quinta-feira, 6 de julho de 2017

ELEIÇÕES 2018 – Ana Júlia emerge do limbo

Ana Júlia Carepa: emergindo do limbo, após as derrotas de 2010 e 2014.

O surpreendente desempenho da petista na sondagem do Paraná Pesquisas faz emergir do limbo político Ana Júlia Carepa, a primeira governadora eleita da história do Pará. Após a derrota para o tucano Simão Jatene em 2010, ao tentar a reeleição ao governo, ela amargou um novo tropeço eleitoral em 2014, ao sair candidata à Câmara Federal, quando obteve 58.938 votos, no que soou como um epitáfio de uma vistosa carreira política, na esteira da qual, antes de tornar-se governadora, foi eleita vereadora de Belém, vice-prefeita da capital, deputada federal e senadora. Depois de tê-lo como estrategista eleitoral, responsável pela engenharia política que pavimentou sua vitória sobre o ex-governador tucano Almir Gabriel, em 2006, ao instalar-se no Palácio dos Despachos Ana Júlia Carepa manteve uma relação ambivalente com o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará, intercalada de concessões com posturas mutuamente hostis. Foi uma articulação de Jader Barbalho diretamente com o então presidente Lula, diga-se, que tornou possível a candidatura de Ana Júlia Carepa ao governo, em 2006. A hipótese da sua candidatura ao Palácio dos Despachos, naquela altura, sequer era por ela desejada e muito menos cogitada pelo PT, que inclusive já ungira, como pré-candidato, o ex-deputado Mário Cardoso. Ao emergir o nome da petista, com o aval de Lula e o apoio de Jader, Mário Cardoso, como de resto o conjunto do PT, acatou o conchavo da cúpula sem questionar.
Então associada à DS, a Democracia Socialista, uma tendência interna do PT na qual se abrigou com sua entourage, Ana Júlia Carepa, ao instalar-se no Palácio dos Despachos, levou ao paroxismo o aparelhamento da máquina administrativa estadual, privilegiando a DS, frequentemente em detrimento da competência profissional. Assim, acabou isolada do restante do partido e manietada por seus luas pretas - o ex-marido, Marcílio Monteiro, pai da sua filha, o ex-cunhado, Maurílio Monteiro, e Cláudio Alberto Castelo Branco Puty, também conhecido como Pacheco, em alusão ao personagem de Eça de Queiroz farto em empáfia e parco em substância. Ao lado deles, mas sem com eles se misturar, também pontificava Maria Joana da Rocha Pessoa, apontada como caixa de campanha da ex-governadora, a qual coube administrar o Hangar, o faraônico e rentável centro de convenções do Estado. Ao final do mandato de Ana Júlia Carepa, seus luas pretas mandaram os escrúpulos às favas e serviram-se despudoradamente da máquina administrativa estadual para eleger deputado federal Cláudio Alberto Castelo Branco Puty, que assim chegou à Câmara dos Deputados, na qual teve uma passagem opaca, sem conseguir obter um segundo mandato. Em uma patética solidão política, ela ainda fez, sem sucesso, uma derradeira tentativa de reconciliação com Jader Barbalho, na casa do qual surgiu, sozinha e sem aviso prévio, em uma manhã de domingo. No estilo que lhe é próprio, embora sem abdicar da elegância no trato pessoal, tanto mais por se tratar de uma mulher, o morubixaba do PMDB descartou, naquela altura, uma nova aliança com o PT, optando por apoiar, discretamente, o tucano Simão Jatene, uma decisão que revelou-se ainda mais desastrosa para o peemedebista.
Quanto à ex-governadora, que sempre foi vista com reservas pelo pajé petista, sem ter o calor de Lula ou acesso privilegiado a Dilma Rousseff, diante do fracasso eleitoral de 2010 restou ser obrigada a se contentar com o cargo de diretora administrativa e financeira da Brasilcap Capitalização S/A, subsidiária do Banco do Brasil, do qual ela é servidora de carreira, embora dele há muito tempo afastada.

Resta saber, agora, qual será o desempenho de Ana Júlia Carepa em novas sondagens eleitorais, sobretudo aquelas divulgadas com maior transparência, permitindo saber, por exemplo, os nomes que emergem das pesquisas espontâneas. Como resta aguardar qual a reação da militância do PT , uma legenda que tem acumulado desempenhos eleitorais pífios desde 2010 e cuja única liderança de expressão que sobreviveu ao marasmo no Pará foi o senador Paulo Rocha, de notórios vínculos com o senador Jader Barbalho, o morubixaba peemedebista no estado, e cujo mandato se estenderá até 2022. Rezando na cartilha de Lula, Rocha jamais permitiu que questões paroquiais interferissem em sua interlocução com Jader.

9 comentários :

Anônimo disse...

Se for para repetir o governo anterior e colocar uma bando de faz nada nos cargos ...fique quieta, já estamos ferrados até a 4ª geração.... vai continuar submissa aos barbalhos.... não apareça... Raimundo Marques vai ferrar com o trabalhador no campo.... chega... As indicações de cargos vai ser por tendencia... para fortalecer a divisão... e acabar com a sigla...

Anônimo disse...

A Ana Júlia é um desses casos em que o político ficou marcado pelas péssimas escolhas que fez em seu quadro de gestores; pessoas desqualificadas e que queimaram o filme da governadora; contudo não devemos desprezar o fato de haver promovido o maior certame de concursos públicos para o funcionalismo público estadual - sem que nenhuma contestação fosse feita. E há toda uma geração de profissionais recém-formados competentes chupando os dedos enquanto os apaniguados do PSDB ocupam as vagas como temporários.

A sacanagem no serviço público chegou a um ponto insuportável de nepotismo e de desvio de dinheiro público com vantagens graciosas, que são do conhecimento do governador, posto que autorizadas por deputados da base, por secretários e pelo chefe da casa civil da governadoria. Até que seria interessante uma boa vassourada, com muito critério para deixar o mínimo de arrivistas sobreviveram à limpeza.

Anônimo disse...

Tá bom de PT.Basta!

Anônimo disse...

Vamos aguardar. O povo é quem vai decidir. Não estamos numa democracia?

Anônimo disse...

Mas o filho da Ana Júlia não foi preso pela PF. Kkkkkk kkkkkk kkkkkk

Anônimo disse...

Por sorte temos um Estatuto da Infância e Adolescente que impede!kkkk

Anônimo disse...

Engano seu anônimo tucano, os filhos dela são adultos. Cuidado para não infartar.

Anônimo disse...

Esqueci que tucanos não são presos. Voam voam voam

Anônimo disse...

Entre pT,Dem,Ptb,Pps,Po e PSDB sinceramente eu fico com o PT, mais com muita dúvida