quinta-feira, 30 de junho de 2016

UFPA – O manifesto

Em seguida, a transcrição, na íntegra, do manifesto dos professores João Weyl e Armando Lírio:

Amigos e amigas,

Chegamos ao final desta campanha com o sentimento do dever cumprido e com a certeza de que nossa candidatura foi exitosa. Percebemos o quanto conseguimos pautar novos debates nesta disputa e como conseguimos agregar ideias e pessoas dispostas a construir uma universidade mais cidadã e democrática. A gente sabe que a UFPA já não é mais a mesma.
A experiência de construir uma candidatura de forma coletiva, dialogando com franqueza e conhecendo as dificuldades, os problemas e os sonhos da nossa comunidade acadêmica foi de uma riqueza indescritível. Todo o nosso grupo aprendeu muito com essa campanha. Conhecemos a fundo a UFPA e sabemos ter contribuído para o surgimento de novas ideias e propostas.
Nossa candidatura foi construída coletivamente e em torno de um projeto que coloca a UFPA no centro da vida social paraense. Aceitamos a missão de representar nosso grupo e de defender nossas ideias com grande entusiasmo. O desafio muito nos honrou e esperamos ter estado à altura da expectativa das que caminharam junto conosco e das que nos deram seu voto. Agradecemos também a todas que, mesmo sem ter escolhido nossa proposta, a complementaram com diálogo e mesmo com críticas e a todas os que nos enviaram pensamentos positivos e nos dirigiram mensagens de incentivo.
Ao mesmo tempo nos desculpamos por não termos podido estar presentes, da maneira como gostaríamos, em todos os campi e espaços da universidade. O tempo exíguo e as limitações de recursos nos impediram de fazer uma campanha mais ampla e com maior quantidade de rodas de diálogo.
Parabenizamos o professor Emmanuel Tourinho, reitor, e o professor Gilmar Pereira, vice-reitor,  pela vitória e desejamos êxito na sua gestão. Esperamos poder contribuir com ela por meio de uma oposição crítica, responsável e que deseja, antes de tudo, que nossa UFPA exerça plenamente sua função pública e social.
Seguiremos refletindo e lutando por uma universidade mais democrática, mais cidadã e mais participativa nos debates e na vida da Amazônia. Por isso, convidamos todos que caminharam conosco a seguirmos juntos na nossa construção.
Essa caminhada não teria sido possível sem o apoio de tantas pessoas queridas. Familiares se envolveram, colegas colaboraram e novos e antigos amigos se juntaram a esse sonho. Nossa campanha aglutinou seres humanos tão diversos e maravilhosos que a riqueza desses meses de convívio certamente ficará para sempre em nossos corações. O afeto nos moveu e esse afeto que agora queremos devolver, mesmo que uma só palavra não dê conta de expressar o nosso sentimento. A todos e a todas, gratidão!
Nossa luta apenas começou, porque somos a terceira margem do rio e escolhemos ter voz.


Chapa João Weyl e Armando Lirio

Nenhum comentário :