terça-feira, 28 de março de 2017

UEPA – Covardia moral une Rubens e Cesar

Cesar Matias: postura patética, incompatível com um candidato a reitor.

Dos três candidatos a reitor da UEPA, apenas o professor Augusto Carvalho aquiesceu em falar ao Blog do Barata, e mesmo assim após idas e vindas que consumiram 20 dias, diante da resistência de alguns dos seus apoiadores, que temiam os riscos de um eventual deslize na entrevista capazes de ferir suscetibilidades do Palácio dos Despachos. Essa, pelo menos, foi a versão oferecida por fonte da própria campanha, embora jamais verbalizada pelo candidato, notabilizado pelo perfil afável.
Uma aparente covardia moral, traduzida no provável temor de se defrontarem com questionamentos incômodos, terminou por unir Rubens Cardoso e César Matias. Rubens Cardoso, o atual vice-reitor reitor e candidato a reitor, após um primeiro contato, não mais retornou os telefonemas do blog, optando por não conceder entrevista, opção também compartilhada por Cesar Matias na undécima hora, na contramão do que inicialmente acordara.
A convite dessa natureza, naturalmente o candidato é livre para atender, embora, nas circunstâncias, a recusa, explícita ou implícita, carregue um travo pouco democrático. Tanto mais porque historicamente as regras que balizam as entrevistas do blog, em disputas eleitorais, são uniformes e não distinguem candidatos – as perguntas são formuladas por escrito e respondidas também por escrito, sendo publicadas integralmente.

Se Rubens Cardoso optou pelo mutismo servil, cumprindo recomendações dos áulicos da tucanagem, Cesar Matias resvalou para a covardia moral, no limite da molecagem pura e simples, exibindo uma postura patética, incompatível com a seriedade que se espera de um professor universitário e tanto mais indispensável em quem postula o cargo de reitor de uma instituição de ensino superior. Após aquiescer em conceder a entrevista, receber a pauta e até se comprometer a respondê-la até domingo, 26, Cesar Matias não cumpriu o acordado e nem deu explicações sobre o porquê de não honrar o compromisso assumido.

2 comentários :

Anônimo disse...

Sem dúvidas, A UEPA corre grande perigo, porem mesmo assim há apoiadores sem escrúpulos, tais como, Eliane Coutinho/Direção CCNT e Márcio Frank/Vice. Espero profundamente que as pessoas façam suas escolhas sem serem persuadidas.

Anônimo disse...

Sem sombras de dúvidas que a Uepa passa por um processo eleitoral de maiores importâncias de sua existência. Parece-me, que um determinado grupo político pretende dar continuidade em um sucateamento orientado pelo governo tucano. Uma outra questão importante, é o fato de um diretor que mal deu conta de estabelecer o diálogo administrativo, para com os setores competentes, querendo assim chegar a uma gestão maior, a pergunta é simples, se ele não deu conta de cuidar do seu próprio centro dará conta da UNIVERSIDADE? (Acho que não).
Já o terceiro colega, tem uma tarefa árdua pela frente, pois terá que vencer as duas chapas do govermo para conquistar o pleito. Espero que a comunidade acadêmica vote consciente, eu tenho certeza que não querem os mesmos grupos no sucateamento da uepa.

Precisa-se de uma repaginada.