quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

SINTEPP – O esclarecimento do blog

Balizado pela máxima segundo a qual a liberdade é, sobretudo e fundamentalmente, a liberdade de quem discorda de nós, o Blog do Barata tem por tradição cultivar o contraditório e, por extensão, respeitar o direito de resposta. Até mesmo de quem não merece respeito, o que obviamente não é o caso dos dirigentes do Sintepp, naturalmente contemplados com a presunção da inocência, conforme estabelecido pelo ordenamento jurídico democrático. E tanto é assim, que embora tendo recebido em 27 de dezembro cópia da representação anônima protocolada no MPE, contendo graves denúncias de malversão dos recursos e do patrimônio do Sintepp, juntamente com as contra-alegações que sucederam as alegações formuladas, aguardei viabilizar um contato com o coordenador-geral da entidade, Alberto Andrade, o Beto Andrade, que se encontrava em viagem para o interior, além de tentar, sem obter retorno, contato com Walmir Brelaz, advogado que presta serviços ao sindicato. Só depois de falar por telefone com Alberto Andrade e dele ouvir a declaração que a diretoria do Sintepp ainda iria discutir a conveniência, ou não, de retorquir as denúncias, é que optei por tornar do domínio público a representação anônima. Não sem antes ter a precaução de solicitar, no que fui prontamente atendido, as alegações apresentadas ao MPE. O que justificou um gratificante cumprimento, por e-mail, do advogado Walmir Brelaz, de reconhecida competência e idoneidade. No e-mail, que tem como anexo as alegações do Sintepp ao MPE e que abaixo transcrevo, redigiu Walmir Brelaz:

”Caro Barata, em anexo, a resposta do Sintepp em relação às denúncias ANÔNIMAS formuladas no MPE.

”Obrigado (e parabéns) pelo respeito ao contraditório.

”Um bom ano de 2016!!!

”Abs!!”

De posse da representação, das alegações do Sintepp e das contra-alegações dos denunciantes, redigi as postagens publicadas, com a precaução de consultar, antes, advogados de idoneidade e competência igualmente reconhecidas. E na leitura deles, diga-se, a representação não só está bem fundamentada, como as denúncias que carecem de comprovação podem ter sua pertinência esclarecida por apurações do Ministério Público Estadual. Com o distanciamento crítico possível, não consigo vislumbrar o deslize a mim atribuído na nota oficial do Sintepp, ainda que em tom respeitoso. O que afirmo até na esteira da relação de respeito mantida – ainda que à distância - com Alberto Andrade e Walmir Brelaz, embora aos dois sequer conheça pessoalmente. Com ambos, minha interlocução sempre se fez por telefone, às vezes complementadas por e-mails, durante os momentos mais tensos de recentes greves dos professores da rede pública de ensino.
Nada tenho a retificar na observação de que o elenco de denúncias é devastador para a credibilidade não só do Sintepp, como, em particular, dos dirigentes nelas nominados. E é devastador, entendo, exatamente porque os dirigentes do sindicato optaram por uma espécie de silêncio obsequioso, que só agora decidiram romper, no rastro do noticiário do Blog do Barata. E o mutismo, em situações que envolvem denúncias graves, pode acabar por ser confundido com o ardil dos políticos e autoridades flagrados em falcatruas, que optam pelo silêncio desrespeitoso, na presunção de que assim supostamente minimizam os danos políticos em potencial.
Não confundo teclado de microcomputador com toga, mas permito-me as ilações que as evidências sugerem, respeitado o benefício da dúvida e sempre na perspectiva de que as interpretações são livres, mas os fatos são sagrados. Nada mais lícito do que discordar das ilações, desde que sem sucumbir à tentação totalitária de imputar nebulosas intenções, voluntárias ou involuntárias.

O que vai livrar os dirigentes do Sintepp da nódoa da suspeita sobre eles suscitada é a transparência, é o livre debate, é o contraditório, que nos permitem buscar a verdade da forma tão profunda quanto seja possível atingi-la. E para isso o Blog do Barata pretendeu contribuir, ao tornar do domínio público os fatos, em respeito, inclusive e principalmente, ao conjunto da categoria que historicamente o Sintepp tão aguerridamente representa, com um comovente destemor. Por isso, o sindicato pertence não só à categoria que representa e o sustenta, mas é um bem caro a todos nós, porque floresceu na luta pelas liberdades democráticas, cuja seiva é o contraditório. Zelar pela sua transparência e credibilidade só não interessa aos simulacros de tiranete de província.

Nenhum comentário :