quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

BLOG – O vale-tudo da sucessão

O promotor de Justiça César Mattar Júnior, o candidato de Neves...
...embora, nos bastidores, Gilberto Valente seja tido como favorito.

Mais prioritário que preocupar-se com o Blog do Barata, com a clara intenção de cercear o direito à informação, o Ministério Público Estadual deveria voltar-se para suas próprias mazelas. São recorrentes as denúncias que, a pretexto da interiorização da instituição, o procurador-geral de Justiça, Marcos Antônio Ferreira das Neves, vale-se da máquina administrativa para fazer campanha eleitoral fora de época. Com esse ardil, Neves teria como objetivo pavimentar a candidatura do promotor de Justiça César Mattar Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional Constitucional do MPE, a quem pretenderia fazer seu sucessor. Coincidentemente, sem que se saiba de nenhum feito capaz de justificar a homenagem, Mattar foi agraciado com o título de “Cidadão do Pará” pela Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, da qual é presidente o deputado Márcio Miranda (DEM), notório parceiro de Neves, inclusive no nepotismo cruzado.
Mattar seria, hoje, a opção preferencial de Neves, depois de descartada a procuradora de Justiça Fábia Melo Fournier, descrita como de perfil mais dócil e compatível com a ambição de Neves de tornar-se a eminência parda da próxima administração, mas contra a qual conspiraria exatamente a postura opaca, no limite da apatia. A ambição de Neves, de manter sua influência, teria sido contemplada no toma-lá-dá-cá que levou ao apoio do procurador-geral a Mattar, segundo versão que varre os corredores do MPE.
Nos bastidores do Ministério Público Estadual, o promotor de Justiça Gilberto Valente Martins é apontado como favorito para suceder Marcos Antônio Ferreira das Neves como procurador de Justiça, caso se disponha sair candidato, como antecipou o Blog do Barata, em postagem de 22 de setembro de 2016. Mas seu perfil independente não atrairia a simpatia de Neves, a quem é atribuída a pretensão de ser uma espécie de eminência parda na administração de seu sucessor (Leia aqui).

Nenhum comentário :