segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SINTEPP – O leque de graves denúncias



O leque de denúncias contidas na representação protocolada no MPE, sobre suposta malversação de recursos e do patrimônio do Sintepp, atinge diretamente o coordenador-geral da entidade, Alberto Ferreira de Andrade Júnior, o Beto Andrade, e, obviamente, a coordenadora da Secretaria de Finanças, Maria da Conceição Holanda Oliveira, mais conhecida como Conceição Holanda. Para corroborar a suspeita de aparelhamento do sindicato pela APS, tendência do PSol, são citados como militantes da legenda, além de Beto Andrade e Conceição Holanda, José Mateus Rocha da Costa Ferreira, também coordenador-geral; Mauro da Conceição Borges, coordenador de Secretaria Geral; Maurilo da Silva Estumano, coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos; José Alacid da Silva, coordenador da Secretaria de Funcionários; Williams Antônio da Silva, coordenador da Secretaria de Comunicação; Ronaldo Oliveira da Rocha, coordenador da Secretaria de Saúde do Trabalhador; e Edilena Pena da Silva, titular do Conselho Fiscal.
O elenco de suspeitas suscitadas desdobra-se em 13 acusações, que são:

Mensalinho de Beto Andrade – Refere-se ao pagamento de pagamentos ao coordenador-geral, a pretexto de reposição de perdas impostas com sua cessão ao sindicato, feito pela coordenação estadual do Sintepp e também pela subsede de Ananindeua, a qual o dirigente não pertenceria.

Farra de abastecimento de combustível – Abastecimento de carros particulares de diretores e até de parentes destes, além do abastecimento de veículos da frota do sindicato, em períodos de férias e de recesso sindical.

Máfia de diárias – Pagamento de diárias a diretores em quantidade superior aos dias de viagem. Diretores receberiam até cinco diaárias, por viagens de apenas dois dias, por exemplo, segundo consta na representação feita ao MPE.

Uso indevido da frota de veículos do sindicato – Utilização indevida de veículos do sindicato, inclusive por parentes de diretores, fora dos períodos de atividade sindical e inclusive em balneários. Esta denúncia é ilustrada por fotos, inclusive da filha da coordenadora da Secretaria de Finanças, Conceição Holanda, em um balneário, recostada, juntamente com o namorado, em um veículo do Sintepp.

Farra de passagens aéreas – Pagamentos de “milhares de reais” à franquia R&R Turismo, por passagens aéreas para diretores e até quadros que sequer são dirigentes do sindicato, em viagens de justificativa duvidosa, inclusive para cidades fora da jurisdição do Sintepp, como Macapá.

Empréstimos a particulares – Empréstimos a particulares, com recursos financeiros do sindicato, o que é vedado por lei, já que esta é uma prerrogativa de instituição financeira.

Caixa 2 – Existência de uma conta bancária para financiar as atividades da APS, tendência do PSol.

Desvio para financiar campanha – Desvio de recursos do sindicato para financiar a campanha eleitoral do vereador de Belém Fernando Carneiro, do PSol, mediante o pagamento de despesas com gráfica, combustível, realização de congressos e seminários e mobilizações eleitorais.

Uso das instalações do sindicato para fins político-partidários – Utilização do espaço físico do Sintepp para atividades político-partidárias da APS, tendência do PSol, sem o correspondente pagamento compatível com o custo da infraestrutura disponibilizada.

Desfalque – O contador do sindicato, Adailton Aquino, é acusado de desviar R$ 35 mil da entidade, para pagamento do um apartamento por ele adquirido.

Desvio do fundo do imposto sindical – Desvio do fundo do imposto sindical, para pagamento de despesas da campanha da chapa 1, Vem para a Luta, da situação, nos meses de maio e junho de 2015. São citadas despesas com hospedagens no Hotel Paraíso e com passagens aéreas para dirigentes sindicais de outros estados.

Superfaturamento na compra de imóvel e falta de escritura pública – A denúncia refere-se à compra do imóvel que abriga a denominada Casa do Educador, que teria sido adquirida por quantia muito superior ao valor venal, que vem a ser a estimativa do poder público sobre o preço de determinador bens e, no caso, seria de R$ 500 mil. Inexistiria, acrescenta a denúncia, escritura pública em nome do Sintepp. O fato, sublinham os denunciantes, reforçam as suspeitas de desvio de recursos, citando-se ainda o caso de um imóvel localizado na travessa Apinagés, nº 1476.


Balbúrdia patrimonial –Inexistência de inventário de bens do sindicato, por profissionais qualificados para tanto.

16 comentários :

Anônimo disse...

Cadê o inventário anualmente atualizado e registrado em cartório e ratificado em assembleia???Não existe. São traidores da classe de trabalhadores em educação.

Anônimo disse...

É isso mesmo Barata, bota para quebrar com esses malandros, gigolôs do suor dos docentes paraenses. Só tem esperto, tipo ZéDirSeo, tudo farinha do mesmo saco dos gatos gordos acostumados a saborear quitutes com o dindin alheio. Esses caras têm que ir para sala de aula e não ficar inventando planetário daqui reunião do outro lado. Só conversa fiada, coisa de vida boa. Pergunto: Quantas horas de aula esses caboclos ministram ou ministraram no passado. É só passeio no boca boulevard, tomando scotch e vinho estrangeiro. Vão trabalhar, cambada de vadios.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 11 de janeiro de 2016 19:00:
Certamente és contrário a sindicatos ou baba-ovo da tucanalha. Deves querer também a volta da ditadura, certo?

Gouveia

Anônimo disse...

Interessante quando temos um jornalista do mais alto nível que traz a podridão histórica do maior sindicato, em termos de filiados do norte, a corja de defensores desses corruptos tratam logo de tentar desqualificar o homem de imprensa livre. Primeiro Gouveia vá estudar para aprender que há liberdade de expressão, segundo é dever social pela busca da justiça mostrar o que de tão vil e ruim essa direção da APS/Psol fez em mais de 30 anos contra a educação e o Sintepp. Quem é ditador é você, Gouveia, que não respeita um bom debate democrático. Nesta sociedade de direitos.

Silvana disse...

Anônimo das 02:57, a questão nao é o retorno da ditadura, o caso é que todo sindicalista o sonho é usufruir um cargo de cunho político. Esquecem, quando começam a ver o dinheiro dos ideais pelos quais lutam enquanto pobrinhos, aí tudo podem e tudo é justificável, é a síndrome que o PT se envolveu. Dinheiro e vida boa quem não quer? Os sindicalistas precisam atualizar-se, continuam com as retóricas de 200, 300 .... anos atrás, tipo: caminhando e cantando ...,lutam pelo socialismo(ultrapassado), métodos que hoje já não funcionam.

Pereira disse...

Anônimo das 19h, hoje não precisamos de partidos (tucanalha, ptralhas ...) e sim de pessoas que sejam dignas do nosso voto, e que nós enquanto eleitores passemos a cobrar.

Anônimo disse...

Sou contrário a sindicato de oportunistas, saquearam meu salário para patrocinar farra e festa, seguindo o jeito tucano carneiro de SER. Nada diferente. Mostra as contas desses cafajestes de plantão, gigolôs do suor docente. E, para encerrar, para de fazer essas manifestações imbecis, onde não vai nenhum professor e que infernizam a vida das pessoas que não querem nem saber de porra de sindicato. Só servem para eu pagar hora extra por conta dos atrasos do ônibus. Vai fazer passeata lá na Coreia do Norte montado na bomba H.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 12 de janeiro de 2016 11:39,
Certamente você não é professor!

Anônimo disse...

Ao anônimo de 12 de janeiro de 2016 10:24,

Sou a favor da liberdade de expressão! Lutei e luto por isso todos os dias. Quem é contra sindicatos e a favor da ditadura tem ojeriza a liberdade de expressão.

Gouveia.

Anônimo disse...

Anônimo de 12 de janeiro de 2016 10:24, continue votando em Aécio, Jatene e essa corja. Eles merecem seus votos. O discurso deles é de 2016. Desse que você gosta.

Gouveia.

Silvana disse...

Gouveia, percebo que voce parece cavalo de corrida, tem vendas pra não perceber o que ocorrer ao seu redor. Voce pede que eu continue votando em Aércio, Jatene e uma certa corja. Quero dizer-te que já fui eleitora do PT e um dia cheguei a acreditar que o meu País pudesse ser uma potencia se colocasse o Lula/PT no poder, porém deu no que deu, com meu voto acabei colocando um quadrilheiro e vários ladroes. Espero que vc não seja um fanático, que acompanha os noticiários e acha que tudo que a repercute na mídia é mentira. O momento é outro.

Anônimo disse...

Cara Silvana, tenho plena convicção de que o Capitalismo não nos serve, sempre lutei por uma sociedade justa e igualitária. Voto em programa que prese por esses preceitos, está mais do que provado que o Marxismo é atual.

Gouveia!

Anônimo disse...

Prezada Silvana, tudo o que repercute na midia, de fato, não é mentira, mas o retoque das notícias é dado de acordo com o interesse da empresa que divulga. O problema é trocar a Dilmna pelo Áercio; aí é dose pra cavalo!!!! Já temos uma prévia no Pará e em Belém Zé Preguiça e Zenada ( eu nunca vi nada pior)

Anônimo disse...

A imagem do artigo é perfeita porque pé um mar de lama podre que essa gente criou nesses anos a frente do Sintepp. Tanta sujeira que sequer conseguem satisfatoriamente se justificar.

Anônimo disse...

Geysi Dias é a jornalista contratada para a comunicação do sindicato. Antes foi estagiária da RBA e foi indicada para o cargo pelo Fernando Carneiro depois que mostrou a sua "carta de apresentação". Veja como o vereador da "ética e da moral" tem poder de decisão sob a cambaleante direção do Sintepp. Consta também que a jornalista oriunda de movimento da terra firme mantem "relações" com a direção, em especial com Beto Andrade, para justamente assinar a lista de colaboradores da campanha a deputado estadual de 2012 mostrada aqui no blog. O que está sendo tratado aqui não é capitalismo ou socialismo e sim uma verdadeira teia de mal feituras e de sacanagens que se abateu sobre o sindicato. Avalizado por pessoas que não tem valor moral nenhum e uma ofensa pra quem luta por uma alternativa, nessa crise moral brasileira, para a sociedade.

ROBERTA MOUTINHO disse...

Boa noite,
Quero de nunciar o Sintepp sub sede Marapanim que usou a plenária necessárias a discussões e prestações de contas para expor minha imagem atravé do uso de conversa do whatsapp de um grupo. No grupo eu fazia alguns questionamentos a cerca da integridade deste sintepp que hoje está mais atrelado ao goveno local. Os estudantes ficaram duas semanas sem aulas, e nada fizeram, Os servidores temporários são nada pra este sintepp.
Uma vergonha.