quarta-feira, 11 de maio de 2016

UFPA – As suspeitas em torno de Tourinho

Sala do IEMCI transformada em comitê de campanha.

Para além dos vínculos de Carlos Maneschy com o senador Jader Barbalho, e do temor de que ele seja um mero títere do atual reitor e, por extensão, do PMDB, conspira contra Emmanuel Zagury Tourinho, o candidato chapa-branca à reitoria da UFPA, as recorrentes denúncias de utilização da máquina administrativa. Denúncias que nenhum dos seus adversários assume publicamente, mas que são escancaradamente verbalizadas nos bastidores, inclusive a partir da alta qualidade dos impressos de campanha do atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. “O papel dos impressos é luxuoso, a impressão é de alta qualidade, é um material claramente caro, que exige muito dinheiro, difícil de ser obtido por doações legais”, salienta uma fonte, protegida pelo anonimato, por temer retaliações. “Isso cheira a caixa dois, um vício importado da política partidária e que, como bem sabemos, alimenta a corrupção e a pilhagem dos cofres públicos”, acrescenta a fonte anônima.
É citada como evidência da utilização da máquina administrativa a favor da candidatura de Tourinho a instalação de comitês de campanha do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação nas dependências dos institutos cujas direções estão explicitamente alinhadas com o candidato do reitor Carlos Maneschy. “Isso é um absurdo, porque representa a utilização de um espaço destinado à administração pública para fins pessoais”, observa um professor. Como exemplo dessa “acintosa aberração” é mencionado o IEMCI, o Instituto de Educação Matemática e Científica, coordenado por Isabel Lucena, onde foi desativada uma sala, de uso pedagógico, para abrigar um comitê de campanha de Tourinho, em detrimento dos alunos de licenciatura integrada.

De resto, repercutiu negativamente, provocando ácidas críticas nas redes sociais, o calendário da sucessão do reitor da UFPA ter sido antecipada pela coluna do jornalista Mauro Bonna, do Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família do senador Jader Barbalho. Bonna, um jornalista de parcos escrúpulos, é um servil militante do jaderismo, sob o calor do qual prosperou e que goza da confiança dos Barbalho, de cujas conveniências é porta-voz. “Isso dá uma ideia para que veio a candidatura do Tourinho e o que pretende Maneschy”, dispara um professor, criticando a divulgação do cronograma da sucessão ser definido sem prévio conhecimento da comunidade acadêmica.

11 comentários :

Anônimo disse...

Quem tá fazendo a campanha dele é um servidor da UFOPA, que o Manescky, interesseiramente, conseguiu transferiu para a UFPA, chamado Jeferson Galvão.
Ele usa a administração superior para "implementar" as ações dessa campanha de Tourinho.

Anônimo disse...

Caro Barata
A campanha luxuosa e cara é feita pelos candidatos Ortiz e Mauro Acatauassu. Este ultimo mesmo em campanha continua em sua cargo de diretor de Instituto, pressionando os servidores a votarmos nele e no seu candidato a reitor Ortis. Este também não sai da PROAD, mesmo estando de lá afastado. E lá é onde ficam os recursos financeiros da UFPA. Ai já viu né?

Anônimo disse...

Nesse instituto tem o Tadeu Oliver, sua esposa Terezinha Valim, Adilson Oliveira e Renato Guerra são apaniguados do Maneschy. Mandam nos alunos da graduação e pós como se o Instituto pertencesse a eles. São patrimonialistas. Além dessa irregular sala há uma lanchonete que é alugada e não possui contrato de aluguel e nem passou por processo licitatório dentro de um espaço público Federal.
Para fechar a biblioteca terminou com uma vez e meia do seu valor inicial por CORRUPÇÃO.

Anônimo disse...

Seu idiota das 08:14 - pra não falar mais burrices: o Ortiz não é mais pró-reitor de Administração desde o dia 4 de março. então não tem poder de ordenar despesas. Quem passou a fazer isso foi o pró-tempore indicado pelo próprio reitor Manescky, que dá a palavra final na liberação de recursos. Agora para o candidato Tourinho eu tenho sérias desconfianças de que o dinheiro gasto na campanha tá vindo dos cofres da UFPA via solicitações mentirosas.

Anônimo disse...

Anônimo das 13:37, compartilho com vc essa desconfiança. Pelo menos, por uma fonte é certa, por meio de solicitações de diárias, pois sempre tem uma laranja puxador de saco, que empresta seu nome para tal proeza.

Anônimo disse...

Não adianta chamar criticar e chamar de idiota alguém e, em seguida, usar o mesmo discurso de defesa apaixonada e acusação leviana sem provas. A eleição na UFPA está sendo concorrida por professores doutores apoiados por outros professores e servidores públicos federais (além de centenas de alunos). Ou seja, nenhum deles pode se fazer de coitadinho - afinal, todos patrocinaram ou patrocinam fanpages no Facebook e imprimem seus cartazes. Ao falar apenas do Tourinho, o Augusto Barata deixa claro, pela milésima vez, que tem seus interesses e seu candidato na sucessão à reitoria da UFPA. Esse tipo de jornalismo medíocre, tendencioso e parcial de não investigar a fundo os fatos e apenas "jogar lenha na fogueira" para "ver se cola" é repugnante e totalmente descartável - basta vermos os últimos acontecimentos e percebermos o que uma mídia desonesta e incoerente pode fazer com o país, imagina com uma universidade. Apresentar e debater propostas, o que, de fato, contribui para o processo eleitoral e para o futuro da UFPA, poucos querem. Em vez desta sórdida perseguição ao Tourinho apenas porque ele seria o candidato da situação e tem a preferência da maioria dos votantes nos campi da UFPA, o Barata e todos aqueles que se interessam e se preocupam de verdade com a maior universidade da Amazônia deveriam analisar os projetos dos candidatos e se certificar de seus reais interesses nessa eleição - se for para evocar fantasmas e siglas, então que se traga logo a mesa branca.

Anônimo disse...

Ao anônimo assecla acima quero ser curto e grosso dizendo a ela que fala do Blog, com adjetivações depreciativas, porém não apresenta um argumento sólido e com provas como contraponto ao que fora escrito pelo jornalista Barata.
E deixar registrado que está Blog presta um imenso serviço de utilidade pública aos brasileiros por seu caráter sério e imparcial com o objetivo de esvicerar as condutas improbas de pessoas inescrupulosas em todos os níveis.

Anônimo disse...

AO anônimo das 14.48

Você de fato esta mal informado,tourinho não seria o candidato da situação,ele é o candidato da maquina.Quanto a ser o candidato preferencial do campus da ufpa,nem de perto está afirmação chega perto da verdade.

Deves ser com certeza mais um dos assessores de maneschy,o jornalista barata está até sendo
muito generoso com vocês em seu texto,basta abrir a página do candidato tourinho no face,
que todos verão o que está sendo dito aqui, do reitor a seu vice,bem como;de toda sua
equipe estão como apoiadores de tourinho e agora quem está mentindo?

Anônimo disse...

IEMCI a casinha feliz dos Oliver's, com a ajuda de Messildo, Renato Guerra, Izabel Lucena, Marisa Abreu, Sílvia, Adilson, Eduardo, Wilton, Remédios, etc.
São perseguidores de quem deles discordem seja no campo científico, político ou administrativo. Lá no Instituto se colocam como generalões, porém fora são medrosos e servis, inclusive, do Maneschy.
Nos processos seletivos de pós-graduação são parciais e tendenciosos, odeiam o debate de ideias, são antidemocrático, patrimilianistas, etc.
É um Instituto e faz de conta, porque poucos são os trabalhos científicos que tem o caráter do rigor da Ciência. A extrema maioria são trabalhos pífios sem profundidade científica, ou perdem o objeto da pesquisa, ou não alcançam a reflexão profunda do aporte teórico.
Nietzsche disse que existem pessoas que deixam suas águas turvas para parecerem profundas, mas são rasas. Essa lógica se aplica a todos as pessoas do IEMCI.

Anônimo disse...

Bom dia, eu estudo aqui no IEMCI e o que vejo é totalmente fora do contexto que essa pessoa ta falando ai, nós alunos somos muito bem tratados sim, os professores são BASTANTE atenciosos e solícitos, e sempre somos incentivados a continuar no caminho da educação, é lamentável que uma briga política venha colocar a tona essa mentiras e calúnias, mas é esperado, já que somos Brasileiros e esse país esta mergulhado na corrupção, porem vou dar um recadinho a vc ai que fez esse comentário (PQ SEI QUE FOI UMA SÓ PESSOA QUE COMENTOU TUDO ISSO AI), fique sabendo que política não se ganha derrubando o outro, se ganha com propostas e atitudes, então perca seu tempo pensando no que melhorar e não em quem derrubar, ainda bem que vc não colocou seu voto, pq certamente não seria o meu. #foracorruptos

Anônimo disse...

Estou com você anónimo das 08:53h, também sou aluna de Pós e o que tenho são professores doutores,competentes , dentro da absoluta normalidade apoiando A ou B, sem esse cenário de guerra que querem fazer parecer.

Agora, Barata e leitores, sabem pq só há defesa aqui do professor Emmanuel? Pq aqui ele só é atacado. Nunca vi, nessa época toda de campanha alguma postagem falando sobre o que corre por aí que a campanha do Ortiz é financiada por certa empresa de engenharia, que inclusive já ganhou várias licitações na UFPA quando Ortiz era pró reitor de Administraçao. Nunca vi interesse em divulgar esses comentários. Pq será?

E outra quem disse aí que o professor Emmanuel está com " a máquina " na mão, realmente está completamente desinformada sobre a pessoa dele. Enquanto pessoas próximas disseram que precisava de apoio financeiro para a campanha ele deu um grande recado: minha campanha será feita com o que tivermos. Doações de 20, 30, 50, e dos mais generosos, 100 reais. É assim a campanha dele. ELE não quis e não quer dinheiro de empresas, partidos e ninguém que queira usar o recurso da UFPA para a corrupção, como favorecer empresas de amigos.

Antes, pesquise sobre a procedência desses materiais de campanha. É, infelizmente, para a minha decepção e de muitos que a campanha do Ortiz está sendo financiada por empresa de engenharia que tem interesse na Universidade.

E querem um termómetro legal para saber quem vai ganhar? Sou da Eng. Química , meu irmão é de elétrica e vamos votará no Emmanuel.

E ainda tem mais, tem gente dentro do laboratório do Seul, na elétrica que não vai votar nele. Tem gente que trabalha direto na direção do Itec que não vota no Ortiz. Serei fiscal e verei de perto a vitória esmagadora do candidato mais respeitável dessa campanha.

Meus cumprimentos. Até quarta!!!