sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

PIRABAS – Aliado de Jatene, Barroso atropela a lei e o decoro para ter maioria no Conselho Municipal de Saúde

Luís Cláudio Barroso: desdém pela lei, sob o calor de Simão Jatene.

Aliado do governador tucano Simão Jatene, ao qual aderiu já no segundo turno da sucessão estadual de 2014, o decoro, o prefeito de São João de Pirabas, Luis Cláudio Teixeira Barroso (ex-PMDB, hoje PSD), atropelou a lei e o decoro para assegurar maioria no CMS, o Conselho Municipal de Saúde, segundo denúncia de Ana Cláudia Moraes Neves, um dos conselheiros defenestrados pelo ato de força. A manobra ocorre depois que as contas do terceiro quadrimestre de 2015 do FMS, o Fundo Municipal de Saúde, foram reprovadas pelo CMS, o Conselho Municipal de Saúde, no rastro de uma compra suspeita, de mais de R$ 11 mil em picanha, bucho, mocotó, fubá, farinha láctea, farinha de tapioca e queijo fatiado. A compra foi realizada no açougue América 2, que supostamente seria de um laranja de Barroso, cuja mulher, que é também a secretária municipal de Finanças, por coincidência chama-se América , mais exatamente, Conceição Fonseca e Silva, seu nome completo.
A manobra de Barroso foi desfechada em uma reunião extraordinária do CMS, convocada à revelia da própria presidente, Úrsula Mercês, que por lei é quem detém a prerrogativa de convocar reuniões do Conselho Municipal de Saúde. Com a desfaçatez própria de quem é movido pelo sentimento de impunidade, Barroso e o secretário municipal de Saúde, Edmilton Santos Silva Filho, o Edinho, que vem a ser cunhado do prefeito, convocaram a reunião extraordinária do CMS, ao arrepio da lei, sem comunicar os conselheiros que não são seus aliados. Para garantir quórum para consumar sua manobra, o prefeito de São João de Pirabas - protagonista de uma gestão pontuada por fartos indícios de corrupção e réu em uma ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual – valeu-se de um decreto com data retroativa a 22 de janeiro de 2015 – nomeando novos integrantes para o conselho. Assim, de acordo com a denúncia de Ana Cláudia, Barroso anulou a Conferência Municipal de Saúde, na qual foi eleito o novo Conselho Municipal de Saúde, em tramoia que, segundo recorrentes relatos, teria sido coonestada pelo ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Gerson Dumont.

Foi registrado um BO, Boletim de Ocorrência policial, denunciando a farsa do prefeito Luís Cláudio Barroso. E a presidente do Conselho Municipal de Saúde, deverá se reunir, provavelmente ainda nesta sexta-feira, 19, com representantes da CGU, a Controladoria Geral da União, para denunciar os desmandos de Barroso na administração de recursos públicos federais.

3 comentários :

Anônimo disse...

Cadê o MPF, que com certeza deve ter Denuncias desde 2010 contra o prefeito de São João de Pirabas, Cláudio Barroso, que cometeu muitas Irregularidades que Originaram vários Processos de Improbidade Administrativa com relação a Saúde, que esta um Caos, mas os Procedimentos e Processos devem estar "dormitando" no Gabinete de Algum Procurador Federal (José Potiguar, Alan Mansur e Bruno Valente).

CNMP e CNJ NELES, pois Infringem a META 18, por Omissão e Inércia pelo tempo decorrido.

Anônimo disse...

E o Dr. Medrado e a Promotora Sabrina, após brilhante Trabalho em Desvendar os Crimes na Prefeitura de São João de Pirabas,estão Calados, Envergonhados e Ausentes na Cobrança junto ao TJE/PA, pois o Pedido de Cassação e ou Prisão dos Envolvidos no Esquema de Desvio de Dinheiro Público no Município foi feito em Fevereiro de 2015, lá se foram 1 Ano de Espera e o Desembargador Rômulo Nunes não az nada, repito não faz Nada para "desvendar" e Despachar o Obvio que é a Cassação e Prisão destes Corruptos que se apoderaram do Poder e que o prefeito Cláudio Barroso hoje é Aliado do Governador Jatene e Inexplicavelmente o Judiciário se Cala.

Anônimo disse...

CASO DO TCE:

É realmente estarrecedor essa "descoberta", mas não se assustem, pois com certeza isso acontece a Decadas e mais não se Iludam se não acontece em outros Órgãos como: TCM, MP com o Famoso Nepotismo Cruzado em Prefeituras e Câmaras espalhados pelo Interior do Estado.

Em São João de Pirabas, quando assumiu o atual prefeito Cláudio Barroso "colocou" os seus a forma de pagamento aos Temporários era a Metade do Salário e haviam Pessoas indicados pela Deputada Estadual na época, Simone Morgado,muita Gente de Bragança seu Reduto Eleitoral, não é verdade prefeito Cláudio Barroso, hoje PSDB, amiguinho do Governador Jatene.