segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SINTEPP – Notas do sindicato e de Fernando Carneiro são fartas em adjetivos e parcas em esclarecimentos

Beto Andrade: resposta repleta de adjetivações, mas carente...
...de explicações convincentes, a exemplo de Fernando Carneiro.
Segundo a máxima consagrada no futebol, a melhor defesa é o ataque. Transplantada do chamado esporte bretão para as relações de poder, dela frequentemente lançam mão autoridades e políticos acuados por questionamentos constrangedores. E a ela aparentemente decidiu recorrer a direção do Sintepp, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará, diante das explosivas denúncias de malversação de recursos e do patrimônio da entidade. Graves, as denúncias estão contidas em representação protocolada no MPE, o Ministério Público do Estado do Pará, e ainda alcançam o vereador de Belém Fernando Carneiro, do PSol, o Partido Socialismo e Liberdade, de estreitas relações com os dirigentes sindicais postos sob suspeita, no rastro de doações de campanha de origem questionadas. O nome de Carneiro emerge na suspeita suscitada de aparelhamento no Sintepp pela APS, Ação Popular Socialista, uma tendência do PSol, pelo qual seria pré-candidato a prefeito de Ananindeua o coordenador-geral do sindicato, Alberto Ferreira de Andrade Júnior, o Beto Andrade, na linha de tiro das denúncias. A pré-candidatura  de Beto Andrade foi anunciada pelo Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no estado, do qual é adversário o atual prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB), protagonista de uma administração pífia, ampara na propaganda enganosa veiculada massivamente no conglomerado de comunicação da família Maiorana, concorrente e inimiga figadal dos Barbalho.

A essas denúncias, sobre as quais se mantiveram silentes até vê-las tornadas públicas pelo Blog do Barata – que revelou com exclusividade a existência da representação protocolada no MPE -, a direção do Sintepp e o vereador Fernando Carneiro reagiram com notas oficiais que tratam de desqualificá-las com uma torrente de adjetivações, sem, porém, rebatê-las convincentemente. Disso resultam esclarecimentos que, ao fim e ao cabo, têm a sinceridade de amante de esposa adúltera, sonegando explicações que devem não só à opinião pública, mas principalmente à massa de filiados que sustenta o Sintepp, um sindicato que reúne cerca de 22 mil associados e tem uma receita anual estimada em R$ 12 milhões. Tanto a direção do Sintepp, como o vereador Fernando Carneiro driblam a necessidade de esclarecimentos mais pormenorizados em torno de questionamentos que perduram sem respostas e capazes de efetivamente sepultarem as suspeitas suscitadas. Na opinião de advogados ouvidos a respeito pelo blog, com mapas de crenças político-partidárias distintas, diga-se, a representação feita ao MPE, assim como as contra-alegações dos denunciantes, estão bem fundamentadas. Ainda que determinadas denúncias, como observam esses mesmos advogados, careçam de investigação pelo Ministério Público Estadual, o que é solicitado, convém também sublinhar, na representação.

15 comentários :

Anônimo disse...

Os senhores do poder do Sintepp que estão lá há mais de 30 anos acham que a entidade se tornou o quintal de suas casas. Tanto que fazem tudo na mais completa obscuridade. Os carros do sintepp deveriam ser plotados com a logo do sindicato, decisão tomada no XXI congresso do sintepp, e até hoje isso não aconteceu. Por que será? Porque diretores usam os carros como se fossem seus e dizem que é para atividades do sindicato.

Por que eles não apresentam os relatórios contabeis completos anualmente, pois é documento que está previsto no estatuto da entidade?

De onde veio os 8 mil reais que beto andrade doou se ele nem casa própria possui? Mora na casa do sogro.

São inúmeras perguntas sem respostas coerentes e com documentos tempestivamente conclusos. São improbos.

Anônimo disse...

Barata, precisas ler com mais atenção técnica e jurídica (como eu li) a resposta do Sintepp ao MPE. Concluirás com facilidade que essas "denúncias" anônimas feitas com tantos adjetivos são vazias e sem sentido legal.
Isso deve ser observado pelo MPE, que vai perceber que não passam de fruto de brigas internas de pessoas insatisfeitas.
Estás começando a ofender pessoas trabalhadores e acreditando (sem intenção, provavelmente) em pessoas inescrupulosas ...

Anônimo disse...

Inescrupuloso e que deve se tornar caso de polícia imediatamente é pegar dinheiro do sindicato para financiar políticos. Como o próprio diário do pará publicou na sua coluna poder o nome de beto andrade como candidato do Sintepp. Como você me explica um sindicato possuir e bancar candidato já que sua função não é essa e é gerado essa postura???

Anônimo disse...

Falar sobre corrupção é fácil enquanto não nos deparamos com ela. Esse episódio triste marca de forma negativa a história de lutas e dos vários lutadores dos movimentos sociais que tinham no Sintepp um reduto de coerência e postura política. Quem tá na luta sabe da vinculação do Vereador Fernando Carneiro ao grupo que comanda o sindicato. Infelizmente não há como negar e tudo indica que existe a veracidade dos fatos, pois os pronunciamentos dos envolvidos não passa de adjetivações como bem colocado pelo blog. A LUTA ESTÁ DE LUTO!

Anônimo disse...

Beto...Betinho eu te conheço e nao é de hoje. Explica ai. De onde tu tiraste 8000 reais pra campanha do Fernando Pinoquio Carneiro?
Foi do mensalinho?

Anônimo disse...

O Sintepp é uma entidade que se gesta por meio de uma direção colegiada, ou seja, todas as chapas que concorrem às suas eleições têm assento na coordenação, inclusive a chamada oposição que nas ultimas eleições obteve uma margem muito boa de votos. Então significa dizer que PSTU, PCdoB, PT, MRS, US (tendência interna também do Psol)e outros grupos tem representação junto a direção do sindicato. Então o que está fazendo essa dita oposição que se manteve calada todo esse tempo. Será que eles também ganham alguma espécie de "cala a boca" dos corruptores ??

Anônimo disse...

Muito claro que o "comentarista" contra o Sintepp é o mesmo denunciante anônimo. E sabemos quem é: um Gordinho quem nem readaptado trabalha!

Anônimo disse...

Não duvido de que o MRS esteja com a direita nessa empreitada, pois tem feito a vez dos que exploram os trabalhadores (Dilma, Jatene, Pioneiro). Quando atacam Beto Andrade, mostram muito bem seu verdadeiro lado. Não é à toa que nas eleições da subsede estão com o PT.

Condoreiro

Anônimo disse...

Pergunta para o SINTEPP: Qual é a representatividade dos PSTU, PCdoB, PT, MRS, em termos de votos nas eleições municipais desta capital? O povo não quis, não quer e, provavelmente jamais irá querer essa gente no poder. PSTU nunca elegeu nada, nadica de nada.

Anônimo disse...

APS - A grana Pros Sonsos. kkkkkk!!! Vergonha mentirosos, ladrões do dinheiro do trabalhador, que ganham sem trabalhar, inclusive no Paes de Carvalho e no Brigadeiro Fontenelle. Estamos de olho.

Anônimo disse...

O Sintepp tem ladrão, capataz, cabideiro de emprego, máfia de viagens, tudo o que de ruim e pernicioso pode existir. Ministério Público neles!!! Só falta uma coisa lá, é, justamente o trabalhador...

Anônimo disse...

Ainda não sabia dessa denuncia contra o Sintepp. Então li toda o seu vasto conteúdo. Em meio a toda essa avalanche de improbidades seguramente o MP deverá se manifestar dando fim a toda e qualquer dúvida quanto ao sua veracidade, já que é o órgão competente para tal. Apesar da consultoria do blog renomado já se manifestar favorável através de sua equipe técnica de juristas. Uma coisa chama a atenção o fato de constar na lista de "colaboradores" do FERNANDO CARNEIRO nomes de mulheres militantes do movimento de mulheres, inclusive uma pertencente a direção do Sinduepa Zaira Valeska. Então fica o seguinte pergunta Será que a direção do Sinduepa está adotando a mesma prática de financiar candidaturas com o dinheiro alheio ?? Existe uma expectativa de mudanças em torno do avanço das mulheres em relação ao poder, mas a julgar pelo presente episódio, nada de novo nos espera e sim mais corruptos (as) ascendendo. Ninguem merece!!

Anônimo disse...

Corja

Anônimo disse...

O Vereador Fernando Carneiro nem bem começou sua carreira política já esta metido em bronca.

Anônimo disse...

Um não, muitos... e tem outros vermelhimhos traidores, daqui para adiante serão desmascarados um delas tem a língua presa e outra mais parece a um sargentinho autoritaria.