domingo, 23 de outubro de 2016

ELEIÇÕES – Segundo o Instituto Acertar, Edmilson tem 42%, contra 40,5% de Zenaldo. Indecisos chegam a 8,5%

Edmilson: vantagem numérica sobre Zenaldo, de acordo com o Acertar.

Segundo o Instituto Acertar, de Belém, notabilizado pela margem de acerto de suas pesquisas eleitorais, na reta final do segundo turno da eleição para a Prefeitura de Belém registra-se um empate técnico entre os candidatos, com vantagem numérica do deputado federal Edmilson Rodrigues, do PSOL. Pela pesquisa, Edmilson Rodrigues tem 42% das intenções de voto, contra 40,5% do prefeito Zenaldo Coutinho, do PSDB; registrando-se ainda 9% entre bancos, nulos e dos que não votam em nenhum dos candidatos, e 8,5% de indecisos. Contabilizados apenas os votos válidos, Edmilson Rodrigues ostenta 51% das intenções de voto, contra 49%, de acordo com a pesquisa, divulgada na edição deste domingo, 23, do Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará.
Registrada no TRE, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, a pesquisa foi realizada entre quarta-feira, 19, e sexta, 21, e nela foram ouvidos 1.080 eleitores. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A matéria do Diário do Pará omite os números da pesquisa espontânea e faz menção à pesquisa do Ibope de 15 de outubro, que ao contabilizar os votos válidos apontou vantagem de Edmilson Rodrigues, com 52%, contra 48% de Zenaldo Coutinho.

O Instituto Acertar tem como diretor geral Américo Canto, 54, sociólogo com mestrado em ciência política, que acumula uma experiência de 15 anos trabalhando com pesquisas eleitorais. Discreto e ético, Canto é reconhecido como um profissional de competência e credibilidade comprovadas.

14 comentários :

Anônimo disse...

Zenaldo irá manter até o final da campanha a estratégia de associar Edmílson aos Barbalhos.Subestima a memória do eleitorado.Lembram do primeiro governo Jatene do qual o PMDB fez parte e da eleição de 2010 com o apoio dos Barbalhos para derrotar o PT e tudo com o aval de Zenaldo.E agora com sua arrogância e seu jeito humilhante tenta menosprezar o apoio de Maneschy a Edmílson.Parabéns professor Maneschy por sua coragem!

Anônimo disse...

O ORM Liberal divulgou outra pesquisa com vantagem para o Zenaldo. Quem fala a verdade?

Unknown disse...

A credibilidade vai para o Instituto Acertar, pois mesmo o Diário do Pará sendo a favor do candidato Edmilson Rodrigues. Mostra empate técnico entre os candidatos. Há de se observar também que a somatória dos percentuais da pesquisa do Liberal, ultrapassa 100%.

Anônimo disse...

A melhor percepção de pesquisa e aquela q vc anda nas ruas nas periferias da cidade e vc ver as pessoas colocando bandeiras do seu candidato, vc sente o clima de quem realmente está na frente, e outra análise q e bom enfatizar são os corais eleitorais atual e progresso podemos afirmar q Belém e região metropolitana e cural eleitoral do psdb, principalmente nas eleições passadas só um dado q vou disser aqui como exemplo do q estou enfatizando foi a eleição para presidente da República em Belém o aercio ganhou da Dilma em Belém por tanto isso retrata qual é o perfil do eleitorado em Belém, então nessa perspectiva podemos afirmar q a tendência é de vitória do zenaldo no domingo, e outra coisa q e importante enfatizar e o significado da vitória do zenaldo no domingo, significa a quase morte das pretensões dos barbalhada e dos pétralhas disfarçados de pesolistas em querer ganhar o governo do estado em 2018, sendo q o PT parabéns está nas mãos do Paulo rocha q tem um acordo com Hélder para as eleições de 2018 o PMDB conseguil conquistar a maioria das prefeituras no parà. Mais, só o eleitorado de Belém cobre mais do q o dobro de votos das prefeituras conquistadas pelo pmdb, por isso vemos esse desespero todo dos baralhos disponibilizando todo aparato q possuem como TV rádio jornal para apoiar edmilsom, mais apreensão não é a prefeitura de Belém e sim quebrar a egemonia q o psdb tem na região metropolitana para poder assim conquistar seu objetivo maior q e eleger o menino prodígio Hélder barbalho q esconde seu sobre nome para o governo do estado em 2018, tudo isso q eu disse q com base em pesquisas de bastidores da política paraense, blogs etc as pessoas q lerem meu comentário quando forem se concretizando esses fatos vão lembrar do meu comentário

Anônimo disse...

A imbecilidade do povo que demoniza as esquerdas e se curva diante de um partido que só privilegia as elites há mais de 10 anos.Zenaldo foi o pior prefeito dos últimos anos.Mesmo com todo o apoio do governo estadual fez uma administração pífia! Não tenho nem pena de quem vai amargar mais 4 anos sem saúde,escola e saneamento pois querem continuar desse jeito.

Anônimo disse...

ao anônimo de 23 de outubro de 2016 20:12, camarada, você não tem vergonha de escrever um texto desse?

Anônimo disse...

Anônimo de 23 de outubro de 2016 20:12. Me explique então como o Edmilson conseguiu se eleger duas vezes seguidas prefeito de Belém, já que vc diz que Belém é o curral do PSDB.

Anônimo disse...

Realmente não acredito em uma diferença de 12%. Essa empresa paga pelo Orly Bezerra (Doxa) está acostumada a inflar candidato. Santarém foi um desastre, Marabá, outro desastre, Parauapebas foi vergonhoso, Altamira a candidata Josy levava vantagem de 10% sobre o candidato Juvenil do PMDB ela perdeu de feio. Não vou dizer que a empresa Acertar esteja totalmente correta mas deve estar mais próximo da realidade eleitoral.

Anônimo disse...

Eu voto Zenada. Eu sou besta de vota no Edmilson? Eu quero continuar morando nessa maravilha de estado que passa na propaganda do zenada e do jateve, onde a educação, segurança, saúde, saneamento, investimentos sociais estão uma maravilha.

Anônimo disse...

Vai entender as lógicas do povo não é Barata. Um prefeito que as vésperas da campanha tinha quase 50% de rejeição e agora ameaça ganhar no domingo. Um gestor que conseguiu a proeza de ser pior que o Dudu (o nefasto), tem a coragem de te pedir mais quatro anos para Belém continuar no rumo certo e na paz e, ao que parece, está convencendo as pessoas disso. Vai entender!

Anônimo disse...

Eu gostaria de entender como essa sombra de prefeito conseguiu ir para o segundo turno, pois nas pesquisas ele estava em terceiro. O povo adora set enganado.

Anônimo disse...

Alívio:

Finalmente chegou o grande dia - o fim da propaganda política para a eleição 2016. Já não aguentava mais tanta mentira da máquina amarela e tanta falta de desmentidos da parte dos candidatos de oposição. Subestimaram o adversário. A máquina amarela é poderosa demais e para cada três pedradas arremetidas contra o ED, duas outras foram endereçadas aos 'Barbalhos', obviamente já visando 2018, quando o empulhador mor do estado deverá escolher um patrício para a sua vaga, e aí vão recomeçar o mesmo estribilho, mandando fazer quem sabe, o 'D' ou o 'M'.

__________

Munições intactas:

Da parte do Zenaldo, diria que não chegou a Almir Gabriel, dizendo ao oponente que os anos de doutorado em São Paulo lhe fizeram esquecer um pouco Belém. Com efeito, em nenhum momento o ED usou a calculadora neuronal para barrar a mentira deslavada de Zenaldo ter criado 120 leitos no PSM da 14. É como se aceitasse que Nero, em vez do suicídio, tivesse mandado fazer um DVD contendo o levantamento de suas realizações em Roma, sem subtrair delas as perdas pelos incêndios.

__________

Perdas... que perdas?

A dos servidores públicos municipais; a da moralidade administrativa (concursados que viraram cocô de marinheiro e preteridos acintosamente por apaniguados políticos); a dos hospitais estaduais, que prestaram enorme serviço para a PMB - inclusive atendendo a demanda do PSM após o incêndio - e para quem a tal 'parceria-da-paz' significou um calote autorizado pelo governador Simão Jatene. Da população sem atenção básica de saúde e com enorme dificuldade para tratar os seus agravos. Dos três pacientes que morreram porque o equipamento da UTI do PSM do Guam+a foi tirado e levado para a gravação de uma peça publicitária na véspera da inauguração do 'Novo PSM da 14'.

__________

O Herói da Saúde Pública - Municipal e Estadual!

Ignorado pela oposição nos debates, porém digno de receber os títulos de 'Honra ao Mérito e Cidadão Honorário' concedido tanto pela Câmara Municipal de Belém quanto pela Assembleia Legislativa, trata-se do fenômeno 'El Niño'; pois graças a ele tivemos três dos mais fortes e prolongados verões na região, que dificultaram a vida do 'Aedes aegypti' e, neste último ano, permitiu o Zenaldo iniciar vários canteiros de obras.

Anônimo disse...

Fato evidente é que o marqueteiro do PSOL, o tal Chico Cavalcante, é muito, mas muito fraco. Contra um adversário tão inepto, com uma taxa de rejeição assutadora até poucos dias atrás, o cara não soube mostrar as mais do que evidentes mazelas por que passa nossa cidade e está levando um baile do nefasto e previsível Orly. Os apoios de Úrsula Vidal e Maneschy foram tão mal explorados que parece que nem existem e a ligação quase afetiva de Zenada com Eduardo Cunha, idem. Enfim, com uma diferença tão pequena, a julgar pelas pesquisas, o que vai decidir mesmo é a grana da boca de urna.

Anônimo disse...

O marketing do Ed. é tão ruim que valorizou até a cassação do ZéNada. E aquela ideia de mostrar a casa. Sem falar da quantidade de musiquinha no lugar do debate sentando a pua no mentiroso.