domingo, 2 de outubro de 2016

ELEIÇÕES – Zenaldo desmoraliza pesquisas, vence 1º turno e decidirá eleição como favorito contra Edmilson

Zenaldo: uma vitória com o decisivo apoio das máquinas administrativas.

Em um resultado que traduz, sobretudo, o peso das máquinas administrativas municipal e estadual, o prefeito tucano Zenaldo Coutinho (PSDB), a despeito de protagonizar uma administração desastrosa, venceu o primeiro turno da eleição para a prefeitura de Belém, com 241.166 votos, o correspondente a 31,02% da votação. Ele derrotou o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), apontado com o favorito pelas pesquisas de intenção de voto e que acabou em segundo lugar, com 229.342 votos, equivalentes a 29,50% da votação. Candidato da coligação União por uma Belém do Bem (PSDB/PSL/PSC/PSB/PMN/PEN/PR/PTC/PTN/PT do B/DEM/PRP/PSDC/PTB/SD/), Zenaldo reverte as expectativas e disputará o segundo turno como favorito, contra Edmilson, da coligação Juntos pela Mudança (PSOL/PDT/PPL/PV). Em 2012, Edmilson, ex-prefeito de Belém entre 1997 e 2004, quando era filiado ao PT, foi também candidato pelo PSOL, venceu o primeiro turno, mas foi derrotado por Zenaldo no segundo turno, com o decisivo apoio do governador Simão Jatene, também do PSDB.

O deputado federal Éder Mauro (PSD), um delegado de polícia controvertido, que integra a bancada da bala e nas pesquisas de intenção de voto polarizava a disputa com Edmilson Rodrigues, acabou em terceiro lugar, com 128.549 votos, o correspondente a 16,53% da votação. Mas eleições de 2014, Éder Mauro chegou à Câmara Federal como o deputado mais votado no Pará.

7 comentários :

Anônimo disse...

Disse tudo...o uso da máquina administrativa, fala mais alto, sempre! Usando de recursos de origem questionável (basta lembrar que sua campanha em grande parte foi financiada por doações de assessores e secretários do município); tendo o apadrinhamento do Governador, com propagandas em azul e amarelo, que destacam os "grandes" feitos realizados no município de Belém, às vésperas da eleição (todo mundo assistiu a propaganda "institucional" do Governo do Estado, no sábado a noite, as vésperas da eleição) e, como se não fosse o bastante, usando da já batida manipulação dos institutos de pesquisa, que sinalizavam para a "virada" de Zenaldo, o resultado das urnas já era mais do que esperado.

Dá pra incluir nessa conta também, o desserviço do candidato Eder Mauro, que por "mérito" próprio e graças ao seu estilo "peculiar", garantiu o "pânico" de ver alguém como ele disputando o segundo turno, arrebatando, com isso, mais votos ao atual prefeito, no melhor estilo, "o menos pior".

Agora é esperar as próximas semanas, para vermos mais do mesmo, e torcer para que esse povo ignorante, que vota como se estivesse fazendo aposta, ou seja, na filosofia de que escolhe quem acha que vai ganhar (para não perder o voto), acorde, olhe para a realidade da cidade que todos vivemos, e façam a escolha mais acertada, defenestrando essa gestão lamentável, que se abateu sob todos, nos últimos quatro anos.

Anônimo disse...

E ainda tem idiota que diz que dinheiro não ganha eleição. Então tá!

Anônimo disse...

Se assim fosse o Trump estaria eleito nos USA. Um bom candidato (nome, histórico, partido, atitude) ajuda muito. Faltou dinheiro para o Pedro Paulo (Rio de Janeiro)? faltou dinheiro para o Haddad (São Paulo)? Faltou dinheiro para outros e outros? Agora, botar um Maneschi para ser candidato a prefeito de Belém só porque o fulano acha que deve ser, é uma ingenuidade. Bota o Barbalho para concorrer a prefeito de Belém com todo o dinheiro, vai pegar peia. Bota a Elcione, pega peia. Bota o Jatene, pega peia. Tu achas que se fosse fácil assim o sujeito não encarava. Era só arrumar um baú de grana e se preparar para posse. Muito lentamente o povo está evoluindo haja vista o número de pangarés, metidos a jogador de futebol que levaram ferro. Aproveita e pergunta para o Roger Aguillera sobre a surra que ele pegou nas urnas uns anos atrás com todo a bufunfa que gastou. Isso não quer dizer que o dinheiro atrapalha, mas não é o fator decisivo.

Anônimo disse...

Amigo anônimo, por favor, mantenha o garbo, por favor, o blog do Barata é de fino trato. Sem baixarias...

Anônimo disse...

Será que no segundo turno, sem o dinheiro dos vereadores dos partidos do Zenaldo que compraram votos a torto e a direita, o atual prefeito vai ganhar?

Anônimo disse...

Não esqueça que o Jatene vai soltar muita grana.

mazone disse...

foi a eleição mais contraventora que já vi em Belém, pois os órgãos de fiscalização joga a responsabilidades para o povo com aplicativos, eles não estão disfarçados de eleitores pra ver o que acontece voto custando 20,30.50 e até 100 cem reais e ninguém faz nada.todos sabem porém fechao os olhos. eu pergunto até quando? acorda TRE