terça-feira, 31 de maio de 2016

UFPA – O perfil dos postulantes

EDSON ORTIZ MATOS – VICE: MAURO DE AMORIM ACATAUASSU NUNES.

Edson Ortiz é engenheiro eletricista formado pela UFPA e professor adjunto do curso de engenharia elétrica do Instituto de Tecnologia desde 1978. Ele ostenta os títulos de mestre e doutor em engenharia elétrica, obtidos, respectivamente, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1980, e pela UFPA, já em 2016.
Mauro Acatauassu Nunes, seu vice, é professor associado II do Instituto de Ciências da Saúde, graduado em Odontologia e também em Saneamento Ambiental, pela UFPA. Seu currículo inclui três especializações na área de odontologia, é mestre pela Universidade Federal de Pelotas em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial e doutor em odontologia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.

EMANUEL ZAGURY TOURINHO – VICE: GILMAR PEREIRA DA SILVA.

Emanuel Tourinho é graduado em psicologia pela UFPA, na qual ingressou como docente, mediante concurso público, em 1985, atuando como professor titular no curso de pós-graduação em teoria e pesquisa do comportamento, coordenando ainda o grupo de pesquisa em análise do comportamento: pesquisa conceitual, básica e aplicada. É mestre em psicologia social pela PUC de São Paulo e doutor em psicologia experimental, pela USP, títulos obtidos em 1988 e 1994, respectivamente. Membro (2013-2016) e coordenador (2014-2016) do Comitê Assessor da Área de Psicologia do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnólogico. Exerceu as funções de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA de julho de 2009 a fevereiro de 2016.
Gilmar Silva, seu vice, graduou-se em 1992 em pedagogia pela UFPA, da qual professor associado II, com mestrado e doutorado em educação pela UFRN, a Universidade Federalk do Rio Grande do Norte, títulos obtidos, respectivamente, em 2002 e 2005.

ERICK NELO PEDREIRA – VICE: HITO BRAGA DE MORAES.

Erick Pedreira é professor adjunto da Faculdade de Odontologia da UFPA, pela qual graduou-se em 1997, tem mestrado em diagnóstico bucal pela USP e doutorado em patologia bucal pela Faculdade de Odontologia de Bauru, da USP, títulos obtidos em 2001 e 2007, respectivamente. Foi pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA na gestão de Carlos Maneschy. Foi presidente do Ipamb, o Instituto de Previdência e Assistência de Belém na administração do prefeito tucano Zenaldo Coutinho.
Hito Braga, seu vice, graduou-se em 1985 em engenharia civil pela UFPA, da qual é professor associado 4 e onde atualmente é diretor do curso de graduação em engenharia naval. Tem mestrado e doutorado em engenharia oceânica pela UFRJ, obtidos em 1991 e 2002, respectivamente.

JOÃO CRISÓSTOMO WEYL ALBUQUERQUE COSTA – VICE: ARMANDO LÍRIO DE SOUZA.

João Weyl é engenheiro eletrônico, formado pela UFPA, da qual é docente desde 1994, atuando atualmente, como professor associado, na Faculdade de Engenharia da Computação do Instituto de Tecnologia, credenciado por um currículos que inclui mestrado e doutorado em engenharia elétrica - telecomunicações, pela PUC-RJ, em 1989, e doutorado, pela Unicamp, em 1994. Vice-reitor pró-tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, de agosto 2013 a fevereiro de 2016, ele foi também secretário-adjunto da Secdet, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, de janeiro de 2007 a dezembro de 2010, durante o governo Ana Júlia Carepa. Na administração da ex-governadora petista participou da criação da Secdet e da implantação do NAVEGAPARÁ, um programa de integração do estado com redes ópticas e acesso banda larga em redes sem fio e do sistema de parques de ciência e tecnologia.
Armando Lírio, seu vice, é graduado em ciências econômicas pela UFPA, na qual é professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas, da qual fou firetor. Tem mestrado em planejamento do desenvolvimento, pela própria UFPA, e doutorado em desenvolvimento rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

VERA LÚCIA JACOB CHAVES – VICE: SANDRA HELENA RIBEIRO CRUZ.

Vera Jacob é professora da UFPA desde 1989, lecionando no curso de graduação em pedagogia e no programa de pós-graduação em educação, no qual é a atual vice-coordenadora. Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem pós-doutorado em educação pela Universidade de Lisboa e em política públicas e formação humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sandra Helena Cruz, sua vice, é a atual coordenadora da Faculdade de Serviço Social e professora do programa de pós-graduação em serviço social. Sandra foi vice-diretora do antigo Centro Socioeconômico da UFPA e diretora-presidente da Fundação Papa João XXIII, entre 1997 e 2004.

Nenhum comentário :