sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ELEIÇÕES – No derradeiro debate, a evidência do desespero de Zenaldo na tentativa de obter a reeleição



Gratuitamente agressivo e tergiversando diante de questionamentos incômodos, o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) corroborou a imagem de um candidato desarvorado, na esteira das recorrentes críticas irrespondíveis à sua administração, feitas, direta ou indiretamente, por todos os demais candidatos, no debate promovido pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo, reunindo os postulantes à Prefeitura de Belém. Conduzido com segurança e discrição pela jornalista Zuleide Silva, da TV Globo, o debate foi a derradeira oportunidade dos candidatos desfilarem suas propostas, antes da eleição deste próximo domingo, 2, e teve como destaque a ex-deputada Regina Barata (PT), ironicamente uma candidata de desempenho pífio nas pesquisas de intenção de voto. Isso acabou favorecendo o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), líder nas pesquisas de intenção de voto, ao qual a petista inclusive privilegiou no desfecho do debate, ao escolhê-lo como destinatário da pergunta a que teria direito. Edmilson, convém recordar, foi um militante histórico do PT, do qual se retirou para fundar o PSOL, no rastro do escândalo do mensalão, atestado da falência ética petista. Por obra do imponderável, ele ainda teve o privilégio de ser o último a falar, a quando da palavra final dos candidatos, arrematando o debate com uma exortação ao voto consciente.
A primeira cutilada em Zenaldo foi desfechada pelo deputado federal Éder Mauro (PSD), ao acentuar que coube a ele fixar em exorbitantes 10 reais a passagem da lancha que fazia, por via fluvial, o percurso Belém-Icoaraci-Belém, de responsabilidade de uma empresa particular, algo que o prefeito tucano omitiu. A esta crítica à atual administração municipal se seguiram outras tantas, que pontuaram as perguntas que os demais candidatos formularam uns aos outros e ao próprio Zenaldo. “Doze anos do mesmo jeito, não dá!”, disparou, por exemplo, Regina Barata, em golpe devastador para Zenaldo, ao nivelar sua gestão com a desastrosa administração do ex-prefeito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, eleito em 2004 e reeleito em 2008 com o apoio do atual prefeito. Duciomar Costa, recorde-se, protagonizou uma gestão caótica, pontuada por robustos indícios de corrupção.
Por sua própria condição de líder nas pesquisas de intenção de voto, Edmilson Rodrigues mostrou-se claramente empenhado em se preservar, evitando ceder às tentativas de provocação de Zenaldo Coutinho, mas sem dispensar as oportunidades de criticar, e criticar acidamente, o atual prefeito. Edmilson só não foi convincente ao deixar sem resposta a indagação, feita por Zenaldo, sobre o porquê de ter reajustado a tarifa de ônibus 50% acima da inflação, quando prefeito. Das provocações de Zenaldo, às vezes no limite da agressão gratuíta, foram também alvo Éder Mauro e Carlos Maneschy (PMDB). Este, ao ser etiquetado de “candidato dos Barbalho”, por Zenaldo, reagiu com ironia. “Sou candidato dos Barbalho, dos Silva, dos Souza e até dos Coutinho, porque serei eleito”, revidou, ao criticar o caos na saúde municipal e desmentir a declaração do prefeito, segundo o qual teria fechado, quando reitor da UFPA, a Universidade Federal do Pará, 72 leitos no Hospital Universitário João de Barros Barreto.
Um dos momentos marcante do debate foi, certamente, a exortação de Úrsula Vidal (Rede) por uma campanha propositiva, a pretexto de criticar o tom irônico da campanha de Carlos Maneschy. Sem permitir-se ser mais explícita, a candidata da Rede fez uma clara referência à disputa, comercial e política, que travam os dois maiores grupos de comunicação do Pará, das famílias Barbalho, identificada com o PMDB, e Maiorana, porta-voz do PSDB, por cujos governos o Sistema Romulo Maiorana de Comunicação é historicamente privilegiado.

Na derradeira investida contra Edmilson Rodrigues, Zenaldo Coutinho trouxe para o debate local a política nacional, ao questionar a postura do PSOL contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, na patética tentativa de indispor o candidato do PSOL com parcela do eleitorado. Ácido, Edmilson retrucou reportando-se à arbitrária exoneração de 308 servidores municipais, em ano eleitoral, sucedida pela nomeação de indicados por políticos associados ao prefeito, o que configuraria crime eleitoral. Subsequentemente, Edmilson Rodrigues e Regina Barata defenderam ardorosamente a realização de concursos públicos como critério para a admissão de servidores públicos, em contundente crítica subliminar a Zenaldo, notoriamente refratário a concursados, uma peculiaridade do PSDB no Pará.

12 comentários :

Anônimo disse...

Brilhante análise caro Barata! Enfim, alguém que analisou com neutralidade o debate da TV Liberal.

Anônimo disse...

Fora tucanalha. Vinte anos no poder e não saímos do lugar. Ou melhor. andamos igual caranguejo, pra trás.

Anônimo disse...

Zenaldo em outro debate quis etiquetar o Edmilson com o valor do salário de deputado federal. Edmilson deveria ter dito que Zenaldo é elitista. Foi deputado federal, estadual e presidente da Assembleia Legislativa e agora prefeito. Daí Edmilson que estudou sempre no ensino público não pode ganhar 34 mil. Quanto ganha o Zenaldo?

Anônimo disse...

Parabéns pela análise ao debate dos candidatos à prefeitura de Belém ocorrido ontem!
O desespero de Zenaldo, ops Zenada, é muito explícito. Uma das coisas que contrasta na conduta dele é que se vê um candidato com provações rasteiras, que deixou de lado sua habitual arrogância e soberba, para se tornar um provocador muito amador. Os outros candidatos foram muito sutis com ele.
Torcemos para que a compra de voto que tem sido feita descaradamente pelo candidato Pinóquio Coutinho não assegura sua reeleição. Ninguém merece mais quatro anos desse prefeito!

Anônimo disse...

Zenaldo está virando um mentiroso compulsivo! Ele precisa de tratamento.

Anônimo disse...

Triste pensar que Zenaldo, após um governo tão pífio, de estremo mau gosto e de abandono a atenção básica à saúde, sobretudo, ainda tem alguma chance diante de sua conduta deplorável de compra de votos.

Anônimo disse...

Úrsula mais uma vez foi a melhor!

Anônimo disse...

Pior de tudo é saber que o Zenaldo vai se reeleger.O golpe do cheque moradia vai funcionar igual na eleição do Jatene.

Anônimo disse...

Os ataques gratuitos do tucano é expressao retumbante de que o Zenaldo não está bem nas pesquisas, Orly Bezerra foi pro tudo ou nada

Anônimo disse...

Data venia, caro blog, Regina Barata ser destaque é forçar demais a barra.
Todas as suas falas sempre começaram com "isso será prioridade"; derramou platitudes; seus "projetos de governo...nada, só frases repetitivas.
Não detalhou minimamente algo de qualquer assunto.
No mais, foi apenas coadvujante pra levantar e Ed maluquinho "corta" a bola de volei.
Mui, muita. Quem te viu PT.

Anônimo disse...

Zenaldo nunca mais, ele conseguiu ser pior que o DUDU. FORA SR. PREFEITO ZENALDO! O Sr. deixou à mingua o povo da bernardo sayão, sua administração foi péssima, razão pela qual não merece ser reeleito.

Anônimo disse...

Prefeito cara de cal, digo de pau. Na reta final do primeiro turno foi um tal de maquiar a periferia passando cal em tudo. O meio fio das ruas, as pracinhas, as muretas do canais, os postes. Virou o prefeito da cal, ou será do CAOS! FORA ZENALDO!