da imprensa alternativa brasileira. O Jornal Pessoal foi o pioneiro em quebrar o monopólio da informação dos barões da comunicação do Pará, em um processo que se disseminou com o advento dos blogs jornalísticos no Estado.

8 comentários :

Anônimo disse...

Isso é apenas para mostrar como esse sindicato pelego se manifesta apenas quando lhe é conveniente. Esse comportamento apenas me faz ver que desfilia-se dele foi a atitude mais sensata que tomei. Afinal, é complicado ter dinheiro descontado durante o ano todo apenas para ganhar o ingresso de uma festa de confraternização.
Minha solidariedade à Sheila é real e sincera. E o melhor - PODE CHEGAR ATE MESMO SEM PAGAR MENSALIDADE.

Anônimo disse...

O Sinjor só se manifesta quando alguém da diretoria é atingido. Os demais jornalistas que se danem. A Fenaj é outra...
Hoje, as redações de todos os veículos de comunicação estão inchadas de estagiários e gente sem registro que fazem qualquer coisa sem reclamar. Os profissionais experientes estão fora, claro, porque custam mais caro para esses veículos.
Agora, se demitiram essa moça de forma arbitrária, ela que recorra à justiça, como nós outros jornalistas abandonados pelo Sinjor, o vimos fazendo há anos.

Anônimo disse...

Lamento a exoneração, mas essa moça tem que entender que ocupava um cargo de confiança, portanto sabe que a qualquer momento pode perde-lo. Visando se blindar ocupou a direçao do sindicato, sendo isto ridiculo. è bom que se saiba que sua exoneração não se deu por posições de defesa da ctegoria e sim por ocupar cargo de confiança. É lamentável que a federação não tenha dado a devida atenção ao episódio acontecido com o jornalista Lúcio Flavio Pinto, homem de saber e sereiedade indiscutivel.Quero dizer que esta moça não é bem quista na CDP e é de um profissionalismo discutivel.
a) Funcionária da CDP

Anônimo disse...

Imagine vc, Barata, o seguinte: Como pode uma "profissional", dirigente sindical, que cuidava da imagem da CDP, ao ser demitida de um cargo de confiança, sair atirando pra tudo que é lado, cobrando direitos que a CDP não deixará de cumprí-los e honrá-los.
Primeiro, antes da FENAJ cobrar canais de diálogo e reintegração da profissional, ela precisava se questionar o seguinte: se ela tivesse a tal estabilidade, pq a mesma continuava trabalhando na Companhia?...nunca vi um presidente de sindicato trabalhando, geralmente são cedidos aos seus sindicatos. Outra questão é, a mesma ocupava um cargo de confiança, é dirigente sindical, por esse motivo, ela se perpetuaria na CDP se ela continuasse sendo dirigente sindical? por quanto tempo? a CDP estaria refém do estatuto do SINJOR? Ora, sejamos razoáveis, se a Sheila saiu é porque deu motivos e muitos motivos. Quem tiver com pena dela, fique com ela...chamem-a para trabalhar em suas empresas e instituições. Apego a cargo é o pior dos pecados do funcionalismo público.

Anônimo disse...

pois é...com o lucio nao houve defesa

Anônimo disse...

Esse sindicato é imoral. Vejam, por exemplo, o que acontece noaquele tal de Público. Demitiram os profissionais que recebiam o piso e contrataram duas pessoas (leia-se focas)por apenas um salário. Agora,a nova orientação é que fotógrafo tem que dirigir o carro da empresa, caso contrário é "gentilmente" convidado a se retirar (leia-se demissão).

Anônimo disse...

É um vergonha a atuação do sindicato e vale lembrar que a jornalista Sheila foi indicada pela ex presidente que mora atualmente no Rio grande do sul e...PASMEM também está na diretoria atual do sindicato, outro caso semelhante é o da assessora de imprensa do senador Mário Couto, que mora em Brasília hÁ 2 ANOS E TAMBÉM ESTA NA CHAPA DO SINDICATO DO pARÁ, o mesmo caso é outra jornalista que mora com a ex presidente no Rio Grande do Sul TAMBÉM ESTÁ NA CHAPA, o negócio parece que é bom ser diretora do indicato dos Jornalistas do Pará MESMO RESIDINDO EM OUTRO ESTADO
uma vergonha, total falta de ética e tem jornalista que nem nem acha normal e ainda se afirma mui amiga de toda diretoria.
UM NOJO!!!!

Anônimo disse...

É por causa de gente q se aproveita de um momento desse que o Brasil é esse antro: gente oportunista, que não faz nada, não age. Vão lutar amigos, deem a cara a tapa. Antes de criticar a gente tem que agir. Eu sou sindicalizado, participo das lutas e sei q o sindicato está muito melhor hj do que qdo estava nas mãos de caetana ou antonio josé(esses dois afundaram o sinjor)....A lei da funtelpa só foi possível graças ao Sinjor e se as coisas não estão piores é por causa da luta do sinjor q está sozinho defendendo os trabalhadores da funtelpa. Cd os radialistas q não defendem a gente na Funtelpa? Cd os radialistas que não foram para a Alepa brigar pela nova lei? Se o piso voltou nos acordos coletivos é por causa dessa diretoria, e se hj há um termo de ajuste de conduta assinado pelas empresas e o Ministério Público acerca do estágio é graças ao sinjor. Quem critica é pq não faz nada e tá doido para afundar o sinjor. Mas vcs que criticam nunca vão ser nada. Só um bando de encostados!!! Aqui ninguém é bobo e sabe do interesse de quem está escrevendo aqui!!!! Bjks