sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ELEIÇÕES – Ilustres figurantes

Úrsula Vidal, da Rede: desempenho frustou as expectativas suscitadas. 
Regina Barata, do PT: previsivelmente mirando nas eleições estaduais.

No cenário desenhado pelas pesquisas de intenção de voto, a maioria dos candidatos à Prefeitura de Belém surge como ilustres figurantes. Inclusive a jornalista Úrsula Vidal, da Rede, cujo perfil e desenvoltura suscitaram expectativas frustradas pelo discurso como candidata. Uma jovem e bela mãe de família, com um olhar presumivelmente crítico, sugerido pela própria profissão, e articulada, ela não mostrou-se convincente em detalhar soluções palpáveis, factíveis, para os dramas de Belém.
Ex-vereadora e ex-deputada, Regina Barata, do PT, que exibiu um bom desempenho parlamentar em suas passagens pela Câmara Municipal de Belém e Assembleia Legislativa, pareceu mirar mais no objetivo de manter-se em evidência, possivelmente para tentar novamente seu retorno ao Palácio Cabanagem, depois dos sucessivos tropeços eleitorais que amargou em 2010 e 2014, quando tentou voltar à Alepa. O discurso de campanha, este ano, incorporou o mantra petista, que tenta apresentar como golpe o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, escamoteando os desmandos e corrupção de um governo notoriamente inepto, contaminado pela corrupção na qual submergiu o PT, como ilustram os escândalos do mensalão e do petrolão. Previsivelmente, a candidata omitiu o verdadeiro golpe, patrocinado pelo PT, com a conivência do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal - a votação do impeachment ser fatiada, na contramão do que determina expressamente a Constituição, para manter os direitos políticos de Dilma Rousseff. No mais, restou o natural empenho de Regina Barata em reeleger o marido, Amaury de Sousa Filho, o Amaury da APPD, vereador pelo PT. A APPD, incorporada ao nome político do vereador petista, é a Associação Paraense das Pessoas com Deficiência, uma espécie de feudo político do casal.

Lélio Costa, deputado estadual pelo PC do B, cumpriu o script possível, dentro do que se poderia esperar de uma candidatura inexpressiva, em se tratando da disputa pela Prefeitura de Belém. Não fosse o mandato parlamentar, e certamente poderia ser incluído no pelotão dos candidatos que têm sido meros traços nas pesquisas de intenção de voto.

2 comentários :

Anônimo disse...

bem ruim suas colocações. Ainda mais sobre candidatos "pequenos" . aguardando seus posts sobre os demais candidatos.

Anônimo disse...

O PT mostrou-se um partido igual aos outros. O PSDB tem um Gordo do Aurá. O PC do B uma senhorita Andressa. Será que na próxima eleição o PCC terá candidato próprio?