quarta-feira, 29 de junho de 2016

UFPA – Tourinho e Ortiz polarizam disputa para reitor, em eleição pontuada por denúncias de irregularidades

Emmanuel Tourinho, o candidato com o escancarado apoio da reitoria,...
...polariza a disputa com Edson Ortiz, que desafia a máquina administrativa.

Em uma eleição pontuada por recorrentes denúncias de irregularidades, a UFPA, a Universidade Federal do Pará, elege nesta quarta-feira, 29, seu novo reitor, em disputa polarizada por dois candidatos originários da atual administração – Emmanuel Tourinho, ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Edson Ortiz, ex-pró-reitor de Administração. Beneficiada pela escandalosa utilização da máquina administrativa, a candidatura de Tourinho é patrocinada pelo ex-reitor Carlos Maneschy, que renunciou ao cargo para sair candidato a prefeito de Belém pelo PMDB - antecipando a sucessão, com o aval do Consun, o Conselho Universitário -, e pelo atual reitor, Horácio Schneider, e tem o apoio do PMDB, PT, PC do B e do Levante da Juventude, uma facção com origem em setores mais sectários da esquerda, agora acusada de aderir ao toma-lá-dá-cá fisiológico. Ortiz, cuja candidatura, sem tintura político-partidária, foi pérfida e solenemente ignorada por Maneschy, desponta como o único candidato com possibilidades concretas de derrotar Tourinho, cacifado por 38 anos de vida acadêmica e um temperamento respeitoso, mas afável, com a vantagem adicional de ser considerável imbatível entre os técnicos da universidade.

No entorno de Tourinho e Ortiz desfilam os demais candidatos - João Weyl, Vera Jacob e Erick Pedreira. Weyl, cuja candidatura se apresenta como apartidária, a despeito dele ser um militante histórico do PT, disputa o terceiro lugar com Vera Jacob, turbinado por um discurso de intransigente defesa da transparência administrativa e do diálogo político na condução da UFPA. Vera Jacob é identificada com o PSol e tradicional porta-voz dos setores mais sectários da esquerda e de segmentos corporativos, como a Adufpa, a Associação dos Docentes da UFPA, o Sindifes, o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará, e o Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, cuja diretoria é alvo de denúncias de corrupção. Erick Pedreira costuma ter sua candidatura associada ao PSDB e, em particular, ao prefeito Zenaldo Coutinho, em cuja gestão foi presidente do Ipamb, o Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém.

Um comentário :

Anônimo disse...

Eu votei do prof. Weyl, porém diante de tantas irregularidados que vi acontecer, tinha certeza da vitória do Tourinho. Um processo eleitoral mal coduzido, onde na véspera da eleição, as seções eleitorais estavam sendo criadas, alguns membros da comissão que deveriam ser imparciais, não foram. Os demais candidatos lutaram contra a máquina e contra tudo o mais que podemos presenciar nesse processo eleitoral. Tantas irregularidades. Não poderia ter outro vencedor.