terça-feira, 28 de junho de 2016

UFPA – Weyl recorre à Justiça e pede que sejam asseguradas medidas garantindo lisura da eleição



A coordenação da campanha do professor João Weyl decidiu, ainda na manhã desta terça-feira, 28, recorrer à Justiça, solicitando que sejam asseguradas as medidas capazes de garantir a lisura da eleição para reitor da UFPA, a Universidade Federal do Pará, prevista para quarta-feira, 29. O recurso à Justiça deverá ser protocolado ainda hoje e surge na esteira das recorrentes denúncias que colocam sob suspeita a isenção da comissão eleitoral, que nos bastidores é abertamente acusada de favorecer Emmanuel Tourinho, o candidato do ex-reitor Carlos Maneschy e do atual reitor, Horácio Schneider, e que tem o apoio do PMDB, PT, PC do B e do Levante da Juventude, um movimento com origem nos setores mais sectário da esquerda, mas aderiu ao toma-lá-dá-cá da chapa oficial.

“Na véspera da eleição não se sabe, por exemplo, a relação dos eleitores por urna e nem quais os mesários das seções eleitorais, coisas que já deveriam estar definidas, para garantir um tratamento equânime a todos os candidatos”, desabafa uma fonte da campanha de Weyl. A coordenação da campanha de Weyl tece ácidas críticas à postura da presidente da comissão eleitoral, Jane Beltrão, citando como ilustrativo de um tratamento tendencioso a ausência de retorno sobre a interpelação feita sobre a pesquisa de intenção de votos, de parca credibilidade, divulgada pela campanha de Tourinho, o candidato chapa-branca. A propósito, é mencionado que, a quando do derradeiro debate entre os candidatos, na segunda-feira, Jane Beltrão deteve-se na leitura de uma interpelação feita por Tourinho a Edson Ortiz, cuja candidatura polariza a disputa com o candidato da reitoria, ignorando, porém, a interpelação sobre a pesquisa tida como fraudulenta.

5 comentários :

Anônimo disse...

Cheiro de porcaria no ar. Isso é coisa do mano esqui alho. Vai feder...A UFPA não merecer o que esses marginais querem fazer por lá. Fora bando de malfeitores de nossa Instituição.

Anônimo disse...

Prezado Barara,
Pessoas inescrupulosas como esse anonimo das 18;30 não vão macular a honra das pessoas integras que estão conduzindo o processo eleitoral da UFPA

Anônimo disse...

Quem está acompanhando de perto as eleições na ufpa, diz com clareza que a comissão eleitoral, não está sendo imparcial. Nos debates percebe-se a presidente da comissão de conversinhas com o candidato ET. Que sejam amigos, sim, afinal são docentes da ufpa e do mesmo instituto. Mas no momento como esse, em que a chapa do ET está envolvida com pesquisa manipulada, apoiador recebendo diárias para participar do chamado tour eleitoral, relatos de técnicos e discentes que dizem está sofrendo pressão. O melhor mesmo, seria ela e toda comissão ser o mais imparcial possível, até para passar essa seriedade para as demais chapas.

Anônimo disse...

A Comossão Eleitoral, Barata, é formada por pessoas integras e que tem sido imparciais e agido com retidão. Esse candidato, por ser inexpressivo e apagado, tanto quanto seu vice, está buscando arrego nas justiça para justificar suas frustrações e despreparo.

Anônimo disse...

A comissão eleitoral está favorecendo o candidato chapa branca descaradamente. Todos os membros são ligados à gestão do Maneschy e apoiam abertamente o candidato chapa branca. "Isso é uma vergonha."