quarta-feira, 15 de junho de 2016

UFPA – Conduzido com serenidade, debate entre candidatos a reitor decorreu em clima tranquilo

Um debate produtivo, conduzido com elogiável equidade pelo mediador, o professor José Alves, e que permitiu a cada candidato expor serenamente suas propostas. Assim foi descrito o debate realizado nesta quarta-feira, 15, no Vadião, entre os candidatos a reitor da UFPA, a Universidade Federal do Pará. O debate foi promovido pela Adufpa, a Associação dos Docentes da UFPA, DCE, Diretório Central dos Estudantes, e Sindifes, o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará.
Como era previsível, alguns candidatos experimentaram, em algum momento, uma saia justa, a partir de manifestações de parcelas da plateia. Este foi o caso do professor Emmanuel Tourinho, na esteira do apoio do ex-reitor Carlos Maneschy, pré-candidato a prefeito de Belém pelo PMDB. Como Maneschy recebeu o apoio público de Mário Couto, um notório bicheiro que o PSDB chegou a catapultar para o Senado, não faltaram críticas a Tourinho por ser o candidato do ex-reitor e ter seu nome também associado ao contraventor.

Outro que não escapou da irreverência da plateia foi o professor Erick Pedreira, por ter recebido o apoio público do deputado federal Éder Mauro, o ex-delegado com fama de truculento, que é pré-candidato a prefeito de Belém pelo PSD.

8 comentários :

anônimo disse...

Meu sonho: ter uma imprensa imparcial. Mas como somos todos sujeitos com nossas próprias percepções sobre fatos, fica difícil. Sou de exatas, mas não deve ser fácil ter a postura imparcial quando já se tem um lado, ou quando já se sabe de que lado não se quer ser.

O debate foi tranquilo para todos e voto no Emmanuel.

Anônimo disse...

Reitor da UFPA com apoio de contraventor, IMPOSSÍVEL!!! Não quero acreditar que nossa Universidade seja objeto de cobiça de um despreparado bicheiro aliado ao tonto do tourinho de estimação do barba alho, que foi chamado de ladrão pelo contraventor. VERGONHA mestres, doutores e pós doutores!!!

Anônimo disse...

No debate o candidato Tourinho fez declaração pública (ansiosa e quase desesperada), de que não é candidato do PMDB. Os petistas presentes (mais desesperados ainda) batiam palmas com sofreguidão. Só que nenhum deles berrou o "Fora Temer!".
Vergonha!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo de exatas,de 00:14,
Realmente, cada um escolhe seu lado, até você, percebeu? Então ... vai se posicionar contra os que falam contra seu preferido! Poupe-nos dessa pieguice.
Seu E+ fala tanto que é pela pluralidade de ideias, de gêneros e de todas as lutas..etc, etc, etc Mas foi extremamente GROSSEIRO no debate com uma servidora que o colocou em saia justa. Ele chamou-a de mentirosa!!. Que deselegante, que mal educado!
Pra quem não sabe e nem presenciou o fato, ele pode enganar e dizer que não é verdade! Ele tá por cima, né? Tá como candidato a reitor e pode transformar "verdade" em mentira. Se descreve como um reitor PERFEITINHO e BUNITINHO. Santo do pau ôco.
É esse o seu candidato? É assim que ele vai comandar a Reitoria? Na base da mentira? Agora até faz populismo barato, indo pra fila do RU mostrar pros alunos que é gente como a gente! Que MENTIRA, ele é elitista, não fala com ninguém, não dá bom dia e ainda usa as pessoas para conseguir o que quer!! Esse vende até a alma só para ser reitor.
Todo mundo ia aplaudir se ele vendesse também a mulher dele, a tal de Simone Neno, uma psicóloga que trocou seu trabalho pelo comando da Editora porque não suporta consultar os "pobres" que vão procurar o serviço psicológico gratuito da universidade.
Agora diga que eu também sou imparcial? Presto serviço na UFPA mas não voto! Mas não sou cega e nem surda, vejo e ouço tudo há muitos anos.

Anônimo disse...

Parabéns ao anônimo das 02:41
PERFEITO o seu comentário, você realmente conhece o candidato Tourinho, ele é tudo isso e muito mais.
Se ele vencer as próximas eleições, coitada da UFPA e principalmente dos servidores corajosos que ousaram ir contra ele e sua 'EQUIPE'.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Seria importante que vc estivesse no debate, pra conseguir fazer um post isento...sem paixões pré concebidas.

Cabe um esclarecimento,

Quem milita na residência multidisciplinar tem ciência que houve até uma minuta de resolução que proibia que servidores técnico-administrativo exercerem o papel de tutor ou de coordenador, sendo que o Emmanoel Tourinho, foi contra a aprovação dessa Resolução, fato esse que gerou as polêmicas envolvendo a docente citada no post.

Agradeço se publicares o meu post.

Anônimo disse...


Triste a situação da UFPA, que permitiu a entrada da corrupção na campanha para reitor. Quem recebe apoio do PMDB, depois terá que pagar a conta e colocar a UFPA ao serviço do PMDB, nas eleições para prefeito de Belém.

Anônimo disse...

O ex-reitor da UFPA, cabo eleitoral do ET e candidato a prefeito pelo PMDB em Belém, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, será lotado no Gabinete da Reitoria como Assessor CD-3. Tá oficializado! Taí o motivo da renúncia a jato: eleger o marionET e se locupletar com a verba a mais da instituição, considerando o que já ganha como professor. Como disse o anônimo das 08:02, coitada da UFPA.