terça-feira, 22 de março de 2016

SINTEPP – Exigência do mestrado é desrespeitada

No edital, a exigência de dedicação em tempo integral, desrespeitada.

Tão obstinado quanto colérico, Mateus Ferreira não desiste jamais diante de eventuais obstáculos e circunstanciais tropeços, como evidencia agora, ao cursar o mestrado na UFPA, a Universidade Federal do Pará. De acordo com denúncias feitas ao Blog do Barata, para cursar o mestrado ele deveria atender a exigência de fazê-lo em regime de dedicação integral, o que não ocorre, porque ainda não foi liberado pela Seduc e nem se licenciou do Sintepp.
A ansiedade de Mateus Ferreira em cursar o mestrado na UFPA é explicável. Por duas vezes ele tentou cursar mestrado na UEPA, a Universidade do Estado do Pará, mas foi reprovado ainda na prova escrita. Em 2015, porém, em um comovente exemplo de superação, diante das notórias deficiências intelectuais reveladas em passado recente, conseguiu passar no Programa de Pós-Graduação do ICED, o Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Mas até aí ele voltou a mostrar-se um incondicional cultor da Lei de Gérson, aquela segundo a qual o importante é levar vantagem em tudo, seja como for. Trata-se de um princípio inspirado em um comercial de cigarros Vila Rica, estrelado por Gérson, um dos craques da Seleção Brasileira campeã mundial de futebol de 1970, que nele sentenciava: “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”

Mateus Ferreira está liberado da Semec, para dedicar-se às atividades sindicais. Na Seduc, solicitou licença, para aprimoramento profissional, na GCVS, Gerência de Capacitação e Valorização do Servidor, em processo de número 969920/16, que havia retornado para a USE 8, a Unidade Seduc na Escola, sem ser deferido, por falta de professor substituto. Ele também não se licenciou do Sintepp, o que seria de se esperar, diante das exigências legais, conforme denúncias feitas. O edital que disciplina o mestrado exige dedicação em tempo integral. E prevê a eliminação do candidato, “sem prejuízo das sanções penais cabíveis”, em caso de burla ou tentativa de burla das exigências contempladas.

17 comentários :

Anônimo disse...

Mas assim...

Anônimo disse...

Não conheço o referido cidadão, mas se fizermos um levantamento em todos os cursos de pós-graduação das Universidade Públicas no Pará e provavelmente em todo o Brasil, haverá sempre um ou dois alunos em cada programa, que mesmo com a exigência em Edital de dedicação exclusiva, mantém atividades paralelas ao curso. Isso pode ser explicado por falta de bolsas, e pelo diminuição nos vencimentos que o pós-graduando passa a partir da liberação oficial para participar do curso. Portanto importante saber qual a situação do referido cidadão. Se ele for excluído do programa de pós graduação, deve procurar todos os outros que estão em situação analoga, em respeito ao principio da igualdade.

Anônimo disse...

Existem bolsas do CNPQ, da CAPES, da SEDECT, dos convênios internacionais e com outras IES. Esse papo de que não há bolsas e por isso justifique trabalhar é FURADO. E outra, lei é lei deve ser cumprida goste você ou não.

Anônimo disse...

Esse Mateus Ferreira nunca me enganou sempre com jeito de pequeno burguês bebendo na estação das docas, andando em carro novo, passeando para salinas e até fortaleza. Está explicado de onde vem o leite bom da MAMATA. Vida longa a a mamãe Sintepp e UFPa.

Anônimo disse...

A UFPa, em especial o ICED, tem tradição no descumprimento do próprio edital e regimento quando o assunto é dedicação em tempo integral.
Acorda Vera Jacob e Dalva Gutiérrez a corda pode apertar para o lado das senhoras. Ouvidoria, MPF e Justiça Federal no descumprimento das normas regimentais.

Anônimo disse...

Em que mundo você vive? Onde estão todas essas bolsas? Não há bolsas para todo mundo. A maior dificuldade de quem é professor é conseguir liberação para poder cursar o mestrado com dedicação exclusiva, pois Seduc e Semec não liberam, ainda exigem que o professor indique alguém pra ficar no seu lugar pra poder ser liberado, um absurdo. O professor precisa se manter durante o meatrado, pois as contas continuam chegando. Então, por favor, pesquise antes de falar ou opinar sobre algo que você claramente desconhece.

Anônimo disse...

Fiz mestrado na UFPA e posso garantir: todos os alunos têm outras atividades para além do mestrado. O que importa na prática é o aluno dar conta de cursar, assistir aulas e entregar os trabalhos avaliativos. O resto é recalque de alguém invejoso que não conseguiu ser aprovado e querem derrubar o tal Mateus.

Anônimo disse...

Não existe por via legal e aberta aos olhos nú alunos que cursem a pós. Esses mentem assinando o termo de compromisso onde alegam ter essa disponibilidade. Ou seja, incorrem em infração administrativa e penal. Se fosse um ladrão pobre de galinha iria presso e a sociedade toleraria, porém se trata de homens supostamente coutos e desvios são toleráveis pela sociedade.

Por favor, parem de fazer meia culpa e usar a lógica do bandido para tentar justificar um crime grave. Sejam justos e honestos e não apaniguados corroboradores da lógica o crime compensa.

É uma vergonha ter educadores que enganam a administração pública com falsas informações visando exclusivamente o próprio benefício. Que exemplo são a seus alunos e a toda sociedade?

Anônimo disse...

Não existem a olhos nú alunos que cursem a pós nas em condições de irregularidades. Esses mentem para as intituições públicas de que possuem tempo integral enquanto na verdade não possuem essa disponibilidade.

Anônimo disse...

Nada justifica irregularidades, faça a coisa certa de forma honesta e não passará por esta situação!
Portanto, se está errado não faça, não use de subterfúgios e desculpas furadas. Afinal a desculpa do amarelão e comer barro. Como um dos dirigentes do sindicato jamais devia agir desta forma. Que mal exemplo é esse?
Anti-ético e irresponsável!


Anônimo disse...

Quer dizer que tem muitos professores que não cursam mestrado e doutorado por que não podem se dedicar exclusivamente ao curso da pós. Porém, tem um sindicalista desse metido a espertalhão que recebe reposição pelo Sintepp (dinheiro da categoria) mais o a grana da Semec para cursar a pós. Sem realmente puder, pois não está afastado do sindicato e nem licenciado pela Semec.
Admirar desse programa do ICED aceitar essa ilegalidade. Quem é o orientador oh orientadora desse Mateus Ferreira? Será que a coordenação do programa não viu esse impedimento?

Anônimo disse...

Esse diretor de sindicato faz jus a esquerda que se corrompeu com a burocracia sindical e depois estatal após a redemocratização. E não duvido nesse ICED terem pessoas que acocham ele lá. Cúmplices dessas falcatruas.

Anônimo disse...

Que país é esse? Será o país das maravilhas? Onde bandido é mocinho, e mocinho bandido.

Anônimo disse...

O professor que for esperar por liberação integral de sua escola para fazer mestrado, vai morrer sem se pós-graduar. O negócio é dar seu jeito e fazer. Parabenizo ao Mateus pela aprovação no mestrado e aos recalcados, sugiro que estudem e se esforcem tal qual ele fez, pra conseguir se qualificar. Fácil vir anonimamente criticar o cara, mostrem a cara. Hipócritas!

Anônimo disse...

Acho que o tico e teco da anônima acima não funciona, pois critica o anonimato dos outros e ela mesmo fala anonimamente. Ridícula.
Ele foi reprovado duas vezes na Uepa, que inteligência não.
Hipócrita é ele que se vale do Sintepp com o dinheiro da categoria para se dar bem e cursar ilegalmente o mestrado arranjado pela falsa esquerda do ICED.

Anônimo disse...

Esse rapaz é um salafrário mesmo, quer ser mestre mas dando péssimo exemplo de conduta moral. Que tipo de pós-graduando será? Que tipo de Professor é? Fazendo isso.
Se a instituição UFPa for conivente com esse crime administrativo gravíssimo fico imaginando com que cara continuará o curso. O burlador de edital e regimentos.
Cadê o apreço pelo que é probo do ICED? Já que trabalham com a educação o primeiro exemplo deveria em tese ser deles.

Anônimo disse...

Ó abre alas
Que eu quero burlar
Ó abre alas
Que eu quero burlar

Eu sou da Ufpa
Não posso negar
Eu sou da Ufpa
Não posso negar

Ó abre alas
Que eu quero burlar
Ó abre alas
Que eu quero burlar

O mestrado
É que vai ganhar
O mestrado
É que vai ganhar.