quarta-feira, 8 de junho de 2016

PIRABAS – A meia verdade dos Barbalho

No noticiário sobre o afastamento do prefeito Luiz Cláudio Teixeira Barroso, o Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família do senador Jader Barbalho, recorda que acompanha o imbróglio político de São João de Pirabas desde a deflagração da Operação Calça Curta, pelo Ministério Público Estadual. O jornal dos Barbalho aproveita para lembrar o elenco de malfeitos do prefeito afastado, acusado de fraudar 133 licitações, , de passar 41 cheques sem fundo para agiotas, e de desviar recursos do programa Bolsa Família. O Diário recorda ainda que, segundo o TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, registrou a montagem de 99 licitações na Prefeitura de São João de Pirabas, entre 2009 e 2014.
Trata-se de uma escandalosa meia verdade. A revelação sobre os malfeitos é verídica, mas as denúncias sobre as recorrentes falcatruas de Barroso vêm desde o início da gestão do prefeito afastado, quando ele ainda integrava os quadros do PMDB e sobre elas o Diário do Pará perdurou silente, a exemplo de seu principal concorrente, O Liberal. Então no PMDB, Barroso era blindado pela então deputada estadual Simone Morgado, hoje deputada federal, sempre pela legenda peemedebista, e já naquela época vivendo um romance com o senador Jader Barbalho, o morubixaba do partido no Pará. Compelido pela intervenção do Ministério Público Estadual, o Diário do Pará, é verdade, noticiou a Operação Calça Curta, deflagrada a 22 de janeiro de 2014. O jornal dos Barbalho só passou a dar destaque às denúncias de falcatrua contra o prefeito afastado de São João de Pirabas a partir do segundo turno da sucessão estadual de 2014, quando Barroso traiu o candidato do PMDB, Helder Barbalho, e migrou para a candidatura do governador tucano Simão Jatene, supostamente em troca de uma pasta preta e da proteção política, diante das investidas do MPE e da própria Justiça.

Até então coube ao Blog do Barata, solitariamente, dar voz às sucessivas denúncias sobre os desmandos de Luiz Cláudio Teixeira Barroso, agora afastado da Prefeitura de São João de Pirabas, na esteira de recorrentes acusações de corrupção.

Nenhum comentário :