terça-feira, 8 de março de 2016

FUNBOSQUE – Improviso e descaso

Atendimento psicossocial: cortina e armários servindo de paredes.
Interior da improvisada sala para atendimento psicossocial de alunos.
Porta da sala na qual deveria funcionar a brinquedoteca da Escola...
...Bosque, reduzida a  um depósito destinado a entulhos diversos.

O sucateamento das unidades pedagógicas da Funbosque é levado ao paroxismo, como ilustra a improvisação da qual foram compelidas a larçar mão, psicóloga e assistente social, para fazer viabilizar um espaço próprio para o atendimento psicossocial. “Como não havia espaço para esse atendimento, elas uniram alguns armários e improvisaram um espaço, ao lado da fedentina do banheiro”, relata uma das professoras, em tom de inocultável indignação.

Agora, deprimente, mas deprimente, mesmo, porque emblemático do desapreço do prefeito Zenaldo Coutinho pelas crianças ribeirinhas, é a destinação que teve a sala na qual deveria funcionar a brinquedoteca, um espaço vital para o aspecto lúdico que permeia a educação infantil. A sala destinada à brinquedoteca serve, simplesmente, de depósito! O justo carinho que merecem seus filhos, o prefeito nega às crianças ribeirinhas.

10 comentários :

Anônimo disse...

Barata, alguém pode me explicar o que aconteceu com o trapiche do Mosqueiro? Arrancaram todas as tábuas das laterais e os dormentes do piso; segundo populares disseram, alguém (justiça) teria obrigado a reposição dos dormentes, mas aí já era tarde, pois largados próximo da obra, quase a metade da madeira sumiu, e a recolocação, além de irregular, dizem que está totalmente solta das vigas. Ainda sem entender o caso, continuei indagando e lá adiante alguém disse que o Zenaldo iria construir no lugar um todo de concreto, com extensão duplicada, permitindo navios grandes aportando no canal. Concreto? dobro do comprimento? atracação de navios de grande porte?

Anônimo disse...

Sério isso? O atendimento psicossocial acontece entre os armários? Do lado do banheiro? O que é isso? Ribeirinho não é cachorro não, aliás, nem cachorro merece ser tratado desse jeito. Alô prefeito! Vamos se mexer! A eleição tá na porta e ribeirinho também vota.

Anônimo disse...

Privacidade é essencial para que se faça o atendimento psicossocial, falo com proriedade, pois sou assistente social. Lamentável a situação a que essas funcionárias estão submetidas, sem falar nas crianças. Zenaldo está ultrapassando todos os limites.

Anônimo disse...

Será que a "dotôra adêvogada" Carol Rezende, presidenta da Funbosque está nesse cargo só de enfeite? Está bom de entregar o lugar, não serve pra nada.

Anônimo disse...

Zenaldo Coutinho eatá transformando Cotijuba na ilha da fantasia, lugar onde as escolas são lugar de faz-de-conta. Uma sala de atendimento psicossocial que não é sala, Brinquedoteca que é depósito, biblioteca que é refeitório (ou seria refeitório que é biblioteca?), sala de professores que é coordenação (ou o contrário ou nenhum dos dois).

Anônimo disse...

Essa equipe que administra essas escolas deve ser composta por robôs pra serem tão insensíveis com essa situação. Parece que nenhum tem a capacidade de se colocar no lugar do outro, dessas crianças ou dos pais delas. Por issovtemos que refletir muito bem pra quem damos nosso voto.

Anônimo disse...

O PSDB está acabando com a educação nas ilhas. Quanto descaso! Quanto abuso de poder!

Anônimo disse...

E Roberta Mentirosa Hage ainda se presta ao papel ridículo de ser porta-voz dessa gestão fracassada e incompetente de Carol Rezende (a sacoleira). Tem o cinismo de ir até Cotijuba tentar ludibriar o povo com mentiras. Ninguém aguenta mais tanta mentira! Professores e funcionários das unidades pedagógicas da FUNBOSQUE nas ilhas aguardam ansiosos a chegada do mês de abril para que Roberta Hage saia de vez do cargo de coordenadora pedagógica geral, só assim pra ter fim a teia de mentiras e perseguições que ela criou.

Anônimo disse...

Só mesmo Zenaldo Coutinho pra colocar na gestão da Escola Bosque uma "dotôra adêvogada", com conhecimento algum sobre educação, cuja única experiência anterior de trabalho foi ser sacoleira, vendedora de relógios paraguaios (os quais ela jurava serem de Miami). Pra Zé Nada qualquer um serve pra ocupar o cargo de presidente da Funbosque, primeiro foi Fabricio Modesto, candidato a vereador fracassado (que ganhou a presidência de prêmio de consolação), depois veio Fernando Queiroz, o taradão, que usava de metáforas sexuais pra explicar qualquer assunto, e agora Carol Sacoleira. Esses professores devem ter cuidado ao pedir a substituição de Carol, sabe-se lá quem ele pode indicar dessa vez!

Anônimo disse...

Quando Carol Rezende assumiu no ano passado, disse que iria despachar cada dia em uma unidade pedagógica. Quando ela for na Faveira, pode usar as instalações da sala de atendimento psicossocial. #ficaadica