domingo, 7 de fevereiro de 2016

ASPEPPA – “Em defesa dos interesses da categoria”



“Em defesa dos reais interesses da categoria”. Este é o título do manifesto que marca o lançamento da Aspeppa, a Associação dos Profissionais em Educação Pública do Pará, cuja criação está sendo articulada por parcela dos professores da base docente da rede pública de ensino, insatisfeita com a postura da atual direção do Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará. “A Aspeppa (Associação dos Profissionais em Educação Pública do Pará) surge como uma alternativa de mudanças positivas frente ao cenário desfavorável com o qual se defrontam os servidores públicos da educação no Pará. São sucessivas crises e problemas históricos, cujas dramáticas consequências passam por um vasto leque de adversidades”, assinala o manifesto, que pode ser acessada pela página criada no Facebook, em nome da entidade.
Rejeitando “enfaticamente a ideia de partidarização da entidade, para não desviá-la de seus propósitos”, o manifesto reforça a ideia de importância da criação da Aspeppa, na esteira da crise de representatividade do Sintepp. “A Aspeppa surge como consequência da crise de credibilidade do sindicato da categoria, cuja postura claudicante comprometeu irremediavelmente sua representatividade, com reflexos na própria legitimidade”, sublinha, para acentuar que as suspeitas de corrupção na entidade tornam a situação tanto mais grave. “Um cenário agravado pelas denúncias sobre suposta corrupção na entidade, no rastro do aparelhamento político-partidário, conforme denúncias protocoladas no Ministério Público do Estado do Pará, repercutidas no Blog do Barata”, acrescenta.

De resto, o manifesto exorta ao apoio à criação da entidade. “Temos fé de que a aurora de um novo tempo nasceu no horizonte da esperança. Por isso, o apelo à sociedade paraense em geral e, em especial, aos trabalhadores em educação pública, por um voto de confiança”, apela, para arrematar com uma definição de princípios: “Vamos, unidos, combater o bom combate. Hoje e sempre!”

Nenhum comentário :