segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ANA JÚLIA – Petistas de ocasião

Paulo Roberto Ferreira: petista de ocasião.
Paulo Roberto Ferreira é um bom exemplo dos petistas de ocasião que aportaram no governo Ana Júlia Carepa, movidos mais pelo arrivismos que por propostas. Íntimo de Orly da Costa Bezerra, o marketeiro-mor da tucanagem, consta que manteve uma empresa encarregada de fazer clippings para o Palácio dos Despachos e cotejar, estatisticamente, os espaços concedidos pelos jornais ao PSDB e ao PT. No PT, do qual é originário e a cujo ninho retornou após a derrocada do tucanato, ele tem vínculos com o hoje senador Paulo Rocha, do qual seria inclusive contraparente, segundo a versão corrente, e com o ex-deputado estadual Valdir Ganzer, secretário de Transportes no governo de Ana Júlia, protagonista de uma administração calamitosa na Setran (Secretaria de Transportes).
Quando administrou a gráfica da SPDDH (Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos), nos anos 80 do século passado, Ferreira ficou célebre por ter como ilustre cliente o então major Sebastião Moura, o major Curió, ícone da ditadura militar e figura de proa da repressão política nos anos de chumbo, especialmente durante a guerrilha do Araguaia, promovida pelo PC do B. Curió chegou a se eleger deputado federal pelo PDS, o partido de sustentação parlamentar do regime militar, e se valeu da gráfica da SPDDH, nas mãos de Paulo Roberto Ferreira, para imprimir seu material de campanha.

O relato sobre o episódio acerca da inusitada relação entre o petista Paulo Roberto Ferreira e o major Curió, está no livro sobre o assassinato do ex-deputado Paulo Fonteles (ex-PMDB, então PC do B), “Contido a Bala”, de Luiz Malklouf Carvalho. Um jornalista de competência e experiência comprovadas, que fez carreira na grande imprensa brasileira e nela continua militando, Maklouf é também um escritor nacionalmente conhecido, autor, dentre outros livros de sucesso, de “Já Vi Esse Filme”, sobre reportagens e polêmicas envolvendo o presidente Lula; “Mulheres que foram à luta armada”, que resgata a participação feminina na resistência à ditadura militar; e "Cobras Criadas", sobre a saga do jornalista David Nasser e O Cruzeiro, a revista mítica do jornalista brasileiro.

Nenhum comentário :