terça-feira, 22 de março de 2016

SINTEPP – MPE pede abertura de inquérito sobre as denúncias de falcatrua em benefício do PSol

Alberto Andrade: no epicentro das denúncias de corrupção no Sintepp.
O promotor de Justiça Marcelo Batista Gonçalves, da 7ª Promotoria de Justiça Criminal, solicitou a abertura de inquérito policial para apurar as denúncias de falcatrua no Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, na esteira do aparelhamento da entidade pela APS, Ação Popular Socialista, uma tendência do PSol, Partido Socialismo e Liberdade. As denúncias que tratam da malversação dos recursos e do patrimônio do Sintepp estão contidas em representação anônima protocolada em outubro de 2015 no MPE, o Ministério Público estadual, e envolvem, além de dirigentes do sindicato militantes da APS, o vereador de Belém Fernando Carneiro, do PSol, também da Ação Popular Socialista, beneficiário de doações de campanha postas sob suspeitas. Por isso, certamente, o promotor de Justiça Marcelo Batista Gonçalves, da 7ª Promotoria de Justiça Criminal oficiou, a respeito, o procurador regional eleitoral do MPF, o Ministério Público Federal.
Com um total estimado de cerca de 22 mil associados e uma receita anual calculada em R$ 12 milhões, o Sinteppestá figura no epicentro de graves suspeitas de malversação de seus recursos financeiros e do seu patrimônio pela atual diretoria da entidade, a partir de uma representação anônima feita ao MPE, em outubro de 2015. Revelada com exclusividade pelo Blog do Barata, em 4 de janeiro de 2016, a representação elenca um vasto repertório de denúncias de corrupção, supostamente ocorridas na esteira do alegado aparelhamento do sindicato pela APS, uma tendência do PSol, na qual pontifica o vereador de Belém Fernando Carneiro. A diretoria do Sintepp rebateu parcialmente as denúncias em alegações encaminhadas ao MPE, prontamente rebatidas.

A representação coloca sob suspeitas dirigentes do Sintepp que militam na APS, com destaque para os coordenadores gerais, Alberto Ferreira de Andrade Júnior - que é inclusive pré-candidato a prefeito de Ananindeua pelo PSol - e José Mateus Rocha da Costa Ferreira, além de Maria da Conceição Holanda Oliveira, da Coordenação de Secretaria de Finanças. Outros dirigentes do Sintepp que militam na APS, segundo fontes do próprio Sintepp, são Mauro da Conceição Borges, da Coordenação de Secretaria Geral; Maurilo da Silova Estumano, da Coordenação de Assuntos Jurídicos; José Alacid da Silva, da Coordenação de Secretaria de Funcionários; Williams Antônio da Silva, da Coordenação de Comunicação Social, ex-coordenador geral; Mônica Brito Soares, da Coordenação da Secretaria de Gênero e Sexualidade; Ronaldo Oliveira da Rocha, da Coordenação de Secretaria de Saúde do Trabalhador; Edilena Pena da Silva, titular do Conselho Fiscal; e Randel Sales Monteiro, suplente do Conselho Fiscal.

14 comentários :

Anônimo disse...

Operação Lava Jato neles! Parabéns ao Promotor Marcelo Gonçalves pela coragem e compromisso com a justiça. Nosso Moro paraense.

Anônimo disse...

Hum, hum... Sindicatozinho mais corrupto. Estão piores que os políticos brasileiros.

Anônimo disse...

Lugar de mal caráter é na cadeia. Passando a limpo os arranjos criminosos.

Anônimo disse...

Há muito os professores da rede pública de ensino estão descontentes com este sindicato, que nada faz em relação aos desmandos do governo! O Advogado do Sintepp nem sequer se dispõe a receber os professores e quando o faz, ainda coloca a culpa nos professores! Já ouvimos inúmeros casos deste tipo, os professores procuram amparo sindical e saem de lá ainda mais indignados com o tratamento que recebem! Então pra que serve este cidadão? E qual a finalidade do sindicato?
O Sintepp se cala e nada faz em relação à questão do piso salarial, que ainda não foi pago! E o pior, não temos nem sequer notícias se isso será efetivado! Não sabemos se vamos receber ainda este ano? Mais perdas, que se juntas as outras já computadas de anos anteriores, quando somos descaradamente ludibriados pela gestão do atual governo. Nas reuniões com a SEAD a secretária Alice Viana deita e rola nas costas dos dirigentes do sindicato, que nada fazem de novo em defesa da educação! A cada investida do sindicato, um conto novo e uma enrolação por parte do governo. No mínimo os dirigentes são coniventes com a situação ou estão comprados pelo governo odioso do PSDB, que assola nosso povo de modo geral. E se não bastasse, agora o sindicato está mergulhado em fraudes, falcatruas e uso indevido do dinheiro da categoria! É muita incompetência e cara de pau juntas, como se já não bastassem os políticos corruptos que paralisam o país em meio a uma trama nefasta e suja! Agora vem os camaradas do sindicato agindo da mesma forma, e ainda fazem trampolim político para ingressar na carreira política! Mas com este tipo de prática? O que será dos eleitores paraenses se caírem em mais conto da sereia? Chega de práticas condenáveis, merecemos respeito e seriedade! É preciso destituir essa galera que já está há décadas mamando no dinheiros dos professores...As perdas são lastimáveis, quando pensamos que chegamos ao fundo do poço, percebemos que ainda há muito de obscuro nas águas escuras e turbulentas sob nosso pés! Fora com essa galera, que ainda critica quem faz denuncia anônima! Ao fazer isso, tentamos preservar nossa integridade física, contra ofensas, cadeiradas e murros desferidos pelos seus dirigentes ou pelos lacaios do Sintepp metidos a capitão do mato que lá habitam. Ao que parece, se blindam como se fosse um bunker nos muros da sede do sindicato...Lá fazem festas regadas a cerveja e churrasco...Transformam a sede que deveria ser frequentemente visitada por professores,no quintal de suas casas! A categoria sente-se tão desalentada, que já não sabe mais com quem contar ou confiar... Por isso, tanta indignação com este sindicato. Cada vez mais estamos sendo acometidos de derrotas frente aos canalhas governantes deste estado, e mais, agora o sindicato passa por uma derrocada moral e ética da pior espécie, o que compromete seriamente o futuro da educação no estado do Pará.
Deste tipo de dirigentes, não precisamos e não queremos... Fora cambada de aproveitadores!
Esperamos que a justiça seja feita e isso não passe em branco...

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar: cade a oposição frouxa do Sintepp? Cade o prof. Ovídio, Abel, Quinha, Marivaldo, Morales, etc. Que até abaixo assinado lavraram e nada fizeram dele. São dissimulados tanto quanto esses inescrupulosos diretores. Pegam o microfone na frente da categoria vociferam pela justiça, mas na hora de agir em favor dela ficam em total silêncio (sepulcral).

Anônimo disse...

Ora, feitas as denúncias (anônimas ou não), se o MPE não tiver segurança de que os atos são realmente irregulares para formular diretamente Denúncia ao Poder Judiciário, requisita abertura de Inquérito para melhor apuração. Isso parece simples. E, sinceramente, não podemos tomar previamente como verdadeiras as denúncias, pois, estaríamos violando o princípio da presunção da inocência.
Vamos aguardar, melhor assim.

abs.

Rui Costa de Almeida.

Anônimo disse...

Um simples professor Beto Andrade em plena crise "doar" 08 mil reais a Fernando Carneiro é prova inconteste de falcatrua. As quebras do sigilo telefônico, bancário e fiscal mostrarão facilmente isto.
Ah, não esquece do Walmir Brelaz e Sophia Nogueira que tem negócios escudos com o Sintepp.

Ass.

Aguinaldo Holanda Ferreira

Anônimo disse...

Acho que esses corruptos do Sintepp ouviram muito Bezerra da Silva quando ele diz malandro é malandro, mané é mané. Tratam a categoria como manés da vida.

Anônimo disse...

Qual seria o melhor adjetivo a esses seres, talvez, sicários de Al Capone, ou quimeras coléricas da boa fé coletiva, ou Edward mãos de ladrões, ou fariseus do da igreja da corrupção do sétimo dia, etc

Anônimo disse...

Essa moçada nunca me enganou. Quando em frente da categoria fazem o papel de arautos da moralidade. Só que a máscara deles já caiu e faz tempo. A categoria como um todo já sabe que não lutam pelos direitos dos trabalhadores, antes fazem é saquear a grana do sindicato e fazer acordos espúrios com o governo do PSDB.
Espero que o Dr. Promotor Marcelo Gonçalves (MPE), o Delegado Geral de Polícia Civil e o Procurador Regional Eleitoral do MPF façam um trabalho minucioso contra essa corja de gente que está a mais de 30 anos no Sintepp. Quem perde com eles lá em atos de corrupção são os Professores(as) e toda a sociedade civil. Interessante também ver a arrogância deles que mesmo com todas as provas mostrando seus crimes ainda desafiam e desdenham nas redes sociais do Ministério Público. Alegam que a instituição não é comprometida com a justiça. Lamentável a postura desses ratos acuados por seus sórdidos caráteres.

Anônimo disse...

Não há nada coberto que não venha a ser descoberto debaixo dos céus. Glória a Deus que chegou o tempo da justiça na terra. O Senhor cheio de glória revelou as condutas pérfidas dessas pessoas. Oh, Glória. Deus abençoe o trabalho das autoridades para fazer a justiça esperada na Terra e conduzida pelos Céus. Amém.

Anônimo disse...

A sociedade civil organizada espera uma atuação séria e comprometida do MPE, MPF e Polícia Civil, pois não é mais tolerável a corrupção numa sociedade que deseje ser uma potência mundial. Precisa antes de tudo erradicar suas mazelas sociais, neste caso, a corrupção.

Anônimo disse...

Existe muita bandalheira dessa turma do Psol nesse sindicato. Só pra ter uma idéia esses 8 mil reais que o Beto "doou" para a campanha desse outro "bestinha" Fernando Carneiro é fichinha. Já tem um comentário de desvio de 140.000 numa subsede da região do salgado e financiamento eleitoral em outras campanhas. Vamos aguardar pelas investigações pra ver o montante real do patrimônio dos filiados.

Anônimo disse...

Esse é um caso mais sério e amplo do que parece, o que ocorre com as subsedes é uma CARTELIZAÇÃO. Isto é, a direção do Sintepp historicamente usa o dinheiro para financiar as chapas de direção de outros municípios quando ganham ficam atreladas a vontade política da APS. E assim boa parte das direções estão submissos ao desejo político do Sintepp Estadual.
Dois são os problemas que daí decorrem, primeiro o tráfico de influência em períodos de CER (Conselho Estadual de Representantes), Greves (quando em 2015 usaram desse expediente para terminar a greve, mesmo a base da categoria não desejando seu fim), manobras em assembleias da categoria, etc; segundo, é o montante expressivo de dinheiro para manter esse esquema funcionando, chega na escala dos milhares e a soma de anos em que existe pode elevar esse valor para milhões de reais.
Temos o caso da subsede Castanhal que tem um rombo de pelo menos R$ 140 mil reais, de um outro rombo assumido da subsede Maracanã. Isto é, dinheiro da base da categoria que fora para o ralo da corrupção. Agora tente imaginar essa realidade em mais de 60% dos 140 municípios em que o Sintepp está presente por meio de suas subsedes. Quantos milhões já não teriam sido perdidos da contribuição dos seus filiados?