quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CRISE – Déjà-vu


3 comentários :

Anônimo disse...

Adivinhem quem é a pessoa mais rica de Bragança? Irmã Estelina e seus familiares. Estão há mais de 20 anos a frente do Hospital santo antonio e estão podres de ricos. A Diocese? O bispo? Estes ficam caladinhos, pegando a sua pontinha.

Anônimo disse...

Aos Servidores Públicos e Aposentados em Geral.

'Contrapartidas' (aos estados que forem fazer negociação de suas dívidas com a união)... o que significa esta palavra no discurso do presidente Michel Temer?

1. A prometida seguridade social 'única no mundo' criada nos anos 80s há muito deu sinais de inviabilidade; e o 'pacto pela saúde' (2006) foi apenas uma entre as várias tentativas de salvar o sistema da má gestão e dos esquemas de corrupção que não se acabam nunca.

2. Debalde todas estas tentativas, o governo 'pacificou' todos os esquemas de corrupção e a má gestão da seguridade social - não esqueçamos que além destas duas mazelas ainda existem uma terceira, que atende pela sigla DRU - as desvinculações de receitas da união; pacificação esta que conta com a simpatia do judiciário brasileiro, que nas últimas décadas virou capacho do esquema de poder, um fato que se explicitou na desobediência de Renan Calheiros a cumprir uma decisão do STF fora do combinado.

3. Uma vez que a vasta camada de toucinho está destinada à corrupção e a má gestão (um vício incurável entre todos os partidos políticos porém mais assemelhado com a cara do centrão), resta cortar na carne, veias, artérias, nervos e ossos da nação; e os primeiros escolhidos para o papel de 'bodes expiatórios' form os servidores públicos e os aposentados .

4. A direita tem um discurso pronto para cada bode. Para os servidores públicos, a receita é o congelamento de salários por tempo indeterminado, enquanto que para os aposentados ficou reservada a maior frustação de suas vidas, de que talvez não vivam para receber a sua pequena aposentadoria - e morrendo antes disso estarão penalizando o cônjuge viúvo(a) receber apenas uma parcela do rendimento não conquistado (as estatísticas encorajam esta premissa).

5. Fatos são cuidadosamente omitidos nos discursos de jornalistas, analistas econômicos e políticos, e um desses não deixa que se rebata a canalhice do governo com a indagação de que o congelamento possa reprimir a demanda por educação e saúde públicas. Não! reprimir demanda não! Todas as outras formas de investimento e custeio ficam garantidas - ainda que aumentem - pois o único fator a ser reprimido será a folha de salários. Nem novas obras, nem novas contratações de servidores devem parar!

6. Então que tipo de projeção se pode fazer para o futuro? A melhor dica para esta previsão é analisar aquilo que Simão Jatene vem fazendo no serviço público do Pará. Para viabilizar o achatamento salarial, Jatene driblou a isonomia e 'particionou' o quadro geral de servidores em tres faixas de aspecto piramidal: no topo estão os 'nichos de privilégios' (A:) nas assessorias dos tribunais, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembléia Legislativa, para onde vão os parentes e os cabos eleitorais; logo abaixo vem os servidores diferenciados (B:) formado por alguns médicos, advogados e oficiais militares; e daí até o chão vem o grupo do arrocho salarial (C:), sendo que na camada mais sedimentar - aquela dos sem nível superior e com apenas um único vínculo - vem passando necessidades.

7. Não sem razão nos ultimos 4 anos tem sido grande a quantidade de 'feirinhas-das-senhoras' nos órgãos; locais de venda de comidas e artezanatos por parte de colegas que precisam se humilhar a este ponto para sobreviverem, pois o contracheque há muito não permite que elas se dediquem apenas ao serviço.

Diante de tudo isto, enquanto o grande meteoro não chega, só me resta desejar aos servidores públicos e aposentados um 'Feliz Ano Velho'.

Anônimo disse...

Concordo com tudo que foi postado acima.
Ainda digo mais, pois as autoridades incumbidas de fiscalizar a bandalheira são as primeiras a se valer das dificuldades para obter facilidades. Senão vejamos:
1. Conjuges, filhos e apadrinhados de promotores e procuradores lotam as listas de empregos de órgãos públicos como ALEPA, TCE, TCU, IASEP e por aí vai a infindável lista.
2. Desembargadores corruptos se valem do protecionismo corporativo dentro do TJE para impedir as ações junto ao CNJ e beneficiar as Celinhas protegidas pelos Miltões.
3. Inúmeras empresas tem como sócio oculto desembargadores e procuradores e até juizes e promotores e estas empresas lucram milhões com o dinheiro público em contratos espúrios com a nossa terra.
Bem, por hoje é só. Vou tomar minha mujica de aviú para recuperar as forças.