quinta-feira, 31 de março de 2016

SAÚDE – A versão de Ana Lydia Cabeça

Ana Lydia Cabeça: “Avançamos bastante, mas precisamos fazer mais".
Em entrevista concedida a Agência Pará, a presidente do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, a médica Ana Lydia Cabeça, avaliou positivamente Centro de Hemodiálise Monteiro Leite. “Avançamos bastante, mas sabemos que precisamos fazer mais. Conseguimos zerar a fila de hemodiálise no Estado, mas precisamos fortalecer cada vez mais a rede”, sublinhou. “Na maioria dos casos, com o tratamento adequado desde a base, é possível retardarmos ou até mesmo evitarmos que paciente chegue até a diálise”, observou também.

Ana Lydia Cabeça salientou, na ocasião, que, além do aparato disponibilizadoi no Monteiro Leite, na própria sede do Hospital de Clínicas estão instaladas máquinas nas UTIs, as Unidades de Terapia Intensiva, Adulto, Coronariana e Neonatal, sem contar os usuários da diálise peritoneal.

2 comentários :

Anônimo disse...

Perguntar não ofende: Doutora Lydia e quanto aos que frequentemente estão morrendo nos PSMs locais por falta de retaguarda em hemodiálise? Será que essa expressão 'zerar o déficit' não esconde uma conta onde os 'noves fora' foram barrados pela burocracia oficial?

Outra pergunta: a dinâmica de volumes sanguíneos entre homem e máquina mexe muito com a volemia e a pressão arterial, e isso não pode ser demandado a outros profissionais não médicos. Lembro das primeiras tomografias computadorizadas onde se sentavam na sala de operação até dois médicos. Hoje a vida do paciente está entregue nas mãos de um tecnólogo 'faz-tudo' que nada poderá fazer de imediato para contornar intercorrências de choque devido a contraste. Nos dois casos a pergunta é a mesma: onde estão os médicos?

marinalva alves de sousa disse...

Meu Caro Jornalista Barata:
Infelizmente a Saúde no Pará esta no UTI já as portas do necrotério.
Nem mesmo para ordens judiciais estão ligando.
Já tive oportunidade de reclamar em seu blog e agradeço a divulgação de meu relato. Volto novamente.
Sou mãe do Paciente MARCELO DE SOUSA MONTE NEGRO JORGE que é portador de púrpura e a mais de 20 anos faz tratamento no Hemopa. Ressalte-se que muito bem atendido pelo Dr. Marcos - hematologista.
Com o avanço da doença lhe foi receitado o medicamento REVOLAT como última esperança de sobrevivencia com qualidade de vida. Como o estado negou-se a fornecer o medicamento, alegando seu alto custo, buscamos socorro na Justiça e de pronto tivemos uma decisão liminar proferida pela Dra. Marisa Beline no processo nº
0031225-56.2014.8.14.0301. Por força desta decisão o medicamento já foi fornecido tres vezes. So que agora renovei a prescrição do médico e o laudo e dei entrada na SESPA NO DIA 02 DE FEVEREIRO, OU SEJA, AMANHÃ COMPLETA 2 MESES e ate agora sequer empenharam a compra e a informação é que não será fornecido o medicamento por problemas burocráticos com o fornecedor. Informação da Dra. Gleice do NDJ _ Núcleo de demandas judiciais da SESPA. Ora Barata, se nem ordem judicial querem cumprir, imagine cumprir as suas obrigações.
No meu caso, já estamos encaminhado reclamação de descumprimento à Juiza para que tome as providencias pois o remédio esta respondendo as espectativas médicas, basta ver que quando meu filho começou a usa-lo suas plaquetas estavam em 17.000 e hoje estão em 104.000. Esse resultado é ótimo, excepcional e a paralisação do medicamento agora poderá reverter todo o quadro.
Acredito na justiça e muito mais na Dra. Marisa Beline que deverá dar uma resposta a altura para estes irresponsáveis com a vida da população.
em 05 dias termina o remédio.
MARINALVA ALVES DE SOUSA
CPF: 185.747.182-20
Fone: 94-98158-1819
Atualmente estou em São Félix do Xingu