quarta-feira, 8 de junho de 2016

UFPA – Sem mencionar percentuais, projeções de campanha de Ortiz apontam favoritismo em Belém

Ortiz: situação confortável em Belém, segundo projeções de campanha.

Na reta final da campanha para a eleição do novo reitor da UFPA, a Universidade Federal do Pará, cuja votação será 29 de junho, as coordenações dos principais candidatos naturalmente se debruçam sobre as projeções de suas candidaturas. Projeções que o Blog do Barata procurou apurar junto aos professores Edson Ortiz, Emmanuel Tourinho e João Weyl. Dos candidatos, Tourinho foi o único que não deu retorno às tentativas de contato, feitas em telefonemas na tarde de terça-feira, 7, e na manhã desta quarta-feira, 8. Das projeções feitas, chama atenção o favoritismo que atribui ao candidato no campus universitário do Guamá, em Belém, a campanha de Ortiz. “Em Belém a situação se mostra muito tranquila para o candidato. Ele tem a preferência dos técnicos e administrativos e disputa voto a voto dos professores com seu principal adversário”, assinala a coordenação da campanha do ex-pró-reitor de Administração, sem projetar percentuais e deixar de denunciar “as ações não tão éticas” dos pró-reitores em defesa da candidatura de Tourinho.

Dos dois candidatos que optaram por tornar públicas as projeções de votação das suas coordenações de campanha, o mais transparente foi, sem dúvida, João Weyl, que permitiu-se revelar as expectativas de percentual de votação nas diversas unidades da UFPA. Edson Ortiz, embora sempre gentil e afável, optou por ser mais parcimonioso nas informações, abstendo-se de mencionar percentuais. Em ambos os casos, o denominador comum foi a enfática ressalva de que se tratam de meras projeções, sujeitas a ruir com a apuração, algo previsível diante do sigilo do voto. No caso da UFPA, há ainda um fator adicional de incerteza, determinado pelo colossal coeficiente de perfídia, pelo qual a eventual declaração de voto varia de acordo com o interlocutor do eleitor questionado. Trata-se do histórico “coeficiente de traição”, que serve para blindar os eleitores contra pressões e neutralizar as eventuais ameaças de retaliações. O ex-reitor Alex Fiúza de Mello costuma ser citado como exemplo histórico de vítima desse “coeficiente de traição”, ao imaginar que a sua candidata, professora Regina Feio, teria uma votação avassaladora na reitoria, exatamente onde Carlos Maneschy, candidato de oposição, obteve uma vitória consagradora, conseguindo a adesão maciça dos segmentos técnico e administrativo.

8 comentários :

Anônimo disse...

Bom dia Barata!! Importante seria que tu pudesses vir acompanhar um debate entre os candidatos a Reitor. Estamos falando do terceiro maior orçamento do Estado e da Instituição que tem o poder/responsabilidade de transformar a realidade da sociedade parense e amazônica. Para além dos currículos lattes, não há como negar que diante do cenário de crise que atravessa o país, precisamos de um reitor preparando/articulado/politizado/respeitado/reconhecido/capacitado pra liderar a UFPA nesse quadriênio a frente. Como de costume, durante a campanha a comunidade acadêmica exige dos candidatos a reitor a apresentação do nomes da equipe, a saber pró-reitores e prefeito, e dentro desta realidade o candidato Emmanuel Tourinho consigo agregar perto de sim, os nomes mais competentes/preparados das categorias de Docentes e técnico administrativos, dos quais sairão seu primeiro escalão. E esses nomes conseguem puxar uma carga muito grande de votos e até reduzir o nível de rejeição do próprio cabeça de chapa. Outro fator a considerar, é a figura do vice-reitor. Gilmar, vice de tourinho é muito referencia nos campi do interior e altamente reconhecido no PARFOR - programa de capacitado de docentes leigos do interior que teu seus participes com direito a voto. Comparado-o aos demais vice:
Vice de Ortiz, índice de rejeição grande na própria faculdade de origem (F. Odontologia).
Vice de Eric, Pouco conhecido e atuação apenas dentro da própria faculdade ( E. Naval)
Vice de Vera, atuação forte no movimento sindical e referencia acadêmica e politica apenas no NAEA e Faculdade de S. Social
Vice de Weil, não o conhecia até o debate do Hospital Barros Barreto. Me pareceu bem articulado e imagino ser uma referencia no Instituto de Ciências Socais Aplicadas.
Desde já agradeço, se meu comentario for publicado.

Ass. ANCG

Anônimo disse...

Barata,
Esse negócio de vender comida a 1 real, pra arrecadar fundos pra campanha é conversa pra boi dormir. O meio pra arrecadar $$$ é outro. Nas fotos do evento do candidato Emmanuel, ocorrido dia 07/06 tem professor que "oficialmente" deveria estar em determinado município ministrando disciplina,(período 24/05 e 15/06), mas aparece sorridente nas fotos.
Esse é o candidato da conciliação, só se for pra conciliar os interesses próprios.

Anônimo disse...

Observador Fala,

É jornalista barata tudo leva a crer segundo fontes palacianas, prof. Ortiz de
fato pegou a dianteira do processo sucessório em curso e pior,
desnudando a grande FARSA DA 'NAÇÃO' tourinho.

Basta olhar à alegria dos mesmos, sempre os mesmos nas fotos
oficiais da lambança da ultimo terça 7/6,por ora do lançamento
da chapa de tourinho no suntuoso centro de convenções da UFPA.

Se você prestar bem atenção, é só os considerados de sempre
aqueles mesmos que vivem das sobras de maneschy.

Anônimo disse...

Barata,
É muita falta de vergonha na cara, foram 7 anos de assessores pagos sem trabalhar. E agora, outra vez os mesmos? por mais 8 anos? Pelo amor de Deus!!!
Será que a UFPA não tem novas gerações de professores e técnicos? quem da uma olhada de fora percebe que a condição para Tourinho ser o candidato oficial do PT (Gilmar é petista), foi aceitar essa carretada de incompetentes assessores.
Td mundo sabe disso, Barata.
Maneschi foi um bom reitor, mas só ele e poucos professores foram responsáveis pela gestão da UFPA, dentre eles ORTIZ! um grande realizador. Só ele pode continuar e superar a obra do Maneschi.

Imaginem, um petista na gestão da UFPA. logo vão aparecer os desempregados do Governo Dilma. Aí é que essa universidade será um Deus nos acuda. Ninguém estuda e ninguém ministra aula. Petista é ruim pa governar, mas muito bom pra concorrer a eleições.
Muita falsidade, Barata.

Anônimo disse...

Sr. Barata,
Logo que começou essa fofoca de eleição para eleger o novo reitor, e por não conhecer todos os candidatos naquele momento, decide votar no candidato indicado pelo reitor, porém, depois quando a campanha começou pra valer, comecei ouvir todos os candidatos e pesquisar o que o boca a boca dizia. Após assistir a entrevista do candidato Ortiz, sai de lá convencida, ele ganhou o meu voto, a maneira que ele fala de igual pra igual com o servidor,independente da titulação me convenceu. Não fez promessas impossíveis de cumprir, ao contrário de outros candidatos. Acredito que ele não tem um plano de carreira e sim um plano para o melhor desenvolvimento da Ufpa como um todo. Não vou me identificar pois estou no probatório, e a situação está bem difícil por aqui. Boa Sorte Sr. Ortiz, espero estar presente na sua posse.

Anônimo disse...

Barata,

Como servidora concursada da UFPA, meu voto é Ortiz, Se Maneschy que era seu amigo por mais de 3 décadas, não poderia ser um mal gestor. Para mim, o outro foi oportunista.

Anônimo disse...

Sou aluna da graduação, meu voto é Ortiz, pelo fato que ele é uma pessoa que se você conversar por alguns minutos, você observa uma pessoa transparente e de alma boa, além disto, quando vasculhamos seu passado na UFPa, em sua época de prefeito ele fez muito pela UFPa, como pro reitor de adm. também trabalhou, se muitos dessa universidade fizessem um pouco do que ele fez a universidade estaria muito melhor.
Admito que Tourinho, sim, foi bom para os alunos da pós graduação, mas para ser reitor, precisamos de alguém que saiba administrar, ainda mais em ano de crise, além disso, precisamos de um reitor que olhe para os alunos da graduação principalmente, pois a mesma se encontra abandonada, lembrando que antes da pós, vem a graduação, pois sem concluintes da graduação, não teremos alunos na pós.
#somostodosOrtiz

Anônimo disse...

Anônimo das 19:41
Também sou aluna do curso de direito da ufpá e procurei informações sobre o candidato, e não encontro nada que desabone a sua conduta, procurei informações junto a diversos funcionários que já trabalharam com.ele,e todos tecem inúmeros elogios. Por uma graduação de excelência, por universidade para todos. Queremos um reitor, que vá verificar os problemas, que não fique somente no gabinete e mande seus assessores. Que visite os cursos de graduação, pós e demais setores que precisam de providências urgentes. Na esperança de ver uma universidade renovada. O meu voto é do Ortiz.