domingo, 27 de agosto de 2017

MPE – A estratégia da intimidação

Nelson Medrado, cuja estratégia, para tentar driblar eventual punição...
...no PAD, seria intimidar Gilberto Valente Martins, novo procurador-geral.

Nas especulações que varrem os bastidores do Ministério Público Estadual, o procurador-geral de Justiça Nelson Medrado, acuado, teria decidido optar pela estratégia da intimidação, ao tentar coagir o novo procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, na pretensão de driblar uma eventual punição no rastro do PAD ao qual responde. Por isso, segundo a versão corrente, decidiu vitimar-se, armando um circo midiático, omitindo o erro crasso no qual incorreu, ao ajuizar uma ação contra o governador sem a indispensável delegação de poderes, o que deu causa ao Processo Administrativo Disciplinar que o aflige. Por isso também, acrescenta a versão, conviria a ele poupar o ex-procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, do qual é amigo há cerca de 20 anos e fiel escudeiro, mas que ironicamente foi seu algoz, ao sonegar a delegação de poderes da qual dependia, só concedida a cinco dias de deixar o cargo, como revide a Jatene, por não conseguir fazer seu sucessor.

Pela postura errática de Medrado no episódio, as especulações estão longe de inverossímil. Ele é descrito, pelos que lhe são próximos, como reconhecidamente proativo, o que desponta como uma de suas muitas virtudes. Mas também é tido como patologicamente vaidoso, do que resulta um compulsivo fascínio pela notoriedade midiática. Nesse cenário, uma eventual punição no PAD, por mais leve que seja, embutirá amargas repercussões para o procurador de Justiça, para além do constrangimento funcional. Uma advertência, por exemplo, deverá deixá-lo por três anos no limbo. “Algo assim, para ele, terá efeitos pessoais devastadores, embora nenhuma eventual punição implique em prejuízo salarial”, arrisca uma fonte do Ministério Público Estadual. Para consumo externo, Medrado consolidou a imagem de um promotor de Justiça combativo, que se notabilizou pelo destemor, do qual em tese não abdicou ao tornar-se procurador. Intramuros, porém, entre seus colegas de Ministério Público Estadual seu passado foi tisnado pela postura silente diante das recorrentes denúncias de falcatruas da gestão de Marcos Antônio Ferreira das Neves à frente do MPE. Para muitos, o que inclui até pessoas do seu entorno, como contrapartida pela omissão diante dos malfeitos de Neves e por blindá-lo com seu prestígio pessoal, ele acumulou poderes e a partir daí começou a padecer da vertigem das alturas. Desde então, dizem, cultiva aquela autossuficiência que ajuda a alimentar a animosidade natural que cerca os muito poderosos em geral e os arrogantes em particular. 

17 comentários :

Anônimo disse...

Comenta-se que Medrado mesmo sem ser convidado continua comparecendo ao prédio do Núcleo, como nada tivesse acontecido. É muito apego!

Anônimo disse...

Só os Cherifes podem descumprir a Resolução do CNMP colocando a sobrinha querida para estagiar com remuneração na sua ilharga. O dr.Gilberto deveria delegar poderes ao Medrado para fazer uma investigação com bastante divulgação no seu estilo.

Anônimo disse...

10:59, como descobristes que a sobrinha do Dr. Medrado está estagiando na ilharga do tio?

Anônimo disse...

Ora se ela é vista no Núcleo onde Medrado trabalha/trabalhava. A boca pequena comentava.

Anônimo disse...

Se existe uma Resolução do CNMP que não foi atendida, isso não pode ser caracterizada como irregularidade administrativa? Isso vai longe!

Anônimo disse...

Não é irregularidade sua besta é IMPROBIDADE.

Anônimo disse...

Como dizia minha avó: lá vem conversa fiada. Só sofisma.

Anônimo disse...

Está sujeito a responder outra vez na Corregedoria. Vamos já providenciar os devidos esclarecimento. Falei sujeito sem qualquer precipitação.

Anônimo disse...

Verdade for, é uma tremenda injustiça! Temos centenas de universitários carentes precisando fazer estágios e as vagas são destinadas para os bem nascidos, no caso sobrinha de Procurador. Merece ser apurado essa prática nociva as camadas mais carentes da sociedade. O fato aqui denunciado precisa ser investigado pelas Promotorias de Improbidade Administrativa.

Anônimo disse...

Com a palavra o culto, modesto e honrado Coordenador do Núcleo de Combáte a Corrupção Alexandre Couto.

Anônimo disse...

Caiu a máscara do sofismeiro.

Anônimo disse...

Se forem mais fundo, não cairá só a máscara, cairá o queixo de todos.

Anônimo disse...

O honrado Coordenador do Núcleo de Combáte a Corrupção Alexandre Couto, precisa enxugar aquele Núcleo que tem gente de mais e faz de menos. É um vazamento de dinheiro público com funcionários que custam caro para o MP. Tem servidor cedido que ganha mais de 3 vezes o salario do funcionário concursado do MP. É vergonhoso! Com a palavra o SISEMPPA.

Anônimo disse...

Influenciado pelo seu amigo midiático Nelson Medrado, o ex-Procurador Geral Marcos Antônio enfraqueceu até a exaustão as Promotorias de Improbidade Administrativa e o Gaeco. Atropelou tudo é todos.

Anônimo disse...

Sofismando na imprensa(ele adora), o midiático Medrado declarou que depois do seu banimento do Núcleo pelo atual PGJ ele se sentiu - coitadinho, de braços cortado! Está faltando agora o doutor Gilberto Martins cortar a cabeça. É só tirar as delegações.

Anônimo disse...

A reforma do prédio da sede do Núcleo na 16 de Novembro, foi um gasto escandaloso.

Anônimo disse...

Ele parece Siri na Lata: É só barulho.