terça-feira, 21 de junho de 2016

UFPA – Nomeação de Maneschy como assessor do reitor, na reta final da campanha, provoca indignação

Carlos Maneschy, o sujeito até então oculto na sucessão da UFPA, cuja...

... nomeação provocou questionamentos éticos.

“Chega de intermediários: Maneschy para reitor, de novo!” É com este desabafo, carregado de ironia e irreverência, que fonte da UFPA, a Universidade Federal do Pará, protegida pelo off, comenta a nomeação do ex-reitor Carlos Maneschy para assessor do atual reitor, Horácio Schneider, que cumpre um mandato tampão. Apontado como o sujeito não tão oculto da eleição para reitor da UFPA, como tutor da candidatura do professor Emanoel Tourinho, ex-pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Maneschy antecipou a própria sucessão, para sair candidato a prefeito de Belém pelo PMDB, avalizado pelo senador Jader Barbalho, o morubixaba do partido no Pará e cujo nome é associado a recorrentes denúncias de corrupção. A suspeita suscitada é de que a candidatura de Tourinho pavimente um projeto político-partidário de Maneschy, que envolve a UFPA e extrapola a disputa pelo Palácio Antônio Lemos, passando pelo PMDB e PT, representados pelos senadores Jader Barbalho e Paulo Rocha, respectivamente.
“Não é ilegal, mas é imoral”, sublinha, protegida pelo anonimato, fonte ouvida pelo Blog do Barata, ao comentar o episódio. A convicção generalizada, entre os que criticam o ato do atual reitor, é de que na prática a nomeação de Maneschy, como assessor de Schneider, significa que o ex-reitor, que é professor de carreira da universidade, torna-se assessor do seu substituto e, comodamente instalado na reitoria, poderá passar a comandar as duas campanhas das quais participa – a da UFPA e a da Prefeitura de Belém. Nos desabafos feitos sobre as implicações da nomeação de Maneschy repete-se, ao fim e ao cabo, que o episódio sepulta, definitivamente, a mais tênue noção de decoro. Antes da nomeação, sucederam-se denúncias de que o ex-reitor comandava, de um confortável gabinete na própria reitoria da UFPA, tanto a campanha de Tourinho a reitor como a sua própria campanha à Prefeitura de Belém.

34 comentários :

Anônimo disse...

Barata,

Creio que cabe um analise conjuntural do fato:
-Estamos com semestre letivo em andamento, o docente Carlos Maneschy, não entrou no planejamento acadêmico da Faculdade de Engenharia Mecânica, feito há alguns meses atrás. No medida que o docente renuncia a Cargo eletivo que ocupava, o natural seria o retorno a sala de aula, entretanto com fazer isso no meio do semestre, sem que lhe tenha sido atribuído uma turma. Para além disso é sabido que ele irá concorrer as eleições municipais em novembro, fará jus a um licença parara concorrer a Cargo Eletivo - no caso de prefeito - portanto, sua nomeação lhe confere legalidade, pois do contrário ficaria sem função, e por dedução sem atividades, pois não é possível encaixa-lo nem sala de aula no momento. Então não há ilegalidade, e a imoralidade só será possível observar, se durante o exercício da nova atribuição deixar de praticar, ou seja, não colaborar com o Reitor atual na Gestão da Instituição, o que ainda é muito precoce para se julgar, pois ele esta apenas a 24 horas na função.

Agora a pergunta que não quer calar, a fonte que lhe repassou a foto da solicitação da nomeação, lhe repassaria o mesmo documento se não fosse um momento eleitoral da UFPA?

Eu particularmente, desejo que sim. Anseio para que se levantem servidores que rotineiramente denunciem e/ou mesmo representem contra a irregularidades/ilegalidades/desmandos/conchavos que possam ocorrer na UFPA.

Mas cabe também esclarecer que a sua fonte observe o expresso na Lei nº 8.112/1990:

Art. 116 - Deveres do Servidor

Art. 116. São deveres do servidor:

I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

II - ser leal às instituições a que servir;

VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

E ainda, ARt, 117

II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;
IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

abraços

Nai

EDSON disse...

..................Antes da nomeação, sucederam-se denúncias de que o ex-reitor comandava, de um confortável gabinete na própria reitoria da UFPA, tanto a campanha de Tourinho a reitor como a sua própria campanha à Prefeitura de Belém.

BARATA VOCÊ ALGUMAS VEZES ESCREVE CADA COISA, MAS ENTENDEMOS QUE A CULPA NÃO É SUA, ALGUÉM LHE REPASSOU ESSA INFORMAÇÃO, CONTUDO, TRATA-SE DE UM ABSURDO. VEJAMOS, DESDE QUE SAIU DA UFPA, MANESCHY SÓ FOI UMA VEZ LÁ.(E SE TIVESSE IDO MAIS ???? QUE TERIA DE ILEGALIDADE????) JÁ ESCREVI AQUI OUTRA VEZ: O MANESCHY NÃO ESTÁ PARTICIPANDO DA DISPUTA, A PRIORIDADE DELE É A SUA CAMPANHA. SALA CONFORTÁVEL ELE TEM NO ESCRITÓRIO DO PMDB. QUEM DUVIDAR É SÓ IR VISITA-LO LÁ.
AMIGO BARATA, ENQUANTO AS PESSOAS FICAM SE PREOCUPANDO COM A VIDA ALHEIA, A CAMPANHA DO EX-REITOR SÓ FAZ CRESCER.

Anônimo disse...

A nomeação pode não ser ilegal, mas é imoral!!!!!!

Anônimo disse...

A nomeação é política. Maneschy passa a conduzir de dentro a eleição do menino Emanuel. Ninguém confia no Horácio para conduzir politicamente Esse processo. E o Emanuel estava se perdendo na pauta do Levante, para retribuir os favores do filho. Estava perdendo espaço para a Vera.

Anônimo disse...

Sobre a nomeação do ex reitor como assessor CD3, só há uma coisa a dizer, realmente a UFPa ta uma zona, os "donos" estão fazendo o que querem, podendo ou não. Ao anônimo das 10:08 suas considerações não justificam, pois o certo era ele se afastar com a licença devida ao pleito que vai concorrer, pois todos sabem que o mesmo encontra-se em plena campanha como pré-candidato a prefeitura de belém, com uma página no facebook mostrando as visitas aos bairros diariamente, e ai pergunta-se que horas ele trabalha na UFPA? Como vc mesmo diz, como ele vai ajudar o reitor em exercício na atual gestão!!

Anônimo disse...

Essa turma está acabando com a UFPA. São os PMDBoys: Maneschy, Horácio e Tourinho.

Anônimo disse...

A UFPA foi vendida para o PMDB. Se o E.T. ganhar a eleição para Reitor a fatura a pagar vai ser alta.

Anônimo disse...

A fonte é realmente confiável? Esse documento existe?

Anônimo disse...

Estou realmente escandalizada. É inconcebível uma coisa dessas acontecer em plena UFPA. A atitude do ex-reitor é imoral. E ele ainda quer fazer o seu sucessor!!! Ah, mas claro que ele quer fazer o seu sucessor!!! Se não, como vai fazer campanha para a prefeitura??? Se o ET vencer as eleições se preparem, porque coisas desse tipo vão se multiplicar. Acabo de descobrir que a UFPA tem dono!

Anônimo disse...

PMDBoys! Kkk... E junto com eles seus pets, a tchurma do PT, os PTs, que apoia o PMDB! Esta universidade, que já estava marcada pela pela falta de coerência agora está ficando marcada pelo escândalo.

Anônimo disse...

Imagine esse cidadão prefeito de Belém! Imagine o seu acólito, o professor Emmanuel Tourinho (o ET), reitor da UFPA! A UFPA era uma das poucas instituições que impunham respeito e confiança à sociedade. Agora temos provas cabais de que ela também já foi vampirizada.

Anônimo disse...

Há muito a UFpa tem dono, ou melhor donos: A vice reitoria pertence ao vice, hj atual reitor Horácio. O Campus de Bragança tbm, além da mulher Iracilda, hoje pró-reitora de pesquisa, que também se intitula coordenadora dos cursos de mocajuba e baião, ambos ligados ao campus de cametá. Expliquem isso, por favor!!!! A editora pertence a mulher do candidato chapa branca (ET), e por ai vai....
Ta tudo dominado, e se o candidato do reitor (ET) ganhar vai piorar, pois como já disseram acima, a fatura a pagar vai ser enorme!!!!

Unknown disse...

Quanto ao descrito às 10h08, digo que se o Prof.Maneschy realmente quiser justificar o salário que recebe como docente na UFPA, basta lembrar que ele está estaria sem função, mas não sem o cargo de professor. Logo, se quiser fazer alguma coisa pela educação universitária, poderia realizar atividades como cursos de extensão aos cursos do instituto onde está lotado de forma a contribuir com os cursos de engenharia. Você não acha?
Não precisaria, portanto, tentar aumentar seus proventos pendurando-se no cabide de CDs da Reitoria.
Existe sim, outra forma de auxiliar,principalmente, o ensino de graduação de nossa universidade.

Anônimo disse...

Agora entendo porque as eleições foram feitas às pressas... O Tourinho, candidato do Maneschy e do PMDB (com beneplácito do PT) são peças fundamentais para o financiamento da campanha do Maneschy à prefeitura. Não dava para correr o risco de perder. Pobre UFPA...

Anônimo disse...

Agora me digam se precisava disso!? Sério, com tanto escândalo, será que esses políticos não vão aprender nem a roubar com mais discrição? Esse Tourinho que vocês falam, se for mesmo eleito reitor, vai abrir as porteiras pro Maneschy. É o PMDB no poder.

Anônimo disse...

É o governo Temer na UFPA...

Anônimo disse...

ESSA é a frase 'POBRE UFPA".
Estou indignada, pois fiz campanha para a eleição do Maneschy, inclusive perdi vários "AMIGOS"
por causa disso, e hoje me deparo, com uma ato IMORAL, de tamanha grandeza. É vergonhoso, meu voto ele não terá nem pra Prefeito, nem pra síndico de prédio. Quanto a eleição em curso, estou torcendo para o E.T. não ganhar, que ganhe qualquer um outro, menos ele....caso contrário. O que será das maior instituição do Norte do Brasil?

Anônimo disse...

Barata,

A portaria de assessor CD 3 do prof. Maneschy foi revogada!!!!! Efeito blog do Barata, como dizem pressão neles. Vamos jogar limpo nas eleições.

Anônimo disse...

Observador Fala!

Jornalista barata Bom dia, aviso que o ato de nomeação do ex-reitor
carlos maneschy já foi revogado e a publicação já está no DOU de hoje
sob o N° 2.714.

Esta aí a prova de realmente o esquema de ET é o mesmo de maneschy,
a portaria de revogação está assinada por fernando arthur,mais um
dos tantos reitores em exercicio.

Lembro que fernando arthur também é um petista esvoaçante.

Anônimo disse...

Sujeira, sujeira, sujeira, cada vez mais sujeira. Como pode essa corriola de oportunistas querer se aproveitar do bem público. É uma vergonha que nossa UFPA esteja a mercê desses ordinários cavaleiros da imoralidade. Fico perplexa de ver como é possível que uma comunidade que é formada por pessoas detentoras de títulos acadêmicos do mais elevado calibre se permita chafurdar na lama dessa insana podridão. Professores Mestres Doutores Pós Doutores reajam aos cretinos que tentam transformar nossa instituição em um galinheiro. Fora canalhas aproveitadores, oportunistas e paraquedistas de plantão.

Anônimo disse...

Barata, o ex-reitor além de burlar a ética politica e profissional, afronta a Constituição quando pisa no Principio da Moralidade caput artigo 37, mas também a legislação eleitoral, porque de maneira reflexa continuou sendo reitor, Comissionado no próprio gabinete com a mesma equipe formada há sete anos, dirige a campanha de seu candidato e com estrutura da UFPA beneficia as conversas de apoio a candidatura para Prefeito de Belém. Com a palavra o Ministério Público Eleitoral.

Anônimo disse...

Primeiramente: Fora Temer e Tourinho. É a prova: o esquema do ET é o mesmo do Maneschy: PMDB. A parte corrupta do PT apoiando essa curriola, sem nenhum senso crítico e a universidade sendo iludida. Estas eleições na UFPA são uma vergonha. São uma imoralidade. Deveriam ser canceladas. Se o ET ganhar não terá condições morais de administrar a UFPA.

Anônimo disse...

Concordo com o Anônimo acima: que ganhe qualquer outro, menos o ET. O ET representa o domínio da coisa pública pelos interesses privatistas e pelo interesse por migalhas desses petistas que seguem o Paulo Rocha e que o apoiam. Não se pode admitir que essa safadeza na UFPA. Fora Maneschy, fora Temer, fora ET!

Anônimo disse...

Aos estimados comentarista do Blog, paladinos da moralidade, se forem servidores públicos federais recomendo que cumpram suas obrigações, e hajam, por assim a Lei indica:

LEI Nº 8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990 - Dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências.

Art. 2º São deveres dos servidores públicos civis:

XI - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.


DA Lei 8.112/90 - Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.


Art. 116. São deveres do servidor:
VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

XV - proceder de forma desidiosa;

Se você caro comentarista/servidor tem conhecimento de alguma ilegalidade/irregularidade na UFPA, é DEVER seu representar contra e não ficar apontando para o ministério público. Então desafio a vocês.... pontuem as ilegalidade/irregularidades que vcs dizem se amontoar na UFPA, coloquem no papel e protocolem no Ministério Público Federal e as relativas a eleições municipais no Ministério Publico Eleitoral.

Caso não o façam....estão PREVARICANDO.

Anônimo disse...

3 coisas impressionantes nessa situação: 1) como o candidato Ortiz, usando da sua penetração na Reitoria, obteve e vazou essa informação, num momento crítico da campanha, demonstrando com isso que não o faria em outra situação e, também, que não deve tê-lo feito em casos similares anteriores; 2) como o candidato Maneschy agiu sem discernimento político, deixando-se levar pela sedução de um bobagem de poder, com isso abrindo uma situação que vai persegui-lo durante toda a sua campanha; 3) como o candidato ET tem a cara de pau de se fingir de morto (e com ele essa banda podre do PT que o apoia) e fingir que o assunto não é com ele. Trágico para a UFPA. O episódio mostra as entranhas de uma instituição bichada, na qual os interesses pessoais de todos superam os interesses do coletivo.

Anônimo disse...

Tem muita coisa a denunciar nesta disputa pela reitoria da UFPA, a começar pela maneira como técnicos e professores estão sendo cooptados pela campanha do ET. Eu fui e, claro, me fingi de morto, porque sou técnico no IFCH e sei que vai sobrar pra mim. Finjo que apoio o ET, uso boto e até botei uns panfletos na minha mesa, mas não voto nesse sujeito nem a pau. A campanha dele é sinônimo de admoestação e, em conseqüência, a gestão dele, se eleito, vai ser uma gestão centrada no autoritarismo e na perseguição. Na verdade, soube que ameaças nada veladas de perda de FGs e de transferência são a base do diálogo dos dirigentes apoiadores do ET com os servidores do hospital Barros Barreto.

Anônimo disse...

Ao anÔnimo das 11:58
Meu caro, entendo que as pessoas que fizeram comentários, ficaram indignadas, assim como eu fiquei. A nomeação do ex reitor, pode não ser ilegal, porém "IMORAL". Se não fosse assim, pq a referida nomeação "CD - 3" foi revogada? E mais, que horas o referido servidor, desenvolverá suas tarefas? . Todos sabemos que o mesmo está em campanha para a Prefeitura de Belém. E ai meu caro, reclamar para qual autoridade? Pelo que sei, a nomeação deve ser assinada pela autoridade máxima da Instituição, ou eu estou errada?

Anônimo disse...

Como disse o João Weyl, "universidade pobre e camapanhas ricas"...

Anônimo disse...

Acredito que as pessoas que comentam aqui, não querem ser os paladinos da moralidade, ainda que sejam servidores públicos, comentam aqui porque protegidos no anonimato podem desabafar e criticar a situação atual da UFPa. Motivos não faltam para denúncias, desde nepotismo, como o caso do primo do reitor que era pró-reitor de pessoal, deixou a função para cursar o doutorado, e logo em seguida foi nomeado assessor do reitor. Ou como funcionário que passou em concurso para Cametá, em menos de um ano estava em Belém, e antes de terminar o estágio probatório já se encontra cursando mestrado, sem as devidas autorizações legais. Ou como solicitações de diárias para servidores, que nunca nem saem da cidade. Agora, o problema denunciar pra quem anônimo, se está tudo dominado. Conhecer a 8.112/90 é mais que obrigação, mas recorrer a quem???

Anônimo disse...

Nessa reportagem diz que foi tudo um equívoco: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/06/maneschy-e-afastado-de-cargo-na-ufpa-um-dia-apos-nomeacao.html

Alguém acredita?

Anônimo disse...

Anônimo disse... 22 de junho de 2016 12:43

Querido, até pode ser que para alguns candidatos tenham "campanhas ricas", MAS A DO MEU CANDIDATO É RICA de dinheiro limpo vindo de de amigos e colaboradores VERDADEIROS que acreditam e querem o melhor para a universidade.
Basta ver o passado de cada candidato e você vera quem sempre esteve presente e lutando pela Universidade!
Abraços

Horacio disse...

Anônimo Anônimo disse...

22 de junho de 2016 12:22

Primeiramente FORA TEMER
Segundamente reveja suas fontes
Terceiramente acho que existe uma pequena, singela inversão de valores no seu comentário. Quer dizer que o culpado é quem vazou a informação, quem quer que esta pessoa seja, e não essa corja de pessoas que ficam utilizando de manobras esdruxulas para se perpetuar no poder. Essa manobra do Maneschy e Schinaider, apoiadores do Tourinho é no minimo execrável e apontam para o nefasto futuro da UFPa caso o Tourinho vença.
Agora vou te ser bem sincero, se tu conseguires me provar que foi o Ortiz quem vazou esta informação então DEFINITIVAMENTE ELE TEM O MEU VOTO.

Anônimo disse...

Esse episódio da nomeação e posteriormente o cancelamento só deixa claro uma questão: a UFPA tem sido gerida em função de interesses pessoais e não do público. Vemos uma universidade apartada dos grandes problemas regionais, índices do ensino de graduação alarmantemente negativos e transformada em espaço de disputa da política-partidária. Eu lamento profundamente as escolhas política do ex-reitor Carlos Maneschy - que poderia entrar para a carreira política em outra legenda que não a do golpe (PMDB). Mais do que nunca a comunidade precisa dizer não às candidaturas oriundas da atual gestão e mudar esse cenário. A UFPA é de todos e não de meia dúzia de ungidos. Fora PMDB! Fora Temer!
Eu não quero o PMDB mandando na UFPA. Não quero o PT fisiológico mandando na UFPA.

Anônimo disse...

A UFPA está desacreditada. Todo o investimento vai para a pós e é esse o discurso do ET. Se ele ganhar, dane-se a graduação e a extensão. Quem vai mandar é a elite da pós, sob os auspícios dessa súcia de ungidos: os que se venderam: professores que se venderam em troca de dinheiro para pesquisa, o PT que se vendeu (e se negou 3 vezes) em troca de apoios eleitorais e técnicos que se venderam em troca do beneplácito de seus chefes. Essa turma está desmoralizando a instituição.